Berlim

Alemanha

Junho/2015

Olá! Então…antes de tudo, gostaria de dizer que este é o segundo post que faço sobre Berlim. Portanto, os principais pontos turísticos, curiosidades, história e algumas opções de bares e restaurantes, estão no primeiro post. Já as informações principais como documentações, época e dicas gerais da cidade estão no post geral sobre a viagem de Berlim, Amsterdã e Bremen. Neste segundo post, você encontrará outras dicas de restaurantes, bares, festivais e relatos desta cidade que eu não me canso nunca!

 

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Casa Camper Boutique Hotel - 7 Dias

 

O Casa Camper Boutique Hotel fica localizado no centro do Mitte, no meio de tudo! É um hotel bem jovem, sofisticado e descontraído ao mesmo tempo. Os quartos são espaçosos e limpos. MAS, o ponto alto do hotel, e o que me conquistou de verdade foi o fato de eles disponibilizarem no último andar (mesmo andar do café da manhã, que inclusive é uma delícia e tem uma vista panorâmica linda para Berlim) várias opções de comidinhas de graça e vinte e quatro horas por dia: tem vários sanduíches, água, refrigerante, chá, mini salada, mini risoto, mini pasta…ou seja, mini’s tudo e assim vai! As comidinhas são muuuito boas e o hotel é sensacional! Mais que recomendado!

 

DICAS

 

1. Alugue uma bicicleta! Apesar de Berlim ser uma cidade grande, ela ao mesmo tempo é pequena, e muito plana! Você consegue conhecer toda a cidade de bicicleta e ainda aproveita para queimar as calorias dos vários salsichões e chopps que com certeza você vai acabar comendo :)

 

2. Vá no verão! Isso é um ponto crucial. É no verão que a cidade cria vida, que acontecem os shows ao vivo nos parques de artistas independentes, que ocorrem os festivais, que os biergartens ficam lotados…enfim, que as pessoas são mais felizes, o sol aparece e Berlim acontece!

 

3. Vá ao Mauerpark no Domingo!

 

 

O QUE FAZER

 

Kreuzberg

 

Kreuzberg é um dos bares de Berlim e pode-se dizer que a sua história começou após a Segunda Guerra Mundial (com o Muro de Berlim ainda firme e forte), quando a Alemanha, quase que completamente destruída e praticamente sem mão de obra alguma, convocou os turcos para trabalharem na reconstrução da Alemanha Ocidental. Por se tratar de um bairro mais isolado e consequentemente com os preços mais atrativos, Kreuzberg acabou servindo como reduto da comunidade turca de Berlim. Muitos anos se passaram, houve a queda do Muro de Berlim, e hoje Kreuzbeg vêm se transformando cada vez mais em um bairro alternativo e multicultural (apesar de ainda ser possível encontrar mulheres usando véu pelas ruas). O custo de vida na região continua sendo muito baixo, o que atrai muitos jovens e artistas para o bairro. O resultado é um lugar descontraído, animado, único e excitante, com várias opções de bares, restaurantes e clubs - como o Club der Visionare, o White Trash e o Markthalle (abaixo!) - além de inúmeros grafites espalhados pelas ruas (até dos Gêmeos brasileiros!). Na rua principal, chamada Oranienstrasse, é possível encontrar diversos bares e restaurantes, porém a comida geralmente é pesada e gordurosa (não gostei muito! Mas se quiser se arriscar por lá, o Café Luzia é uma boa pedida :)). Mais interessantes são as ruas que ficam nas quadras à direita do Gorlitzer Park, como a Schlesischer Str., Falckensteinstrasse, Oppelner Str. e Wrangelstrasse :) Muitos dizem que Kreuzberg é o “bairro da vez” em Berlim (meio exagero talvez), e com certeza merece uma, ou duas, ou três visitas!

 

Para chegar até Kreuzberg pegue o metro e saia na U Schilesisches Tor!

