Ha Long Bay

Vietnã

Fevereiro/Março 2014

Ha Long Bay Vietnã

QUANTOS DIAS E QUAL "CRUZEIRIO"

 

Duas noites, três dias (acho o tempo ideal!) – Paloma Cruise 

 

HA LONG BAY

 

O que eu posso falar sobre uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo?! Primeiro vamos começar com o nome. Ha Long Bay significa “baía onde desceu o dragão”, e é claro que esse nome tem origem em uma lenda envolvendo dragões: há muito tempo atrás, quando o país Vietnã estava formando-se, houveram muitos conflitos com invasores marítimos, principalmente chineses. Para proteger o Vietnã e seu povo, os deuses enviaram uma família de dragões, que lançaram pedras de jade no mar para formar uma barreira. Tais jóias acabaram por se transformar nas mais de três mil ilhotas de rocha de calcário que surgem nas mais diversas e impressionantes formas do mar esverdeado de Ha Long Bay. Voltando a realidade, na verdade, tais ilhotas formaram-se a partir de sedimentos de calcário depositados no fundo do que antes era um oceano. Com o constante sobe e desce das águas ao longo de milhares de anos, o calcário acabou sendo moldado e criando essa paisagem lúdica. Enfim, Ha Long Bay é um lugar único, maravilhoso, daqueles que você esquece um pouco da vida real e começa a se sentir em um filme, ou conto de fadas. Sério, pode parecer um pouco clichê, e até é, mas eu não estou exagerando! Você simplesmente não se cansa e nem se acostuma com a paisagem. Como diz a minha querida mamãe: “Foi o lugar mais excepcional que já estive em toda a minha vida”.

Ha Long Bay Vietnã

O QUE FAZER

 

Os passeios já estão inclusos no pacote do cruzeiro, e pode ficar tranqüilo que eles te deixam bem ocupado a todo instante! Inclusive eles distribuem um itinerário logo no começo do cruzeiro com toda a programação e horários já pré definidos. São passeios para vilas flutuantes, fazenda de pérolas, churrasco em alguma praia (sim, tem praias em Ha Long Bay), kayak por cavernas e túneis, pescaria noturna de lula, happy hour a cada pôr do sol, aula e concurso de culinária, karaôke...E se você não quiser ir em algum passeio, ou achar tempo para descanso entre uma e outra programação, você ainda pode pegar sol no deck, apreciar a vista, nadar na água esverdeada, receber uma massagem...Ou seja, se tem uma coisa que você não sentirá, é tédio! Se quiser dar uma olhada no itinerário, clique aqui

Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã

Visita a vila flutuante Vung Vieng

 

Não deixe de ir! Você além de passear de mini barquinhos pela vila, você aprende sobre sua história, modo de vida, dificuldades do dia-a-dia e tem contato com alguns moradores. Uma coisa que me chamou a atenção, é o fato de todos os guias estarem sempre com uma mini rede em mãos para catar possíveis lixos jogados no mar. Não consigo entender como alguém consegue poluir um lugar tão maravilhoso ( qualquer lugar, é claro), mas esse é o preço que se paga pelo turismo, digamos assim. De fato existem certos lugares no mundo que me causam uma espécie de conflito de pensamentos: por um lado, queremos muito conhecer lugares exuberantes, paradisíacos, intocados; mas por outro lado, o simples fato de estarmos ali, já não os faz mais tão intocados assim e é triste pensar que podemos estar prejudicando, e muitas vezes de maneira definitiva, um lugar tão maravilhoso. Reflexões a parte, por favor, NÃO JOGUE LIXO NO CHÃO/MAR!

Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã

Visita a uma Fazenda de Pérolas

 

É legalzinha e pequena. Tem um mini loja no fim e pronto. Mas não tem muita escolha de ir ou não, a visita a essa fazenda de pérolas é ao fim da visita na vila flutuante.

 

Passeio com um barco privativo por Lan Ha Bay

 

Neste passeio você entra em um barco menor (mas que é grande ainda, e bem confortável com cadeira, sofá, cozinha, banheiro...), passeia por Lan Ha Bay, visita uma das ilhotas com uma espécie de praia, come um churrasco, sobe vááários degraus até um mirante (vale a pena) e depois vai até outra região de Ha Long Bay para andar de kayak por entre cavernas e túneis. Esse é o passeio mais divertido, sem sombras de dúvida! Leva o dia todo praticamente, então não seja aquele preguiçoso que escolhe ficar no deck do cruzeiro pegando sol e tomando uns drinks, mesmo por que no barco menor também tem deck, espreguiçadeiras e drinks!

Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã

Visita a Caverna Sung Sot Cave

 

Naaaaada de mais. Achei bem sem graça na realidade. Sobe-se cem degraus até chegar em uma caverna relativamente grande onde os vietnamitas ficam te mostrando vários animais que supostamente foram formados pelas rochas e estalactites (inclusive tem uma rocha em forma de tartaruga que o pessoal joga dinheiro, parece que dá sorte no amor). Se quiser aproveitar essa última manhã para ficar no barco e aproveitar a vista, vale mais a pena!

Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã
Ha Long Bay Vietnã

MAS, quanto custa?

 

Bem, pesquisei um pouco os preços antes de decidir ir com a empresa Paloma Cruise. Há cruzeiros mais caros, há cruzeiros mais baratos. Achei o Paloma Cruise um belo custo x benefício e muito exclusivo: são apenas 16 quartos :) Abaixo, confira o preço para 5 pessoas:

 

     U$ 1.430 dólares, incluso:

 

    - 2 quartos com um vinho de cortesia cada - Double Suite com varanda privativa e Family Suite com varanda privativa

    - Transfer ida e volta hotel/cruzeiro – demora umas duas horas

    - Comida a bordo - três almoços, dois jantares e dois cafés da manhã

    - Aula/Concurso de Culinária

    - Happy Hour com drinks no pôr do sol

    - Água e frutas disponíveis nos frigobares

    - Churrasco na Praia

    - Todos os passeios citados acima.

 

Observação: as bebidas não estão incluídas e não é servido nenhuma comida (nem sanduíche, nem snack, nem nada) sem ser na hora do café da manhã, almoço ou jantar, e é o que está no cardápio e pronto. Isso foi inclusive uma crítica que eu fiz ao gerente, pois as vezes bate uma fome do nada né?! Então já vá psicologicamente preparado.

 

QUANDO IR

 

Como já dito no post geral da viagem à Ásia, a melhor época para se visitar Ha Long Bay é de novembro a abril, quando o clima é mais seco.

 

Bem, é isso!

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More