Fernando de Noronha

Brasil

Junho 2019

Muitas vezes eu e o Ric nos pegamos relembrando nossas viagens, os lugares, as culturas, os perrengues, as surpresas…e uma pergunta sempre vem à tona: qual lugar tem as pessoas mais queridas? Qual povo seria o mais alegre e receptivo? Até então o primeiro lugar estava com o Butão e Omã, que inclusive foram nossas últimas viagens até então. ATÉ que fomos para Fernando de Noronha. E o mais impressionante é que não importa se a pessoa nasceu lá, ou se mudou faz pouco tempo, TODO MUNDO é querido e está sempre com um sorriso no rosto. Fora isso, não é novidade que o lugar é maravilhoso, né?

 

Ou seja, AMO NORONHA! Só isso.

 

Curiosidades de Fernando de Noronha

 

. Fernão de Noronha, explorador português, financiou uma expedição para a ilha em busca de pau brasil. Como não encontraram nada, ele nem deu bola para a ilha. Inclusive nunca colocou seus pés nela! Mas o nome ficou e virou Fernando de Noronha.

 

. Não há cobras na ilha. Pode fazer trilhas a vontade.

 

. Depois de ser invadida por holandeses, ingleses e franceses, Portugal decidiu enviar seus presos a Fernando de Noronha para construção de fortes pela ilha. Os presos moravam em casas (não prisões) e podiam levar suas famílias.

 

. Com apenas 7 quilômetros, a ilha possui a segunda menor BR do Brasil. Sim, existe uma menor em São Paulo com apenas 5 quilômetros. Obviamente, não têm semáforos.

 

. Desde de 2004 não há mais nenhuma maternidade na ilha. Ou seja, apesar de não ser proibido expressamente em lei, fica meio difícil alguém nascer em Fernando de Noronha. Sendo assim, aos sete meses, as grávidas, juntamente com seus acompanhantes, são enviados a Recife para a preparação e nascimento do bebê. Tudo custeado pelo governo.

QUANTOS DIAS

 

Bem, digamos que o mínimo seria quatro dias, e o máximo uma vida inteira. 

ONDE FICAR

 

Pousada Triboju

 

Pousada perto do centrinho, muito aconchegante, decoração bonita, tem um ótimo restaurante e apesar de não ter vista para o mar, toda a pousada foi construída por entre as árvores, o que é um charme. Clique aqui para acessar o site.

 

Pousada Maravilha

 

Possui uma vista que dispensa comentários, além de um restaurante maravilhoso. Outro ponto forte é o ofurô na varanda do quarto com vista para a Baía do Sueste. De qualquer maneira, tirando o ofurô, o quarto deixa a desejar. Clique aqui para acessar o site.  

 

 

Uma curiosidade é que em Noronha as pousadas servem o café da manhã até as 18:00. Isso mesmo, você pode acordar sem fome, ou dormir até sei lá que horas e tomar seu café da manhã até as seis da tarde se você quiser :)

 

TAXA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Todos que desembarcam em Fernando de Noronha precisam pagar a taxa de preservação ambiental no valor de R$ 73,52 reais por dia de permanência na ilha. Apesar de ser possível pagar antecipadamente online, acredito que não seja muita vantagem, pois a fila acaba sendo maior e o processo em si é rápido.

 

 

PARQUE E TICKET

Além da taxa obrigatória para entrar em Fernando de Noronha, existe uma segunda “taxa” - que na realidade é um ingresso - para acessar o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha. É obrigatório? Nops. MAS, sem este ingresso, você não poderá acessar a Praia do Sancho, Praia do Leão, Praia do Atalaia, Praia do Sueste e algumas trilhas e mirantes. Ou seja, não é obrigatório… mas é.

 

A compra do ingresso pode ser feita em três locais da ilha: Centro de Visitantes do ICMBio, Pic Golfinho e Pic Sueste e o valor é de R$ 106,00 reais para brasileiros (sendo que maiores de 60 anos e crianças até 11 não pagam) e vale por até 10 dias.