Markthalle

 

Markthalle é um mercado coberto no meio de Kreuzberg. Foi o lugar que mais gostei em Krauzberg: mesas espalhadas em meio a diversas barracas vendendo os mais variados tipos - e até diria invenções - de comidas e bebidas; crianças brincando em um mini parquinho; e, uma escada de madeira gigante onde as pessoas ficam sentadas comendo/bebendo/conversando (melhor lugar!). Provei um sanduíche com “pão” de macarrão, carne, cebola roxa e gengibre DELÍCIA! 

 

Eisenbahnstraße 42-43,10997 Berlin

 

Fête de la Musique

 

Todos os anos, em apenas um dia (isso mesmo, só um dia!) no mês de junho, acontece o Fête de la Musique de Berlim (Festa da Música). Basicamente, diversas bandas (tem até orquestras!) dos mais variados tipos musicais - pop, rock, funk, soul…- se apresentam em bares e parques ao ar livre por toda a cidade, inclusive no Portão de Brandemburgo! As melhores apresentações ocorrem no Mauerpark (é claro!) e você pode acompanhar todos os horários, programações e locais através de um aplicativo chamado FETEberlin. O festival é simplesmente sensacional! Originou-se em Paris em 1982, e hoje espalha-se por diversas cidades ao redor do mundo! Ah! Já ia me esquecendo: todos os espetáculos são de graça. Ou seja, o único dinheiro que você irá gastar é com cerveja e salsicha! Acesse aqui o site oficial e confira as próximas datas :)

BARES E RESTAURANTES

 

Região Tiergarten 

 

Monkey Bar

 

O Monkey Bar é um bar que fica no rooftop do Hotel Bikini. É super animado, ótimos drinks, tem uma mini pista de dança com um Dj, várias mesas, cadeiras e puffes espalhados e uma varanda com mais mesinhas e cadeiras espalhadas para ver um lindo pôr do sol em Berlim :) Geralmente tem uma fila chata para entrar (acho que faz parte do marketing deles), então é melhor chegar cedo! Se você preferir, ao lado do Monkey Bar (ao lado mesmo, lá em cima do rooftop também), fica o restaurante Neni, com vista de Berlim e tudo mais :) Outro detalhe: a partir de umas 9/10 da noite eles param de servir comida no Monkey Bar, então vá “comido”!

 

Budapester Str. 40, 10787, Berlin

SchleusenKrug

 

Esse biergarten fica no meio do maior parque de Berlim, o Tiergarten. Fora o fato de ficar de frente para o canal e servir diferentes pratos de salsicha - e não só o típico pão com salsicha - , esse bar é que nem qualquer outro biergarten: grandes mesas de madeira, self service, ótimas cervejas, e ótimas salsichas :)

Mitte 

 

YoSoy

 

Muuuito bom esse bar de tapas espanhol no Mitte! O ambiente é descolado, animado, toca música relativamente alta e tem mesinhas fora para o verão. A comida não tem nada de excepcional, mas é muito boa e tem o preço justo. É um lugar para ficar sentado, ouvir uma música, tomar drinks/vinhos/cervejas e apreciar mini tapas…nada mal :)

Katz Orange 

 

Seeeeensacional! Definitivamente não tenho o que reclamar desse restaurante/bar! Primeiro que o lugar é lindo: o restaurante ocupa dois andares de um lindo casarão antigo que costumava ser uma fábrica de cerveja no século 19. Segundo, que a comida é excelente: sofisticada mas ao mesmo tempo simples. E terceiro, que o bar no primeiro andar fica funcionando até tarde (o restaurante - comida - fecha a cozinha umas 11 da noite) e serve uns dos melhores drinks que ja tomei na minha vida! Recomendado pelo The New York Times, é melhor fazer reserva!

 

Abre as 18:00.

