Cartagena das Índias

Colômbia

 

Fevereiro 2015

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Seis noites (é possível ficar somente quatro, ou três noites) – Bantú Hotel (excelente hotel, excelente localização)

 

ÉPOCA

 

Em Cartagena é verão o ano todo! Mas tente evitar os meses de maio a novembro, pois são mais chuvosos e nublados.

 

DOCUMENTAÇÕES

 

Não é necessário passaporte, sendo possível ir à Colômbia somente com Carteira de Identidade. Porém, se você fizer conexão em outro país, certifique-se das documentações exigidas por este também. Além da Carteira de Identidade, ou passaporte, é preciso do certificado internacional de vacina contra febre amarela.

 

TRANSPORTE

 

Se você ficar na cidade murada, seu melhor transporte serão seus pés :) Mas, os taxis são bem baratos caso você precise de um. Por exemplo, sempre quando íamos a algum lugar fora da cidade murada, como o Castelo de San Felipe de Barajas, ou o restaurante Clube de Pesca, o taxi custava em torno de 7.000 COP. Uma boa idéia também é alugar uma bicicleta!

 

MOEDA

 

Pesos colombianos. 

 

DICAS

 

1. Se hospede dentro da cidade murada: praticamente todos os pontos turísticos ficam dentro da cidade histórica, e faz-se tudo a pé!

2. Não pense que têm praias bonitas. As praias de Cartagena são feias e as ilhas próximas decepcionam. Ou seja, vá com o intuito de curtir a cidade, e não sol e mar.

3. Caso você decida ir para as Ilhas Rosário, compre os tickets dos passeios diretamente na marina, é mais barato que comprar pelo hotel :)

4. Coma muito ceviche!

5. Prove a limonada com coco! É uma bebida feita com crema de coco, originária de Cartagena, muito boa! Não deixe de provar também patacones, arroz de coco e o drink coco loco! Sim, eles amam coco lá, e banana também!

6. Para fazer a conversão de pesos colombianos para o real mais facilmente, apenas retire três zeros do valor. Exemplo: o taxi custa 7.000 COP, ou 7 reais.

7. Quando fomos, fevereiro de 2015, o real estava bem desvalorizado e valia muito mais a pena levar dólar do que real para trocar por pesos, mesmo o dólar sendo comprado a RS 2,87. 

 

HISTÓRIA

 

Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Cartagena foi originalmente fundada pelos espanhóis em 1 de junho de 1533, mas há indícios de civilização humana no local desde 4.000 antes de cristo! O nome “Cartagena” foi escolhido em homenagem a cidade de Cartagena, na Espanha. Durante o período colonial, a cidade, e principalmente seu porto, foram fundamentais para a expansão do império espanhol, e inclusive, o porto de Cartagena, além da importante participação no transporte de ouro e prata das Américas para a Espanha, foi o maior ponto de comércio de escravos africanos na região. Somente em 11 de novembro de 1811, após mais de 275 anos de domínio, Cartagena declarou sua independência.

historia cartagena

CARTAGENA

 

Cores, cores e mais cores! Acrescente ruelas, uma muralha, comida MUITO boa, barzinhos e restaurantes com mesas de rua, flores, frutas, um clima totalmente alegre e você têm a descrição prática de Cartagena :) Têm como não gostar?

Cartagena das Indias
Cartagena das Indias
Cartagena das Indias
Cartagena das Indias
Cartagena das Indias
Cartagena das Indias
Cartagena das Indias
Cartagena das Indias
Cartagena das Indias

O QUE FAZER

 

Museu do ouro

 

Fica em frente ao Parque Bolívar e achei bem sem graça. Porém, é de graça, então se você estiver morrendo de calor, estiver pelas redondezas e quiser ficar no ar condicionado um pouquinho...

 

Palácio da Inquisição

 

Construído em 1770, o Palácio da Inquisição é na realidade o Museu Histórico de Cartagena, que conta a história de Cartagena (lógico) e é claro, do período da inquisição. Sede do Tribunal do Santo Ofício, Cartagena foi palco de muitas condenações e torturas nesta época. É possível observar, entre outros, instrumentos de tortura e métodos utilizados para determinar se alguém era de fato um bruxo ou não. Um desses métodos consistia em pesar a suposta bruxa em uma espécie de balança: se pesava de mais, era bruxa; se pesava de menos, também era!

