Deserto e Oásis

Omã

Fevereiro 2019

Quando estava pesquisando sobre Omã, vi que era possível dormir uma noite no deserto. O que não foi uma surpresa, obviamente. Porém, não queria um hotel cinco estrelas no meio do deserto. Procurava algo mais genuíno, que realmente remetesse como era/é a vida dos beduínos no deserto. E achei! O nome do "hotel"? Starwatching Private Camp

A EXPERIÊCIA

 

Depois de uma meia hora de viagem/rally pelas dunas de Omã dentro de um 4x4, chegamos ao acampamento. O “hotel” se resumia a cinco pequenas tendas: a cozinha, uma sala, um banheiro e dois dormitórios. Tudo construído de forma autêntica, preservando a cultura e tradição beduína. 

 

Chegamos no meio da tarde e logo nos foi servido sucos e aperitivos. Passamos a tarde escutando música, lendo, jogando xadrez, bebendo vinho e descansando. Ao final do dia, saímos caminhando pelas dunas até o ponto mais alto, onde só se via quilômetros e quilômetros de areia com o sol se pondo láá no horizonte. 

 

O jantar foi tipicamente beduíno, montado em uma mesa externa ao lado de uma fogueira, uma delícia! E nem preciso dizer que a noite o céu é um deboche de tão estrelado. Apenas como curiosidade, um camelo selvagem veio nos visitar durante a noite enquanto jogávamos alguns jogos na “sala”. Confesso que fiquei meio receosa, mas acho que no fim, ele estava mais assustado que eu.

 

Anyway, no outro dia, acordamos com cheiro de pão quentinho, feito na hora e artesanalmente. S2

OÁSIS

 

Oásis ou Wadis são vales secos no meio do deserto que enchem de água e formam rios e piscinas naturais na época das chuvas. A curiosidade é que em Omã, alguns desses oásis são permanentes. A água diminui, obviamente, mas não o suficiente para secar. 

 

E claro, o que não faltam são opções de Wadis para ir. Nós acabamos visitando somente o Wadi Shab, por motivos de rota. O Wadi Shab é um Oásis que fica entre Mascate e a cidade de Bidiyah (base para nossa noite no deserto). É relativamente fácil de achar, tem estacionamento e um restaurante. Agora imagine rios e mini cachoeiras de água cristalina em meio a uma planície árida…é muito bonito! Porém, como nem tudo é perfeito e estamos em um país muçulmano, é proibido, tanto para homens como para mulheres, usar vestimentas que mostrem as coxas e os ombros. Ou seja, fomos os dois de shorts e camiseta.

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More