 

Bergstrasse 22 | Mitte, 10115 Berlim, Alemanha

 

+49 30 983208430

KaffeeMitte

 

Ótimo lugar para parar no meio da tarde (ou para um almoço rápido e informal também :)), dar uma beliscada em alguma coisa, beber um café e apreciar as pessoas passeando pela rua. Fofo e branquinho.

 

Weinmeisterstraße 9A, D-10178 Berlin

Unsichtbar 

 

Eu já havia comentado no primeiro post de Berlim sobre um restaurante às escuras na cidade. Dessa vez tivemos a oportunidade de ir neste restaurante e o que eu tenho a dizer é: QUE experiência! Mas, primeiro, vou explicar o que seria um restaurante às escuras para quem não está entendendo muito bem a situação: em Berlim, há dois restaurantes que servem os pratos em ambientes TOTALMENTE escuros. Você não enxerga NADA! Inclusive, o cérebro fica meio confuso se o seu olho está de fato aberto ou fechado. Agora, você deve estar se perguntando por que diabos alguém faz, ou até mesmo vai em um restaurante às escuras?? Bem, dizem que é para aguçar os outros sentidos e principalmente o paladar. Além, é claro, de ser uma experiência muito divertida e única. Tudo começa na recepção do restaurante, onde eles te perguntam se você tem alguma alergia e em seguida entregam um cardápio que basicamente só da de escolher se você quer algo da terra, do mar, do ar ou massa (servem entrada, prato principal e sobremesa). Após escolher a bebida que irá acompanhar o jantar, você é encaminhado por um garçom para a sala escura. Nesse momento deve-se tirar qualquer coisa que emita o mínimo de brilho, como celulares e relógios. O garçom então te ajuda a sentar na cadeira, mostra onde estão os talheres, o prato e os copos, e então é cada um por si! Obs: eles não servem o vinho, nem a água, é você mesmo que tem que fazer isso sozinho…NO ESCURO. Quebrar copos e sujar toda a sua roupa é normal :)

 

Gormannstr.14, 10119 Berlim, Alemanha

 

Pfefferberg

 

Esse casarão meio aberto meio fechado foi nomeado em homenagem ao cervejeiro bárbaro Joseph Pepper, que não por menos criou a primeira cerveja lager do mundo! Foi neste casarão que ele fundou sua cervejaria em 1841 e suas adegas chegaram a ser usadas como refúgio e abrigo durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, Pfefferberg é uma mistura de biergarten com centro cultural, onde diversos eventos são realizados no local, um mix de arte e cultura. Não deixe de ir! O local é muito bonito, possui restaurantes, mesas ao ar livre (biergarten) e opções de eventos culturais. Vá lá tomar uma cerveja, jantar, bater um papo, ver alguma exposição ou assistir algum espetáculo :)

Mostrar Mais

Kreuzberg

 

Cafe Wendel

 

É meio difícil definir em uma palavra o que vem a ser esse excêntrico café em Kreuzberg, já que  você pode fazer praticamente de tudo um pouco: tomar café da manhã, ir trabalhar com seu computador (estilo Starbucks), tomar uns drinks final de tarde (e que drinks!) ou curtir um jazz/hip hop/eletrônico a noite! Como tudo no bairro, o Café Wendel é bem alternativo, com cadeiras e sofás espalhados tanto na parte de fora como na parte de dentro do café, o banheiro é todo pichado, fiações aparecendo em todos os lugares, teto industrial inacabado, e assim vai…MAS, isso nao quer dizer que a qualidade gastronômica e musical deixa a desejar, muito pelo contrário! Outro charme à parte deste café é o fato de a entrada não ser cobrada a noite, quando o café vira uma espécie de boate. Em vez disso, há um baldinho cheio de moedas onde os clientes pagam aquilo que acham ser o justo :) Quando estiver caminhando por Kreuzberg, principalmente mais a noite, não deixe de dar uma passadinha aqui!

 

Schlesische straße 4210997 berlin

Fim :)

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More