Palacio da Inquisição, Cartagena
Palacio da Inquisição, Cartagena

Igreja de San Pedro Claver

Cartagena
Cartagena

Praça de Santo Domingo

 

É nesta praça que fica a estátua A Gorda, e também é uma ótima opção para tomar uma cerveja à noite em um dos bares com suas mesas espalhadas pela praça.

cartagena

Las Bovedas

 

Já serviu de prisão, e hoje, as antigas celas viraram lojinhas de souvenirs colombianos. Interessante conhecer, mas é meio feio e as lojas são mais caras. 

las bovedas
Las bovedas cartagena

Muralha

 

Desde de sua fundação, Cartagena foi vítima de inúmeros ataques. Franceses, ingleses e piratas assaltavam constantemente a cidade em busca das riquezas da Coroa Espanhola. Assim, o Rei Filipe II se viu obrigado a construir uma muralha de 11 quilômetros para proteger a cidade entre os séculos XVII e XVIII. Esta muralha ainda permanece em pé, e é possível caminhar sobre ela :) 

Castelo San Felipe de Barajas

 

Juntamente com a decisão de construir a muralha para defesa das riquezas da Coroa Espanhola, foi construído o Castelo San Felipe de Barajas. É considerada a maior edificação militar espanhola do Novo Mundo. O castelo fica fora da cidade murada, e custa em torno de 7.000 COP para ir da cidade murada ao castelo. É interessante conhecê-lo, possui guaritas, canhões, túneis subterrâneos e uma bela vista para a cidade!

Castelo San Felipe de Barajas
Castelo San Felipe de Barajas
Castelo San Felipe de Barajas
Castelo San Felipe de Barajas

Isla del sol

 

Como dito logo no início, não venha para Cartagena achando que você está indo para um destino típico caribenho ou algo do tipo. E este foi meu erro. No segundo dia, reservamos para passar o dia na Isla del Sol. Pagamos em torno de 120.000 COP cada e incluía: trajeto do hotel até a marina de van, trajeto de ida e volta de barco até a Isla del Sol e almoço. Pensei que eu iria mergulhar em um mar lindo, cristalino...engano meu! A “ilha” é muito pequena, a margem de areia menor ainda. O mar tem uma cor bonita, azulada, mas é meio sujo. A infra-estrutura do local também não é das melhores. Ou seja, particularmente eu não recomendaria fazer este passeio, só se você for muito curioso e estiver passando muitos dias em Cartagena (como eu). Cheguei a pensar que talvez tivéssemos escolhido muito mal o passeio, e que as outras ilhas poderiam ser melhores. Mas, na ida e na volta, passamos por mais três ilhas do arquipélago, e chegamos a uma conclusão: não iríamos mais fazer nenhum passeio para as ilhas do Arquipélago do Rosário.

 

Dica: O barco que faz o trajeto de ida e volta das ilhas balança bastante (sério), ou seja, sente-se na parte mais à frente, pois se você ir atrás, você vai se molhar....muito.

 

Curiosidade: no caminho de volta havia muito vento, então o marinheiro decidiu fazer um caminho mais longo e seguro pelo Canal del Dique. Construído no século XVI para facilitar o acesso de mercadorias a Cartagena, este canal tem 113 quilômetros de extensão e foi escavado “a mão” por índios e escravos com enxadas, machados, picaretas, etc.

isla del sol

Oceanário Isla Rosário

 

Enquanto estávamos na Isla del Sol, nos ofereceram um passeio para este oceanário por mais 20.000 COP. São vários aquários com tubarões, tartarugas, peixes e golfinhos. Um guia faz uma espécie de tour pelos diversos aquários e explica sobre cada espécie. É possível abraçar e tirar foto com um golfinho se você quiser pagar mais um pouquinho. Aliás os golfinhos parecem ser o principal atrativo do lugar, já que ao fim do tour tem um mini show com eles. É interessante, mas não imperdível.

Oceanário Isla Rosário
Oceanário Isla Rosário
Oceanário Isla Rosário
Oceanário Isla Rosário

Playa Blanca

 

Não querendo acreditar que no fim não iríamos mergulhar em nenhum mar azul lindo, apostamos a última ficha na Playa Blanca. Desta vez fomos de van (pode-se escolher ir de barco também) e a viagem durou cerca de 45 minutos. Chegando lá tive duas sensações: 1. Alívio e alegria, pois a praia realmente era bonita. 2. Desespero, com a quantidade de barracas e cadeiras espalhadas pela areia, não dando espaço nem para andar direito. Então, caminhamos muuuuito para a direita e acabamos achando uma “pousada” na areia da praia que disponibilizava sombra com cadeiras, espreguiçadeiras e serviço de bar. Então chegamos a uma segunda conclusão: se você quer muito mergulhar no mar em Cartagena, vá a Playa Blanca e ande muuuuito para a direita até achar um lugar legal.

 

Ps: o pessoal do jet ski é louco e quase atropela todo mundo.

