Atenas

Grécia

Junho/2017

Há muito tempo eu queria conhecer a Grécia: Deuses Gregos e toda sua mitologia, a Acrópole, Aquiles e seu tendão, além de, é claro, ter sido o principal centro cultural e intelectual do Ocidente na Grécia Antiga, tendo sido habitada por mais de 7 mil anos, Platão, Sócrates…a Grécia sempre me remeteu a algo meio mágico. Agora junta tudo isso a mares azul turquesa, culinária, ruelas, casinhas brancas…Pronto. Precisa de mais alguma coisa?

 

QUANTOS DIAS - ONDE FICAR

 

2 dias - Plaka

 

Plaka é o bairro logo abaixo da Acrópole. Bares, restaurantes, lojinhas e flores em ruas exclusivas para pedestres :) Sem contar que as principais atrações de Atenas estão todas a distância de apenas algumas pernadas. Ou seja, nada de carro/taxi/transporte público por aqui :)

 

Porém, todavia, entretanto, apesar de a Acrópole ser realmente sensacional, não há mais muito o que se fazer em Atenas. Se tem museus interessantes? Para quem gosta de museu, sim. Outros monumentos? Também sim, mas depois de um tempo parece que todos ficam iguais. Se tem restaurantes e bares bons? Sim, claro. Plaka inclusive é um bairro bem fofinho. Mas, com todas as ilhas da Grécia a sua disposição, acredito que você vá preferir comer e beber olhando o mar Egeu. Taaa…pode ser que eu esteja sendo um pouco prática demais. Sendo assim, se você gosta de fazer as coisas com calma, ama história, quer ir em todos os museus e monumentos…diria que três dias será suficiente :) Então, sem mais delongas, vamos a cereja do bolo:

ACRÓPOLE

Dicas

 

1. Se você está indo no verão - o que cá entre nós, é muito provável - vá para a Acrópole beeem de manhã, ou no fim da tarde. Não há lugares cobertos e o sol queeeeeima. Está aberta das 8h as 20h.

 

2. Além de lugares cobertos, também não há barraquinha vendendo água no interior do parque, portanto, LEVE ÁGUA.

 

3. A entrada para a Acrópole também da acesso, a Ágora Antiga, Templo de Hefesto, ao Templo Zeus Olímpico e ao Cemitério Antigo de Keramikôs. Tem a opção de comprar somente para a Acrópole também.

 

Entendendo a Acrópole

 

Acrópole na realidade significa Cidade Alta. Estrutura muito comum na Grécia Antiga, as acrópoles eram construídas nos pontos mais altos da cidade com a finalidade de proteção contra um possível inimigo, sendo a de Atenas, a mais famosa. Claro. Construída por volta de 450 a.C sob a administração de Péricles, a Acrópole nada mais é que a junção de todos aqueles monumentos acima da colina de 150 metros de altitude que pode ser vista de quase toda Atenas. São eles (entre outros): 

 

Parthenon

 

Dedicado a deusa Atena, é o principal templo tanto da Acrópole, como de Atenas. Curiosamente, já serviu tanto como depósito dos tesouros da cidade, como igreja (quando dominada pelo Império Bizantino) e até como mesquita pelos turcos otomanos (o que inclusive não faz muito tempo: 1456!). Outro fato curioso: foi construído em apenas 15 anos. Se levarmos em conta que o Templo de Zeus demorou mais de 600 anos (!), o Parthenon foi construído na velocidade da luz.

 

Propileu

 

Portal gigante, que servia de entrada para a parte sagrada da cidade.

 

Eréction

 

Outro templo dedicado a Atena. E, inclusive, reza a lenda que sua serpente sagrada morava por ali. 

 

Templo de Atena Nike

 

Outro templo dedicado a Atena. 

 

Odeão de Herodes Ático

 

Antigo teatro que antes era totalmente coberto. O que é algo impressionante de se imaginar. Fato legal: ainda hoje serve de palco para apresentações :)

 

Teatro de Dionísio

 

Mais antigo do mundo, de 500 a.C.

Conclusão: é realmente impressionante estar no meio daquelas construções monumentais e pensar nas guerras, conflitos, comemorações e demais momentos históricos que tiveram a Acrópole como palco; as escadas de mármore, ainda originais, com os desgaste do tempo; todos que já passaram por ali, e pisaram naqueles degraus. É, eu viajo nessas horas. Além de ser lindo! E para você ter uma idéia melhor de como era a Acrópole quando ainda não tinha sido destruída:

Templo de Zeus

 

Também tem o Templo de Zeus, que não fica na Acrópole (mas da de ver de lá). Resumão: pilares muito grandes reunidos, com alguns caídos. Dedicado a Zeus, obviamente. Demorou mais de 600 anos para ser construído. 

 

Templo de Efesto

 

Suas colunas e tetos são originais, sendo considerado o Templo Antigo Grego mais bem preservado do mundo! 

 

RESTAURANTES E BARES

 

360 Hotel

 

Comer e/ou beber com em um rooftop com uma vista linda para a Acrópole. Sem mais.

Mostrar Mais

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More