Barcelona

Espanha

Junho/2016

Cidade de Gaudí, Barcelona tem um lugarzinho especial no meu coração. É alegre, agitada, segura, tem uma culinária excelente (amo bar de tapas!), a sangria é uma delícia em todos os lugares, relativamente barata eeee ainda é banhada pelo mar mediterrâneo!

 

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

4 noites - Negresco Princess Hotel (ótimo hotel, ótima localização - fica praticamente no meio de tudo, você vai andando para o Bairro Gótico, para a Las Ramblas e para a região de compras de luxo - e de quebra tem um bar e piscina no rooftop)

BAIRROS

 

Resumindo bem resumido, podemos dizer que Barcelona se divide entre o Bairro Gótico, a região das Las Ramblas, Eixample e a Barceloneta. O Bairro Gótico é a parte antiga da cidade, o berço de Barcelona. Ou seja, é um bairro cheio de ruelas, Catedrais, lojinhas interessantes, bares de tapas e restaurantes pequenos e fofos :) A região das Las Ramblas é a parte mais turística, cheeeia de gente. É do lado do Bairro Gótico e tem algumas boas opções de bares e restaurantes (não os de frente para a Las Ramblas, mas os que ficam nas ruas transversais). Eixample é a parte chique, com restaurantes caros, lojas de luxo, avenidas largas e alguns pontos turísticos como Casa Batlló e a Casa Milá. Por último, antigo bairro de pescadores, a Barcelona é o bairro mais “praiero” com restaurantes de frente para o mar, praia (obviamente) e uma vista bonita para a Marina.

Atualização agosto 2019 = Ao lado do Bairro Gótico, o El Born passou a ser meu bairro preferido! Principalmente em torno da Carrer dels Cardeas e da Basílica de Santa Maria del Mar. E, vale a pena dar uma volta pelo Parc de la Ciutadella.

Casa Milá

 

Conhecida também como La Pedrera, a Casa Milá é uma das inúmeras obras de Antoni Gaudí pela cidade. Foi construída em apenas dois anos, entre 1905 e 1907. A Casa Milá na realidade foi construída com o intuito de ser a residência de Roger Segimon de Milá, daí o nome :) Claro que a casa dos Milá não seria o edifício inteiro, e sim o apartamento principal, com nada mais, nada menos que 1.323 m2. E o apelido “ La Pedreira” foi inventado pelos moradores de Barcelona, que a consideravam uma construção feia, com sua fachada nada convencional e suas sacadas de ferro forjado retorcido. Como curiosidade, a Casa Milá não possui nenhuma (!) linha reta. As paredes mais parecem ondas. Alguns dizem que parecem dunas...e assim vai.

Mostrar Mais

Casa Batlló

 

Bem pertinho da Casa Milá, e para ser mais exata, na Passeo Grácia, fica a Casa Batlló, também de Gaudí, e na minha humilde opinião, bem mais bonita! Construída algumas décadas antes da Casa Milá, a Casa Batlló foi erguida entre os anos de 1875 e 1877, encomendada por José Batlló Casanovas. Detalhe que nessa época não havia luz em Barcelona! E enquanto a Casa Milá recebeu o “querido” apelo de La Pedrera”, a Casa Batlló é conhecida entre os morados como “A Casa dos Ossos”. É possível entrar na casa e visita-la por dentro. Recomendo comprar o ticket antecipadamente no site oficial para evitar filas :) 

Las Ramblas

 

Las Ramblas é o nome de uma avenida de perdestres enorme em Barcelona. Ela tem início na Plaça Catalunha e segue até o Porto Velho. Resumindo: gente, gente, mais gente e um pouco mais. Acrescenta ainda umas lojinhas com váárias bugigangas que você se empolga na hora e compra, mas depois nem desembrulha. Ah! E ainda tem os inúmeros promoteres de festas e bares te chamando toda hora enquanto você se desvia deles e das outras pessoas na rua. É, eu não gosto muito da las ramblas, mas se você está a procura de uma entrada ou desconto para alguma festa cheia de turistas pela região, é o lugar certo pra conseguir :)

Mercado Municipal de la Boqueria

 

Quando estiver andando pelas Las Ramblas, vale a pena dar uma passada nesse mercado, ainda mais se você estiver com fome! Em vez de você parar em um dos inúmeros restaurantes estilo turistão de frente para a Las Ramblas, aventure-se nos tapas, sucos naturais e doces desse mercado. E, além de melhor, é mais barato :) Dizem que o Pinotxo Bar é uma delícia! Tava fechado quando fomos :(

Sagrada Familia

 

Conhecida como a obra prima de Gaudí, a Sagrada Família é o monumento mais visitado na Espanha. E olha que ainda nem está totalmente acabada! Sua construção começou em 1882, e a previsão de conclusão é sóóó para o ano de 2026, que, “por um acaso” será também o aniversário de 100 anos da morte de Gaudí. Quando estiver pronta, será a igreja mais alta do mundo (!) com 172 metros de altura. Gaudí viveu seus últimos 15 anos de vida na igreja, e acabou sendo enterrado lá mesmo, na cripta logo abaixo. Curiosamente, a cripta tem o mesmo tamanho e planta da igreja construída acima. Infelizmente, durante a Guerra Civil Espanhola, em 1936, vários documentos, desenhos, plantas, idéias e inclusive uma maquete deixados por Gaudí foram incendiados. Assim, o que vemos hoje não é exatamente, cem por cento, o que Gaudí projetou, MAS, nunca deixaram de seguir as idéias originais e inspirações deixadas por ele.  