 

LOCOMOÇÃO 

 

Pelo motivo de muitas estradas secundárias da ilha estarem em péssimo estado, o melhor jeito para se locomover não é nem de carro e sim de buggy: fácil, rápido, divertido e da liberdade. Só não se esqueça da lei seca :)

De qualquer maneira, muitas pessoas usam a linha de ônibus (tem somente uma, onde os ônibus ficam indo e voltando pela BR principal de Fernando de Noronha), os pés, e…carona! 

 

PRAIAS

 

Praia do Boldró

 

Possui cadeira, guarda-sol, serviço de praia e um restaurante muito fofo na entrada da praia. Comemos um peixe com arroz e feijão muito bom lá!

Baía dos Porcos

 

Linda, linda, linda! O acesso se dá pela Praia Cacimba do Padre. Não possui nenhuma estrutura. Importante olhar a tábua de marés.

Praia do Americano

 

Praia literalmente deserta! Linda vista para os dois irmãos. Acesso por uma pequena trilha.

Praia da Conceição

 

Estrutura de praia, serviço e vários restaurantes a disposição :)

Praia do Sancho

 

Well, nada mais nada menos que a praia mais bonita do mundo :) Apesar de linda, acho que o que mais me surpreendeu nessa praia foi a paz. O barulho somente das ondas e dos passarinhos, quase ninguém na praia...eu me senti como se estivesse descobrindo o Brasil naquele momento. Só preste atenção que há horário para descer e horário para subir pelas escadas que dão acesso a praia! Nem preciso dizer que não há qualquer restaurante ou serviço de praia.

Baía do Sueste

 

Essa praia tem uma curiosidade à parte: ela é conhecida por ser o berçário dos tubarões mais famosos da ilha: tigre, lixa e limão. Já no raso (raso mesmo, altura da canela) é possível ver diversos filhotes nadando. A parte esquerda da praia (pedras e mar) é proibida para turistas, o meio é livre, e o canto direito só é permitida a entrada com colete salva-vidas. Apesar de ser linda a vista da Baía do Sueste lá de cima da Pousada Maravilha, a água em si geralmente é turva, e venta muito. Lembrando que é proibido nadar de manhã cedo e final de tarde.

TUBARÕES

 

Já que estamos falando de tubarões, acho interessante um tópico só para isso. Se você é uma pessoa normal - como eu - provavelmente a palavra “tubarão” deve fazer você se lembrar de filmes sangrentos, morte, membros arrancados e tubarões gigantes assassinos. Ou seja, medo. 

 

E bem, Fernando de Noronha esta cheio deles. Inclusive, uma das três espécies mais abundantes da ilha é o tubarão tigre, considerado o segundo tubarão mais agressivo do mundo, logo depois do tubarão branco :)

 

MAS CALMA, nem tudo é tão ruim quanto parece. Primeiro vamos começar com o fato que nunca ninguém - nenhuma alma viva - morreu em Fernando de Noronha devido a um ataque de tubarão. Apesar de raros (cerca de três), ataques já aconteceram. Porém, em nenhum dos casos os tubarões atacaram “de graça”. Em alguns a água estava turva (o que pode confundir o animal) e em outro o surfista caiu em cima do tubarão, onde o “ataque”  é visto na realidade como uma defesa.

 

De qualquer maneira, vamos há alguns dados e curiosidades

 

Primeiro as notícias "boas”

 

º Selfies matam 5 vezes mais. Entre 2011 e 2017, cerca de 259 pessoas morreram tirando selfies, enquanto somente 50 morreram por ataques de tubarão.

 

º Entre 2001 e 2013, 11 pessoas morreram nos Estados Unidos por ataques de tubarão. Neste mesmo período, 364 pessoas morreram atacadas por cães.

 

º Outras coisas que matam mais que tubarões:

 

Raios: 240.000 casos por ano, média de 6 mil mortes

Hipopótamo: 500 mortes por ano.

