Cusco

Peru

Agosto/2016

Cusco, Peru

Parte praticamente inseparável do roteiro para Machu Picchu, Cusco também faz parte do Vale Sagrado e faz todo o sentido passar alguns dias por lá. Simplesmente por que o aeroporto mais próximo de Machu Picchu fica em Cusco, a cidade é muito fofa, a comida é fenomenal (sério mesmo), faz-se tudo a pé e é barata (MUITO!) :) Sem contar o charme a parte das montanhas cor de pele contornando a cidade ao fundo.

 

DICAS GERAIS DE CUSCO

 

Como dito também no post sobre Machu Picchu, não ignore o mal de altitude! Cusco está nada mais nada menos que 3.400 acima do nível do mar. Pode ser que você tenha sorte e faça parte da pequena porcentagem que não acontece nada. MAS, caso não, é melhor você não comer muito (muito menos comidas muito pesadas) no primeiro dia, não beber muita bebida alcoólica e andar devagar :) Tomar bastante chá de coca também ajuda (ou mastigue as folhas, faz mais efeito ainda!). E se você ainda assim se sentir mal, lá eles vendem bombinhas de oxigênio nas farmácias. Eu andava sempre com minha bombinha e minhas folhas de coca :)

 

Pode ser que esteja fazendo calor de dia, mas pode apostar, a noite vai fazer FRIO. Eu cheguei a ficar só de camiseta, suando, andando pelas ruas de dia, e a noite dar -2 graus. Isso mesmo.  

 

Peru é famosa por sua lã de alpaca. Aproveite para comprar alguma blusa, casaco, manta…enfim, alguma coisa de alpaca! Os preços são ótimos, e a qualidade também :)

 

Os táxis não tem taxímetro, então sempre negocie antes. Peguei táxi apenas duas vezes, por pura preguiça de andar, e paguei 3 soles cada corrida. Ah! A corrida do aeroporto para o centro de Cusco sai por 10 soles :)

 

Em Cusco a comida é MUITO barata e MUITO boa. Consegue-se almoçar por até 15 reais! E se você gosta de um belo restaurante, com apresentação de prato, culinária impecável e tudo mais, os preços são pelo menos a metade do que costumamos pagar no Brasil em restaurantes de mesmo nível (pelo menos no Rio de janeiro e São Paulo).

 

Prove o Ají de Gallina.

 

Prove o Pisco Sour, drink típico :)

 

ONDE FICAR E QUANTOS DIAS

 

Três noites - El Mercado (ótima localização, café da manhã sensacional, quartos muito bons e cama muito confortável)

O QUE FAZER

 

Andar por San Blás

 

San Blás é o bairro mais fofo de Cusco. Ruelas e mais ruelas que escondem as mais diversas lojinhas de artesanato local, bons restaurantes e bares. Não tem muito roteiro, explore! Você vai perceber que a rua vai subindo uma ladeira, e ao fim dela, você irá encontrar a igreja mais antiga de Cusco, construída em 1563, e uma praça com uma linda vista para a cidade :) Cuidado para não passar batido pela Pedra dos Doze Ângulos, que nada mais é que a base de uma antiga construção Inca, que permanece intacta por mais de 500 anos (sobrevivendo a terremotos inclusive), com pedras grandes e largas, cortadas em doze ângulos diferentes e encaixadas perfeitamente umas nas outras.

Plaza de Armas

 

É a principal praça de Cusco, palco de grandes manifestações e revoluções dos Incas durante a invasão espanhola. Resumindo, quando os espanhóis invadiram Cusco, eles destruíram quase todas as construções incas, principalmente seus templos, e construíram igrejas católicas em cima, impondo a religião católica no local. Bem legais eles. Enfim, é o local onde as pessoas se reúnem para conversar, beber algo, tocar violão, brincar com as crianças…você com certeza vai passar inúmeras vezes por essa praça.

Mercado de San Pedro

 

Mercado bem local cheio de opções de comidas, artesanatos e até roupas. É super movimentado nos fins de semana, e o suco de laranja espremido na hora é bem famoso!

 

Qorikancha

 

Este era o templo Inca mais importante em Cusco, dedicado ao Sol. Suas paredes e muros eram  todas cobertas de ouro. MAS, um belo dia os espanhóis apareceram, roubaram todo o ouro, destruíram grande parte do templo e construíram uma igreja em cima. Fim. O curioso é que a base da igreja continua sendo a base original do Templo Inca, o que torna Qorikancha a obra que mais evidencia a diferença arquitetônica dos dois povos.

Qorikancha,Cusco

Centro Artesanal de Cusco

 

Caminhando pela Avenida do Sol, você passará por um mural dedicado ao Sol, pelo Qorikancha, e acabará no Centro Artesanal de Cusco. Para falar bem a verdade, achei meio sem graça, tanto o Centro Artesanal (os produtos das lojinhas tem uma hora que começam a ficar muito parecidas umas com as outras), quanto o mural dedicado ao Sol. MAS, já que você vai estar por lá, e a cidade é pequena, não custa :)

Centro Artesanal de Cusco

Subir no Arco de Santa Ana no pôr do sol

 

Que lindo S2 Pegue a rua Cuesta de Sta. Ana e suba até passar por debaixo de um arco e achar umas escadas que levam para o alto de uma praça :)

Arco de Santa Ana, Cusco

ONDE COMER E BEBER EM CUSCO

 

Cicciolina

 

Para mim, foi o melhor restaurante de Cusco! Você pode escolher comer no estilo tapas (AMO!), como também pedir pratos “normais”. Possui dois ambientes, o bar, com várias mesas altas, e o restaurante. As entradas, os pratos, as tapas, a sobremesa e os drinks, tudo perfeito!

Mostrar Mais

Chicha

 

Outro excelente restaurante em Cusco! Tudo estava muito bom também!

Mostrar Mais

A Mi Manera

 

Confesso que entramos nesse restaurante pelo fato de o Cicciolina estar fechado. MAS, acabou sendo uma grande supresa! Os pratos são excelentes, e, como curiosidade, a atriz Cameron Diaz já comeu lá (tem uma foto dela e dos funcionários na parede).

Quanto aos BARES, fomos andando e entrando, estilo pub tour, guiados pelo som de músicas ao vivo :)

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More