Barco Croácia

Junho/2018

Depois de passar alguns dias na Puglia - Itália, passamos uma semana em um Catamaran na região de Split, Croácia. Você pode se perguntar: mas vocês estavam na Itália, por que ir até a Croácia para alugar um barco?! Bem, por que eu A-M-O a Croácia. Além de ter nada mais, nada menos que 698 ilhas e 389 ilhéus, o mar e a vegetação são lindos, a comida (em especial frutos do mar!) é excelente, as pessoas são queridas e é um país relativamente barato (comparado com Itália, França e etc.)

 

Nosso roteiro incluiu paradas em diversas ilhas da Croácia, almoços e jantares em restaurantes em ilhotas minúsculas, praias desertas e grutas. Com destaque para as ilhas de Vis, Hvar e Brac

Hvar 

 

Nossa primeira vez em Hvar foi a mais ou menos uns cinco anos atrás. Lembro de ter absolutamente amado a ilha! Inclusive, se quiser dicas e roteiro mais detalhado de Hvar, só clicar aqui. Porém, confesso que desta vez fiquei um pouco decepcionada. Achei a cidade cheia de mais (estávamos em Setembro, não Julho!) e não sei explicar muito bem o por quê, mas a realidade não fez jus a lembrança que eu tinha. É aquela coisa, quando um destino fica muito conhecido, é melhor ir logo! De qualquer forma, caso você vá para Hvar, não deixe de ir no pôr do sol no Hula-Hula Beach Bar.

Brac

 

Não chegamos a descer na ilha, apenas fomos em uma das praias mais famosas da Croácia, a Zlatni Rat, que significa “chifre dourado”. Apesar de sua forma peculiar e se der considerada uma das praias mais bonitas da Croácia, só é possível ver a beleza da praia olhando de cima. Caso queira, tem uma trilha que se faz em uma das montanhas próximas :)

Vis

 

QUE ilha! Começamos o dia alugando uma scooter para fazer um tour pela ilha. A primeira parada foi em uma das vinícolas da ilha para uma degustação de vinhos locais e aperitivos. Depois fomos conhecer uma praia chamada Stiniva que, curiosamente, antes ficava dentro de uma caverna! Com o passar dos anos, o teto da caverna acabou desmoronando, dando forma para a praia em meio as falésias. Seguimos então para o alto de uma colina para vermos o pôr do sol. No alto desta colina tem somente uma construção: uma mini igreja do ano 400. Terminamos o dia comendo o melhor polvo da minha vida (é sério!). Você têm que ligar com no mínimo quatro horas de antecedência e escolher um entre os dois pratos da casa: polvo ou cordeiro. Isso por que eles começam a cozinhar o prato quatro horas antes, em panelas de barro. Sem contar que o restaurante fica no jardim da casa de uma família muito querida e acolhedora! No caminho de volta para o barco, passamos por um cinema ao ar livre! Um telão em uma sala aberta do lado do  mar, passando Guerra nas Estrelas. Já quero voltar!

DICAS DO ALUGUEL DE BARCO

 

Quantos dias

 

Geralmente os alugueis são feitos por semana: uma semana, duas semanas, e assim vai.

 

Embarcação

 

A escolha da embarcação é muito importante. Optamos por um catamaran basicamente pelo fator tamanho x preço. Um catamaran de 4.3 pés possui quatro suítes. Para um iate ter quatro suítes, é preciso ter mais que 70 pés. Isso significa: MUITO mais caro. O ponto negativo é que o catamaran é mais lento que um iate. Porém, a navegação é muito mais proveitosa: imagine você lá na proa, deitado em uma rede lendo um livro enquanto navega pelas águas da Croácia!

 

Lembre-se de assegurar que a embarcação possui tudo que você precisa. Como por exemplo, alguns barcos não possuem ar condicionado. Também, a maioria das contratações não incluem o valor do skipper (marinheiro), que é imprescindível. Aaaa não ser que você tenha autorização para navegar, obviamente. O ano e o estado da embarcação também são muito importantes. 

 

Local

 

Outro fator que tem que ser levado em consideração é o porto da onde sua embarcação irá sair. Para fazer essa escolha, é preciso saber quais ilhas ou cidades lhe interessam mais, para poder montar um roteiro e saber qual porto se adequa melhor.

 

Empresa

 

Há diversas empresas que oferecem o aluguel de barco na Croácia. Nós acabamos fechando o aluguel com a Silver Sail (www.silversail.hr). De qualquer maneira, lembre-se que assim como qualquer outra contratação feita somente via internet, é preciso pesquisar MUITO. Procurar saber mais sobre a empresa, avaliações e experiências de outras pessoas, etc.

 

Regras

 

Caso você não tenha um barco, ou o costume de andar em um, tenha em mente que há diversas regras de comportamento que devem ser respeitadas, para o bom funcionamento do barco e inclusive para sua segurança. Respeite-as.

SARDENHA

Nós também já alugamos um barco na Sardenha, clique aqui para saber mais.

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More