Hanói

Vietnã

Fevereiro/Março 2013

Hanói Vietnã

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Duas noites – Hanoi Pearl Hotel (ótimo hotel e ótima localização. Aliás, se você quiser ficar em outro hotel, apenas não se esqueça de escolher um que seja localizado entre o bairro antigo e o Lago Hoan Kiem!)

 

A CIDADE

 

Para quem não sabe ou não lembra da história, Hanói era a capital do Vietnã Norte (apoiados pela China e URSS), enquanto Saigon (hoje, Ho Chi Minh) era a capital do Vietnã Sul (apoiados pelos EUA), até que o Vietnã Norte venceu o Vietnã Sul na Guerra do Vietnã e Hanói tornou-se a capital oficial do Vietnã comunista que conhecemos hoje, fim da história :) Talvez tenha sido a cidade mais caótica, barulhenta e suja que fui em toda a viagem: vi uma família de ratos passeando pela rua; há semáforos e faixas de pedestres, mas é como se não estivessem ali (inclusive, para atravessar a rua, apenas vá, da certo!); motos por todos os lados; barbeiros transformam a rua em “salão de beleza”, e cortam os cabelos de seus clientes ali mesmo; e assim vai. É engraçado, diferente ou trágico, tudo depende do seu ponto de vista :) É claro que isso não quer dizer que Hanói não possa revelar belas surpresas, além do fato de ser ponto de partida para a mística baía de Ha Long Bay.

 

Curiosidade

 

Quando Hanói começou a se desenvolver, assim como Ho Chi Minh, os impostos das construções eram cobrados proporcionalmente a largura de sua fachada. Digamos que os vietnamitas também têm seu jeitinho e a conseqüência disso são milhares de construções com a fachada super estreita, porém, com vários andares e beeeem compridas, formando as chamadas “Casas Tubo”.

Hanói Vietnã
Hanói Vietnã

O QUE FAZER

 

Lago Hoan Kiem

 

No coração de Hanói fica esse agradável lago. É a melhor área para se hospedar, passear ou encontrar algum restaurante. Em volta do lago, você encontra pessoas se exercitando, lendo um livro em algum banco, ou apenas passeando :) Há alguns restaurantes às margens do lago, onde é possível desfrutar de um café ou jantar (procure algum com terraço para apreciar a vista). É um lugar mais calmo, onde pode-se esquecer um pouquinho a loucura da cidade, e ter um pouco de paz :)

Hanói Vietnã
Hanói Vietnã

Thap Rua

 

No meio do lago Hoan Kiem, fica esta pequena ilha chamada Thap Rua (Torre da Tartaruga). O rei Le Thanh Tong costumava pescar na área, e o local, erguido entre os séculos XVII e XVIII, tornou-se símbolo da cidade. É possível chegar até a ilha de barquinho, mas sinceramente, acho que vale mais a pena apreciá-la de longe :)

Hanói Vietnã

Templo Ngoc Son

 

Este é o templo mais visitado de Hanói e também se encontra no lago Hoan Kiem, mas para visitá-lo não é preciso contratar o serviço de nenhum barquinho, basta atravessar a famosa ponte vermelha conhecida como Ponte Huc, um dos cartões portais da cidade.

Hanói Vietnã
Hanói Vietnã

Bairro Antigo

 

Apesar de Hanói também possuir o seu lado mais ocidentalizado (se pode-se dizer isso) com avenidas, lojas de luxo (aham, há chanel e Hermes por lá!), a verdadeira graça e alma da cidade encontra-se no bairro antigo. Se você já estiver viajando pela Ásia por um tempo, já ira se familiarizar com o bairro: são várias ruas/ruelas sendo ocupadas por motos, pessoas, carrinhos de comida, cadeiras, barbeiros, carros, motos, restaurantes/bares com banquinhos espalhados pela rua, agências de viagens (caso você ainda não tenha reservado sua ida a Ha Long Bay), várias lojinhas baratas, e assim vai!

