Gili Trawangan

Indonésia

Abril/2017

Gili Trawangan faz parte de um arquipélago de três ilhas: Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air. Sendo a Gili Trawagan, ou Gili T., a maior de todas. Mas não deixe-se enganar por ser “a maior”, pois em torno de 40 minutos de bicicleta, você da a volta na ilha. E falando em bicicleta, na ilha não há carros, motos, ou qualquer outro meio de transporte motorizado, sendo a bicicleta e a carroça puxada a cavalo, os principais meios de transporte. Também não há asfalto ou policiais. Todas as três ilhas são rodeadas por um mar lindo, lisinho, transparente e cheio de vida marítima. As construções são em maioria de madeira e palha, bem roots. Um charme. Ah! Sem contar que em um lado da ilha, tem-se a vista de Lombok, com suas montanhas e vulcões no horizonte.

COMO CHEGAR

 

Como eu havia dito no post sobre as Nusa Islands, apesar de ser difícil achar informações sobre rotas e horários de transportes marítimos na Indonésia na internet, no momento que você está lá, tudo se da um jeito! Eu particularmente nunca tinha ido viajar sem antes todas as passagens e tickets internos estarem comprados. Porém, na Indonésia, isso realmente não é necessário. Inclusive, comprando pessoalmente, você terá mais opções de rotas e preços do que os achados na internet. Além de sempre ter o poder de barganha :) Quanto a ida a Gili T., é possível chegar na ilha diretamente tanto de Bali, como de Nusa e Lombok. Nosso transporte durou duas horas, de Nusa a Gili T, e custou 450 mil rúpias cada (R$105). 

 

QUAL ILHA ESCOLHER

 

Bem, tudo depende do seu objetivo.

 

Gili T. é a ilha mais agitada: festas, jovens e bares. Mas isso não significa necessariamente que você não pode se hospedar em um hotel mais “afastado” da bagunça e ter uma experiência tranquila na ilha, dormindo com o barulho do mar :) 

 

Gili Meno é a menor e mais calma de todas. Ideal para quem não quer ver ninguém, nem nada, além de areia e mar.

 

Gili Air é parecida com Gili T em infraestrutura, porém, sem as festas. 

RELIGIÃO

 

A religião da ilha é islâmica, e apesar de não se ver muitos indícios da religião pela ilha, é possível ouvir a reza islâmica por entre as ruas do centrinho de Gili T. Não se preocupe, não há problema algum com venda e consumo de bebidas alcoólicas (inclusive, o cogumelo é legalizado) e uso de roupas de praia.

 

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

4 Noites - PINKCOCO 

Um charme de hotel no "lado zen" da ilha! De frente para o mar, com serviço de praia e seu próprio balanço.

Eu também recomendaria o Le Pirate. Na realidade eu teria escolhido o Le Pirate se já não estivesse lotado. É simplesmente sensacional! Eu diria que o Pink Coco é para quem procura mais paz, e o Le Pirate é para pessoas mais jovens. Também fica no lado zen.

 

Mostrar Mais

O QUE FAZER

Stand Up

 

Em quase toda a ilha é possível achar aluguel de stand up. As águas são calminhas, então é muito gostoso praticar stand up na ilha. 

 

Alugar um Kayak

 

Um dia alugamos um kayak para duas pessoas por aproximadamente duas horas e fomos dar a volta na Gili Meno. O passeio foi muito bonito, com direito a tartarugas e uma pausa para descanso em uma praia deserta. MAS, esteja preparado, pois cansa! 

Andar a Cavalo

 

Todo pôr do sol, perto do Ombak Sunset, é possível alugar um cavalo para cavalgar na praia. Show de bola.

Churrasco de frutos do mar na areia da praia

 

Muuuuito bom. Mais para perto do centrinho, tem vários restaurantes que servem o famoso churrasco de frutos do mar. Basicamente, vários peixes e frutos do mar pescados no dia são expostos em um balcão. Você então deve escolher um peixe, forma de preparo e molho. Os acompanhamentos são servidos em forma de buffet.  Depois é só sentar na sua mesa posta na areia da praia, pedir um vinho e apreciar a noite :) Qual escolher? Nós experimentamos o churrasco do restaurante Scallywags. Tudo muito bom!

 

Cinema ao ar livre 

 

Vários hotéis e restaurantes pela ilha disponibilizam cinema ao ar livre. Um telão, pipoca, cerveja, vários puffs espalhados pela areia e as ondas do mar de fundo. Recomendo as sessões do Le Pirate!

Nunca perder o pôr do sol 

 

Eu seei que cansa ficar o dia todo na praia, para lá e para cá, kayak e tudo mais. Mas deixe a preguiça de lado e nunca perca o pôr do sol! Os pores-do-sol na Ásia são maravilhosos, e a Indonésia não é exceção. Para ver o pôr do sol em Gili T, o melhor lugar é na região do Ombak Hotel. Escolha um bar nas redondezas, se jogue em um puff, peça uma cerveja e bom proveito :)

Festas

 

Gili T é conhecida como a ilha das festas. E realmente é. MAS, não vá achando que você está indo para uma Ibiza, Mallorca, Mykonos e etc. Aqui as festas são mais estilo pé na areia, reggae, ou pop internacional, cogumelos (sim, são legalizados), campeonatos de beerpong, pub tour e afins. 

 

Relaxar

 

Apesar de realmente a ilha ter muitas festas e jovens atras de bagunça, bastam apenas 5 minutos de bicicleta para chegar no "lado zen" da ilha. Natureza, águas calmas, praias desertas, lounges na areia da praia com música ambiente e o barulho das ondas do mar de fundo.

RESTAURANTES E BARES

 

Pituq Café

 

Restaurante vegetariano no centrinho com arquitetura de bambu e madeira. Muito fofo o gostoso!

Kayu Café

 

Para um lanchinho rápido, café ou salada sensacional. MUITO bom. Também no centrinho.

Le Pirate

 

Le Pirate é uma rede muito legal que tem vários hostels pela Indonésia. É tudo muito bonitinho, alegre e bem feito. Ótimo lugar para tomar um drink, passar o dia e participar de alguma atividade, como o cinema ou vôlei na praia :)

Mostrar Mais

Casa Vintage

 

A Casa Vintage tem um barzinho muito fofo na praia, no “lado zen” de Gili T, e também um brechó muito legal no centrinho. A dona é sueca (ou algo assim, não me lembro agora) e traz as peças de viagens que ela faz pelo mundo. Apesar de ter calças e shorts jeans legais, não gostei muito das roupas femininas, porém, a parte masculina era bem bonita!

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More