Amsterdã

Holanda

Junho/2014

amsterda

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Quatro noites – Noorderkerk Apartment (ótima localização, bom apartamento)

 

DICA

 

Alugue uma bicicleta assim que chegar! Alugamos a nossa na Bike city, rua Bloemgracht 70, Jordaan.

 

ROUBADAS

 

Red Light, Praça Dam, Leidseplein

 

A CIDADE

 

A primeira vez que visitei Amsterdã eu tinha 17 anos. Fui com alguns amigos, e minha visita na cidade se resumiu basicamente na Red Light e seus arredores, além é claro, do famoso escrito de “I Amsterdam” na praça dos museus (Museumplein). Desta vez, resolvi ficar no bairro Jordaan, e conheci um outro lado de Amsterdã, um lado que muitas pessoas nem sabem que existe (como eu naquela época)! Foi-se o tempo que a cidade de Amsterdã significava drogas e mulheres peladas em vitrines! Amsterdã para mim agora são flores, canais, ótimos cafés, parques, jovens de bicicleta, cultura, moinhos...

Amsterdã
Amsterdã
Amsterdã
Amsterdã

O QUE FAZER EM AMSTERDÃ

 

I Amsterdam

 

É um letreiro/monumento famoso com o escrito “I Amsterdam”. Fica na praça dos museus (Museumplein).

i amsterdam

Museu Anne Frank

 

Anne Frank foi uma garotinha que quando tinha apenas 13 anos teve que se esconder em um edifício junto com sua família. O motivo? As cruéis perseguições aos judeus na Segunda Guerra Mundial. Anne descreveu em seu diário o cotidiano dos dois anos que a família permaneceu no esconderijo. Em 1944, Anne e sua famíalia foram descobertos e mandados aos campos de concentração nazistas. Apenas o pai de Anne Frank, Otto Frank, sobreviveu. O museu de Anne Frank é na realidade o edifício onde a família se escondeu durante estes dois anos, sendo possível visitar os cômodos e instalações. Muito interessante!

 

Clique aqui para acessar o site oficial e comprar tickets online.

Museu do Van Gogh

 

Acho que todos já ouviram falar de Van Gogh. É um pintor holandês que sofria de depressão, chegou a decepar uma de suas orelhas e cometeu suicídio aos 37 anos. Assim como a maioria dos pintores, suas pinturas (e ele reciprocamente) somente ficaram famoso depois de sua morte. O museu de Van Gogh em Amsterdã contém a maior coleções de obras de arte do pintor. Não sou muito fã de museus, mas para quem sabe apreciar, este museu é relativamente pequeno e não precisa ter o olho acurado para perceber , através da evolução de suas pinturas, as diversas fases pelas quais o pintor passou.

 

Clique aqui para acessar o site oficial, onde também é possível comprar tickets online.

 

van gogh
museu van gogh

Heineken Experience

 

Visitei esta espécie de museu na primeira vez que estive em Amsterdã. Me lembro que foi uma experiência muito interessante, mas é como todo “museu de cerveja”: há um pouco de história sobre o surgimento da cerveja, demonstração de todo o processo de fabricação e uma degustação ao fim.

 

Clique aqui para acessar o site oficial. 

 

Vondelpark

 

Este parque fica próximo ao museu de Van Gogh e os letreiros de “I Amsterdam”. Seus gramados, árvores e caminhos guardam diversos lagos, cafés e restaurantes. Vi muitas famílias fazendo churrasco, piquenique, pessoas se exercitando, andando de bicicleta, namorando ou apenas apreciando uma cerveja. A dica é fazer algum sanduíche, comprar uma garrafa de vinho e escolher uma parte do gramado perto de um dos lagos para sentar e aproveitar :)

Amsterdã
Amsterdã

De Waag

 

Construído em 1488, primeiramente serviu como um dos portões do antigo muro de Amsterdã (sim, Amsterdã também já foi murada), posteriormente serviu como ponto “encontro” para o agrupamento de prisioneiros judeus a serem enviados aos campos de concentração. Hoje parece um mini castelo muito simpático que abriga um restaurante/café.