Playa Blanca
Playa Blanca
Playa Blanca
Playa Blanca
Playa Blanca
Playa Blanca
Playa Blanca
Playa Blanca

Passeio de Chiva

 

Se você não tem frescura, é um passeio imperdível! Basicamente é um ônibus, sem paredes, andando pela cidade com uma banda colombiana e rum liberado! No fim as diversas chivas vão se encontrando e tudo acaba em uma festa! Pegamos a chiva na avenida em frente a Torre do Relógio e custou 15.000 COP.

 

Passeio de carruagem

 

Compre uma garrafa de vinho e faça um passeio a dois de carruagem sob a luz do luar pelas ruelas da cidade murada!

 

Comprar esmeralda

 

Você com certeza já deve ter ouvido falar (pelo menos se você é mulher) que se encontram esmeraldas por preço de banana em Cartagena. E é verdade, o preço é muito reduzido, principalmente se a armação for em prata e não ouro. Recomendo uma loja em especial: Lucy, na Calle 35 perto da praça de Santo Domingo. Esta loja não tem nenhum vendedor chato pedindo para você entrar, é bem bonita, organizada e eles dão o certificado da jóia, tudo certinho :)

 

Passear pelas ruas

 

Acho que este é o principal ponto turístico de Cartagena! Vá, ande pela rua, admire as casas coloridas, coma quando der fome, alugue uma bicicleta, dê uma olhada no artesanato local nas praças, pare em um bar para dar uma animada de vez em quando, prove alguma comida de rua, tome um sorvete, sinta, viva Cartagena! Embora talvez seja sempre bom ter um mapa com os principais bares e restaurantes para você não ficar igual uma barata tonta com calor e fome.

Cartagena
Cartagena
Cartagena
Cartagena
Cartagena
Cartagena
Cartagena
Cartagena
Cartagena
Cartagena
Cartagena
Cartagena
Cartagena
Cartagena

BARES E RESTAURANTES

Primeiro de tudo, só um pequeno comentário: come-se maravilhosamente bem em Cartagena. Então desculpa por usar tanto as palavras “delicioso” e “sensacional”.

 

El Santíssimo

 

Excelente restaurante! Não deixe de ir! Os pratos estavam deliciosos e nunca vi um atendimento tão rápido em toda a minha vida. Pedi um prato de salmão sensacional!

 

Calle 38

el santissimo
restaurante cartagena

Juan valdez café

 

Dizem que o café colombiano é o melhor do mundo, então por que não tirar suas próprias conclusões? Para acompanhar o café, peça uma torta chamada Zanahoria, deliciosa! Há vários Juan Valdez Café por Cartagena, um muito simpático fica na Calle 36 perto da Universidade de Cartagena.

Clube de Pesca

 

Este restaurante fica fora da cidade murada e as mesas ficam postas a céu aberto com vista para o mar e a península. A comida é excelente e de quebra tem um pôr do sol muito bonito :) Ah! Homens não entram de regata!

 

 

18 Calle 24 junto com Fuerte del Pastelillo e Av. Miramar

clube de pesca

La paletteria

 

Muito bons esses picolés! Eu comi o de Banana Split e estava sensacional.

 

Calle 35 # 03-86

la paletteria

Café del mar

 

Este bar fica “em cima” da muralha de Cartagena. É lá que você vai para ver o pôr do sol, e é lindo!

 

Dica: tente ir cedo, as mesas que tem a vista mais privilegiada são as primeiras a serem ocupadas!

El Baluarte

 

Outro ótimo lugar para ir fim de tarde apreciar o pôr do sol! Não é tão animado quanto o Café del mar, mas as comidas e drinks são beem melhores! É mais bonito e arrumado também.

 

Calle 31

La cevicheria

 

Além de servir um ceviche sensacional e o “melhor mojito do mundo” (eles que dizem!), o ambiente é muito agradável, com as mesas postas na calçada sob ombrelones.

 

Calle 39 # 7 14

Donjuan

 

Outro restaurante muito bom em Cartagena! 

 

Carrera 6

El mar de juan

 

Este restaurante tem música ao vivo e a comida é deliciosa. Comi um ceviche lá que foi memorável. Fica na praça Plaza de San Diego. É muito animada essa região, La Cevicheria, El Santíssimo e El Coro ficam todos próximos, quase um do lado do outro!

Calle Plaza de San diego Calle 39

 

Bohemia

 

Estávamos andando de bobeira na hora do almoço e acabamos entrando neste restaurante. Apesar de ser dentro de um hotel, o restaurante fica ao ar livre, com palmeiras ao redor. Além dos pratos, os drinks são excelentes também!

 

Calle 38

restaurante bohemia
restaurante cartagena

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More