Black Friday: 12 mortes e 117 feridos desde 2006. (ok, não é mais, mas continua sendo bizarro.)

Cachorro: 35 mil mortes por ano.

 

º Em 2018, no mundo todo, somente 5 pessoas foram mortas por tubarões. Número abaixo da média, que é 7.

 

Agora vamos para as ruins

 

º O Brasil é o 9º país com mais ataques de tubarão no mundo, sendo Pernambuco o estado com mais ocorrências. Dos 27 óbitos entre 1992 e 2013 no Brasil, 25 foram em Pernambuco.

 

º Recife é o local com mais ataques no Brasil, registrando cerca de 60 ataques desde 1992. Apesar da proximidade com Fernando de Noronha, diferente da capital pernambucana, o arquipélago conta com um perfeito equilíbrio natural.

 

 

Apesar de tudo isso, estima-se que cerca de 100 milhões de tubarões são mortos pelo homem TODOS OS ANOS. A quantidade de tubarões no mundo só diminui, sendo que dezenas de espécies estão em extinção.

 

Lembrando que os seres humanos não fazem parte da cadeia alimentar dos tubarões. Os ataques ocorrem por curiosidade ou defesa. 

 

Porém, cuidado nunca é demais, então:

 

  • Evite nadar ao entardecer ou no escuro, pois é neste horário que os tubarões se alimentam e ficam mais ativos;

  • Não entre no mar se estiver com uma ferida sangrando. O olfato do animal é muito apurado;

  • Jóias brilhantes podem refletir a luz e parecer escamas de peixes, o que pode atrair tubarões;

  • Fique atento quando a água está turva e, nesse caso, evite usar roupas com cores chamativas;

 

Caso tenha interesse em saber mais sobre os tubarões, assista o episódio “Predadores incompreendidos: Parte 2” do Tales by Light no Netflix.

VOLTANDO...

PASSEIO DE BARCO

 

Como há de se esperar, existem milhares de passeios para se fazer em Fernando de Noronha. Acabamos fazendo somente o passeio de barco e ficamos curiosos com o passeio de Canoa Havaiana no nascer do sol. 

 

Existem os passeios em grupo e os passeios privativos, assim como os passeio pela manhã e para o pôr do sol. Optamos pelo passeio privativo pela manhã. Por que pela manhã? Bem, além de ventar menos pela manhã, é somente neste período do dia que cerca de 400 golfinhos chegam na ilha, fazendo a maior festa e rodopiando pelos ares :) Além da observação dos golfinhos, o marinheiro da uma volta por algumas praias da ilha - podendo parar para mergulhar a qualquer instante -, conta um pouco da história de Fernando de Noronha e termina o passeio com um churrasco de peixe delicioso!

LUGARES PARA PÔR DO SOL

Mirante Forte Boldró

 

Vista linda para o Morro Dois Irmãos. Apesar de pouca estrutura (beem diferente do Bar do Meio), tem um barzinho onde se vende cerveja e fica rolando uma música ao vivo no violão.

 

Bar do Meio 

 

Famoso pelo pôr do sol, este bar fica entre a Praia do Meio e a Praia da Conceição. Música ao vivo, cerveja, drinks e comida boa. Caso prefira ficar em uma das camas, aconselho fazer reserva ou chegar bem cedo :)

 

Bar do Cachorro 

 

Música, comida e pôr do sol.

BARES E RESTAURANTES 

 

Mesa da Ana

 

Aqui a experiência é totalmente diferente! O restaurante fica literalmente na casa da Ana. Resumindo, o jantar é servido em uma mesa compartilhada por até 12 pessoas. Além de ser surpresa, o cardápio muda diariamente. O preço é fixo por pessoa e é necessário fazer reserva.

 

Mergulhão

 

Vista, comida, ambiente. Tudo maravilhoso.

 

Restaurante da Pousada Maravilha

 

Um dos melhores restaurantes da ilha em nossa opinião! Sem contar que a vista é maravilhosa :)

 

O Pico 

 

Comida e drinks excelentes.

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More