 

Passeio de barco pelos canais

 

Sim! É totalmente possível alugar um barco/bote e “andar” pelos canais de Amsterdã. Não! Não estou falando daquelas excursões amontoadas de gente com um guia explicando tudo (apesar de isso também ser possível se você quiser). Você pode alugar seu próprio bote por uma ou mais horas, com ou sem guia, em grupo misto ou um grupo só seu! Conforme estávamos na cidade vimos diversos destes “passeios”: em sua grande maioria eram jovens bebendo cerveja, conversando e inclusive fazendo churrasco em uma grelha (tudo dentro do barquinho)!

 

Clique aqui e aqui para opções de aluguéis de barco.

RESTAURANTES E BARES

 

Café Sound Garden

 

É um bar com aparência suja (ou talvez seja sujo mesmo), mesa de sinuca, pebolim, rock n roll, umas figuras estranhas e um deck de madeira ao ar livre de frente para o canal! Esta descrição pode parecer não ser das melhores, ainda mais se você gosta de lugares mais limpos, com pessoas bonitas, arrumadas e drinks internacionais. MAS, se você gosta de entrar no clima da cidade, observar seus moradores e experimentar novos horizontes, eu recomendo se aventurar neste pub :) Lembrando que tem uma bela vista para o canal...

 

‪Marnixstraat 164 – 166‬, ‪1016 TG‬ Amsterdã

Café de Jaren

 

Assim como o Café Sound Garden, este café/restaurante possui vista para o canal. Porém, esta é a sua escolha se você procura algo mais arrumado, limpo, com comida boa e um ambiente calmo e aconchegante.

 

‪Nieuwe Doelenstraat 20‬, Amsterdã

 

Brouwerij 't IJ

 

É uma cervejaria artesanal meio biergarden que fica no pé de um moinho! Assim como os biergardens, possui mesas de madeira grandes e comuns ao ar livre, é self-service e vende somente cerveja e alguns aperitivos como queijos. É um local lindo, bem arborizado e animado. É meio afastado do centrinho de Amsterdã, mas de fácil e rápido acesso se você tiver uma bibicleta. Sério, não deixe de ir!

 

‪Funenkade 7, 1016 AL Amsterdã

Amsterdã
Amsterdã
Amsterdã
Amsterdã

Hannekes Boom

 

Outro bar imperdível em Amsterdã, MESMO! Principalmente no verão ao entardecer:) Tem vista para o centro de Amsterdã e fica na beira de um canal (algumas pessoas inclusive chegam de bote). Tem uma decoração bem simples e de “segunda mão” com mesas de madeira espalhadas pelo terraço. Também possui uma área coberta, onde é acesa uma lareira no inverno. É bem descontraído, tem música ao vivo e é freqüentado mais por moradores de Amsterdã.

 

CiTea

 

Eu amo chá, e descobri esta casa de chá e café enquanto caminhava por Amsterdã. Toda manhã eu parava para tomar um chazinho neste local. É realmente muito agradável, há uma grande variedade de chás, que vai desde os usuais chá verde, branco, preto, até outros mais artesanais como de banana e pêra. Eles também usam nomes engraçados como chá “Happiness”. Ah! Também vende brownie de chocolate para comer junto. Uma delícia!

 

Prinsengracht 28, Amesterdã

citea
cha

“Único bar flutuante de Amsterdã”

Pelo menos é isso que está escrito na entrada do bar! Não me lembro o nome e não consegui achar na internet, mas é fácil de achar: fica na rua Prinsengracht, entre as ruas Egelantiersgracht e Egelantiersstraat. É só procurar por um “barco” no canal com mesas em cima.

 

Café Loetje

 

Apesar de o atendimento ser um pouco lento, o local é muito agradável, arborizado, há mesas na rua e a comida é deliciosa! Para quem adora comer salada aqui tem umas muito boas! E o bolinho frito também é delicioso. Fica próximo à praça dos museus, então é um bom local para almoçar ou jantar depois de visitar as atrações em volta.

 

‪Johannes Vermeerstraat 52‬, ‪1071 DT‬ Amsterdã

 

COMO CHEGAR

 

Estávamos em Berlim antes de seguir nosso caminho em direção a Amsterdã. A viagem foi longa (654 km ou 6 horas) mas divertida (é só escolher bem a companhia!). 

 

MAPA

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More