Dubrovnik

Croácia

Julho 2012

dubrovnik croácia

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Três noites – Hotel: Guest Accommodation Treasure Chest

 

Ps: Achei bem difícil achar um hotel agradável dentro da cidade murada com preço acessível. Assim, reservamos este quarto espaçoso (tem banheiro, mesa, guarda roupa e frigobar), limpo, arrumado e o mais importante: MUITO bem localizado.

 

A CIDADE

 

Outra cidade que é imperdível na Croácia! Não é tão agitada quanto a Ilha de Hvar: os bares fecham mais cedo, não tem nenhuma festa ao pôr do sol e não tem uma boate que vale a pena (pelo menos não encontrei!). Mas isso são só detalhes frente as belezas e peculiaridades de Dubrovnik, não é por menos que a cidade é conhecida como “a pérola do Adriático”! Há quem acredite que a cidade deu seus primeiros passos antes mesmo de Cristo! Sendo que desde este período ela já foi dominada pelo Império Bizantino, Austríaco, e mais recentemente foi alvo de bombardeios na guerra de 1991 no desmembramento da Iugoslávia. Hoje é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Para entrar no clima da cidade, é altamente recomendável (e eu diria que quase obrigatório) se hospedar na parte histórica, que fica dentro do muro (ou muralha) e onde não é permitida a entrada de carros. Ao passar pelos portões você encontra outro mundo, outra época. A cidade está muito bem conservada (passou por uma reforma depois dos bombardeios de 1991), sendo que ao andar entre uma ruela e outra (que assim como Split lembram muito a Itália) você se depara com diversas construções e edifícios históricos como igrejas, mosteiros, palácios, fontes e até uma farmácia datada de 1317 (uma das mais antigas do mundo). Ou seja, a cidade em si é um monumento!

dubrovnik croácia
dubrovnik croácia
dubrovnik croácia
dubrovnik croácia

A MURALHA

 

Construída entre o século VIII e XVI para defender a cidade de invasões, o muro chega a alcançar 25 metros de altura e sua espessura gira em torno de 4 a 6 metros. Sem dúvidas é um passeio que TEM que ser feito! A vista de cima do muro para a cidade é maravilhosa: ruelas, casinhas, o próprio muro em si e suas fortalezas em contraste com o mar Adriático que se expande em torno dos muros. Eu recomendo deixar para dar a volta no muro (2 quilômetros de caminhada!) mais para o fim de tarde, pois assim você evitará o horário de pico, tanto do sol e calor, como do número de visitantes! A entrada para a muralha fica logo ao lado do portão princial.

dubrovnik croácia
dubrovnik croácia
dubrovnik croácia
dubrovnik croácia

PRAIAS

 

Banje Beach

 

É a praia principal de Dubrovnik e a mais acessível. Fica a 500 metros dos muros da cidade. Ela é de areia (o que é incomum na Croácia) com cadeiras, camas, espreguiçadeiras, serviço de bar e mais movimentada que as outras praias. É legal, mas nada demais.

 

Sv. Jakov

 

Esta sim merece a visita! Você pode chegar lá de carro (e estacionar perto de uma igrejinha) ou barco/bote, que parte do porto de Dubrovinik. Ela fica bem de frente para a cidade e nem preciso falar que a vista é maravilhosa! O mar cristalino, pedrinhas em vez de areia, espreguiçadeiras, bar que serve drinks/cervejas e de quebra a vista para a cidade ao fundo!

 

praia dubrovnik
dubrovnik croácia
sv jakov praia dubrovnik

Velik Zali 

 

Outra praia muito bonita! O problema (ou não, já que assim tem pouquíssimas pessoas) é que fica mais afastada da cidade e demora de 20 a 30 minutos de carro. Também possui serviço completo de praia e um restaurante que serve pizza!

praia velik zali dubrovnik
dubrovnik croácia
velik zali

Ilha de Lokrum

 

Fica logo em frente a cidade e é possível avista-lá do muro. Diversos barquinhos levam os turistas até a ilha diariamente. Tem uma lagoa bonita onde o pessoal fica, muito verde, algumas pedras que dão acesso direto para o mar (tem escadinhas também). Se você tiver tempo de sobra, até vale a pena dar uma passada, mas se o tempo for curto, da para pular esse passeio fácil fácil!

ilha de lokrum
lagoa verde lokrum
dubrovnik croácia

BARES E RESTAURANTES

 

Buža's Bar

 

Estes bares são sensacionais! São dois bares que compartilham da mesma idéia, mas estão em diferentes lugares do muro. Eles ficam colados na muralha do lado de fora, entre a muralha e o mar. Chegar lá, é um desafio: perguntamos para o pessoal do hotel, marcaram em um mapa e mesmo assim não foi fácil! Com certeza não há lugar melhor para tomar uma cerveja e curtir um lindo pôr do sol! Em um dos bares (não sei dizer qual agora!) tem algumas rochas (de vários locais e níveis de dificuldade) da onde é possível pular direto para o mar! Vale a pena o mergulho!

buza bar dubrovnik
dubrovnik croácia
dubrovnik croácia
dubrovnik croácia
dubrovnik croácia

Nautika

 

É um bom restaurante (meio chique) de frutos do mar com uma bela vista dos muros e do mar. Fica logo após o portão principal de entrada e saída da Old Town. A comida é boa, não excelente, e o preço é alto. Não recomendo.

 

Brsalje ulica 3, 20000, Dubrovnik, Croácia

 

Revelin Club Bistrô

 

Este restaurante sim eu recomendo! É um restaurante de frutos do mar a céu aberto, onde você aproveita um belo jantar: tanto pela comida, como pela maravilhosa vista sob a cidade antiga de Dubrovnik e seu porto. Fica logo após um dos portões de Dubrovnik (não o principal).

COMO CHEGAR

 

Como estávamos de carro em Hvar, pegamos um car ferry. Tem dois car ferrys que partem de Hvar para o continente: o que pegamos na vinda (Stari Grad) e o que fica na cidade de Sucuraj, ponta sul da ilha, bem perto do continente. Da cidade antiga de Hvar até Sucuraj é mais ou menos uma hora de carro. A viagem de ferry até o continente (Drvenik) dura em torno de 40 minutos. Comprasse os tickets na hora! Chegando em Drvenik, são mais duas horas e meia de carro até Dubrovnik. No caminho se passa por um trecho do território da Bósnia (você acaba passando por duas fronteiras, uma para entrar e outra para sair da Bósnia, na mesma estrada), mas é bem tranqüilo, não é preciso sair do carro, apenas mostrar passaporte e seguir em frente! Clique aqui para acessar preçoes e timetables.

dubrovnik croácia
dubrovnik croácia

MAPA

dubrovnik croácia

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More