Parque Guell

 

Poucos sabem, mas na realidade, o Parque Guell foi idealizado para ser um mini bairro para a burguesia de Barcelona, com exatamente 60 casas e várias opções de entretenimento, como teatros e praças. Inclusive, um dos projetos era fazer um teatro aberto no centro do “bairro” onde tornasse possível os moradores assistirem as apresentações direto de suas varandas :) Acontece que muitas coisas foram dando errado, o projeto foi um desastre e já que toda a infra-estrutura já estava montada, decidiram aproveitar para fazer um grande parque urbano para todos os cidadãos de Barcelona. Hoje, tem várias construções malucas de Gaudí pelo parque, uma Casa-Museu Gaudí, pavilhões, praças…com uma parte paga e uma free :) Apesar de ser uma das principais atrações da cidade, eu realmente acho que não é imperdível. Mas claro, se você está com tempo e ama Gaudí, vai fundo!

Mostrar Mais

Galeria Maxó Petritxol

 

Adorei essa loja! Entrei nela primeiro porque a vitrine tem vários quadrinhos diferentes, depois - e principalmente - tem um tubo para fora da loja jogando bolinhas de sabão no pessoal que passa na rua :) Tem vários quadros e arte em geral. E o mais legal é que é tudo feito por dois artistas donos da loja. Ou seja, você compra a arte, conhece o autor e ainda ganha um autógrafo :) 

 

Carrer de Petritxol, 18, 08002 Barcelona, Espanha

Praia

 

Curiosamente, Barcelona não possuía nenhuma praia até 1992, quando toda a orla da cidade foi aterrada para receber os jogos olímpicos. Resumidamente, a orla é beeem grande, há muitos pontos com restaurantes e serviços de praia e a água é transparente :)

Bunkers del Carmel 

 

No alto da colina mais alta de Barcelona estão os Bunkers del Carmel. Antigo ponto estratégico de defesa da cidade na Guerra Civil Espanhola de 1939, hoje os bunkers servem de espaço para piquenique no pôr do sol :) E realmente a vista é linda!

BARES E RESTAURANTES EM BARCELONA

 

Raimon Social Club

 

O bar é pequeno, toca música latina, mais especificamente de cuba (e algumas do Brasil!) e quando você olha de fora, não dá muita bola. MAS, QUEEE MOJITO! Não importa se você não gosta muito de Mojito, aqui ele é diferente, mistura de frutas, meio capirinha, uma loucura! O dono é muito simpático, já morou no Rio de Janeiro, e o Rei do Mojito (sério, chamam o barman assim) é o Pedro, cubano :)

 

Carrer Nou de Zurbano, 6, 08002 Barcelona, Espanha

Ocaña

 

Apesar de ter uma decoração legal, a comida é ok, não mais que isso. Mas é um restaurante bom, em uma pracinha bem agradável :)

Plaça Reial, 13-15, 08002 Barcelona, Espanha

Mostrar Mais

Surf House

Cansou de tapas e quer uma comida saudável e um açaí?! 

Cervecería Catalana

 

Melhor bar de tapas que fomos! Pode ir pedindo que tudo vai ser sensacional, e a sangria também! Ah, e tem algumas mesas na calçada (amo restaurantes/bares co mesas na calçada).

 

Carrer de Mallorca, 236, 08008 Barcelona, Espanha

Mostrar Mais

Bar Cañete

 

Fomos duas vezes nesse restaurante, uma vez foi excelente, a outra foi ok. Então fiquei na dúvida do que realmente achar. No dia que foi excelente, o chef era um brasileiro, e no dia que foi ok, ele estava de folga. Desconfio que foi esse o motivo! De qualquer maneira, peça o prato de filé de carne com Foie Gras.

 

Carrer de la Unió, 17, 08001 Barcelona, Espanha

Mostrar Mais

Sor Rita Bar 

 

Bar diferente, com decoração excêntrica (estilo sapatos colados no teto e luminárias de latinhas de cerveja e barbies) e ainda um tarô no fundo do bar. Super Duper! 

 

Carrer de la Mercè, 27, 08002 Barcelona, Espanha

Mostrar Mais

Alsur Café

 

Obrigatório para tomar café da manhã ou brunch. TUDO nesse lugar é de dar água na boca, além de ser um ambiente bem agradável.

 

Carrer de Roger de Llúria, 23, 08010 Barcelona, Espanha

Loria

 

Ótimo para almoço! Tem um preço justo e os pratos são MUITO bons. 

 

Carrer de Roger de Llúria, 35, 08009 Barcelona, Espanha

Mostrar Mais

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More