Hanói Vietnã
Hanói Vietnã

Mercado Noturno

 

Todo fim de semana, ao fim do dia, as ruas Hang Dao e Hang Ngang são fechadas e o mercado noturno toma forma. Mas é aquela coisa, um monte de quinquilharia que você até pode acabar comprando por que esta no clima, mas depois vai ser colocado no fundo do armário e um dia você irá acha-lo novamente quando estiver fazendo uma limpeza. É que eu não gosto muito desses mercados, mas pode ser interessante para tomar uma cerveja e provar alguma comida típica :) Porém, lembre-se que as chances de o seu estomago não ir muito com a cara dessas comidas ou você pegar alguma infecção são grandes, então preste atenção na higiene do local e evite comidas cruas!

 

Espetáculo de Marionetes

 

Este espetáculo é bem famoso, turístico e uma antiga arte vietnamita. Usando fantoches em uma espécie de piscina, os atores interpretam (com as marionetes, claro) cenas do cotidiano. Infelizmente não deu tempo de ir e não posso dar uma opinião pessoal, mas acho que pode ser interessante :) Ah! O ingresso custa por volta de U$ 3 dólares. Sim, três dólares.

 

Municipal Water Puppet Theatre, Calle Dinh Tien Hoang n º 57 (em frente ao lago Hoan Kiem)

 

Mausoléu de Ho Chi Minh

 

Este mausoléu serve para nada mais nada menos que abrigar os restos mortais embalsamados do ex-presidente Nguyen Sinh Cung, conhecido por Ho Chi Minh (“aquele que ilumina”). Curiosamente, Ho Chi Minh desejava ser cremado, mas seu desejo foi totalmente ignorado, e hoje ele se encontra embalsamado no Mausoléu de Hanói onde todos podem ver.

 

Entrada gratuita. Vá cedo!

 

Horários: de Abril a Setembro: terça a quinta-feira 7:30/10:30 ou até às 11 nos fins de semana.

              de Dezembro a Março: terça a quinta-feira 8:00/11:00 ou até às 11:30 nos fins de semana.

Rua Ly Thai To e redondezas

 

Para quem está sentindo um pouco de falta de lojas de grife (ou pelo menos lojas que já ouvimos falar em nossas vidas) e um ambiente menos caótico, esta rua e seus arredores é o que você procura em Hanói! Lojas como Gucci, Burberry, Armani, Hermes e assim vai! Ali perto também há um shopping com essas e outras lojas, como chanel (que não tem loja na rua). É só caminhar e comprar :)

 

BARES E RESTAURANTES

 

Bairro Antigo

 

Infelizmente eu sai apenas uma vez a noite em Hanói, e foi para um restaurante (muito bom por sinal!), mas se você está procurando por bares mais locais e baratos para sentir a energia da verdadeira Hanói e seus habitantes, vá para o Bairro Antigo! Caso você queira um lugar um pouquinho mais arrumado, e freqüentado também por turistas, procure pela rua Ta Hien!

 

Green Tangerine

 

Esse restaurante é MUITO bom! Seus pratos misturam a culinária francesa com a vietnamita, uma delícia, sério :) E o ambiente é muito agradável com algumas mesinhas fora. Os preços são um pouco acima da média do Vietnã, mas não chega a ser caro, e eu já falei que a comida é muito boa, mesmo?!

 

Acesse aqui o website. 

 

48 Hang Be Street, Hoan Kiem District, Hanoi, Vietnam

 

El Gaucho - Argentinian Steakhouse

 

Pelo que eu pude ver, há dois desse restaurante em Hanói. O que fomos fica perto do lago Hoam Kien, possivelmente na rua Trang Tien (é melhor confirmar isso no hotel!) que fica perto também da rua Ly Thai To. Ou seja, é uma boa pedida para um almoço caprichado depois de ter batido perna e feito umas comprinhas :) A essa altura da viagem não aguentávamos mais comida asiática, e quando vimos aquele restaurante escrito "El Gaucho - Argentinian Steakhouse" foi quase como avistar um oásis no meio do deserto. E de quebra, a comida é seeeeeeeensacional! Eeee, pelo que eu vi, eles também tem restaurantes em Bangkok e Ho Chi Minh, caso você precise :)

 

COMO CHEGAR 

 

O aeroporto de Hanói recebe vôos internacionais como de Bangkok e Siem Reap, e nacionais, entao você não terá muito dificuldade de chegar a cidade. 

 

MAPA

Mapa Hanói Vietnã

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More