Havana

Cuba

Abril/2018

Construções imponentes, casas coloridas, prédios em ruínas tomados pela natureza, música, charutos, mojito, o malecón…Havana instiga a cada esquina. Caminhar por suas ruas nos remete instintivamente ao passado. Há ruas e praças que me senti verdadeiramente na Europa. Porém, é só virar a esquina que aqueles mesmos prédios imponentes foram abandonados e hoje transformaram-se em favelas ou ruínas. Em poucas palavras diria que Havana parece uma cidade européia abandonada que foi tomada pela alma caribenha.

1/1

1/1

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR EM HAVANA, CUBA

 

4 dias em uma casa de família que mais parecia um quarto de hotel. Se você quer um quarto confortável, ótima localização, vista da cidade (é em um rooftop) e privacidade, aqui é o seu lugar. Porém, se está procurando contato com as famílias cubanas, é melhor procurar outro lugar :) 

Clique aqui para acessar.

 

Lembrando que sobre dinheiro, locomoção por Cuba, internet e outras dicas gerais, estão no post geral sobre Cuba.

 

CONHECENDO OS BAIRROS DE HAVANA

 

Vedado

 

Bairro com mais infraestutura, casas maiores e melhores, avenidas mais largas. Achei meio sem graça.

 

Centro

 

Loucura. Se você quer entrar na alma do negócio, ver o dia a dia dos cubanos de perto, sem muito turista. Aqui é o seu lugar. Mas vá preparado: a grande maioria das construções estão aos pedaços, as ruas são mais sujas e não há muitas opções de bares e restaurantes. A primeira vista é bem impactante, mas você se acostuma. Inclusive, há quem se apaixone :)

 

Habana Vieja

 

Nesta parte de Havana, há muitas opções de bares, cafés e restaurantes, assim como museus e galerias. Há partes renovadas, beeem bonitas, e há partes mais largadas, com construções aos pedaços e cortiços. Ou seja, tem de tudo :) Muito charmosa e cheia de cores. Foi o meu elegido!

 

O QUE FAZER EM HAVANA, CUBA

 

Andar pelas ruas

 

Assim como qualquer outro lugar desse planeta (a não ser Dubai), uma bela caminhada despretenciosa e sem rumo pela cidade sempre reserva novas surpresas. Em Havana não é diferente :) Você vai, por exemplo, se deparar com galerias, famílias assistindo tv na sala (dá de ver, hehe), notar que não há mercados e que os cafés abrem bem tarde para o café da manhã! Obs: Os arredores da Plaza de la Catedral, assim como a rua Mercaderes foram os locais que achei mais agradáveis para caminhar.

1/1

Câmara Escura 

 

Pouca gente sabe, mas além de pintar a Mona Lisa, Leonardo da Vince inventou a Câmara Escura. E, para quem nunca viu uma de perto, vale MUITO a pena visitar a de Havana. Fica no alto de um prédio na Plaza Vieja e mostra imagens ao vivo (e com certo zoom) de toda a cidade de Havana. Eu disse TODA  a cidade, de um lugar só. Ao vivo. Além de ter um terraço com uma vista legal da cidade :)

1/1

Fábrica de Arte Cubana

 

QUE lugar. Essa antiga fábrica desativada (só por isso já acho legal) fica no Vedado. Abre por volta das oito da noite e tem de tudo um pouco. Conforme você vai andando e entrando nos cômodos, uma nova surpresa. Tem sala de cinema com um telão, cadeiras espalhadas e curtas passando, têm exposição de arte, design, tem galerias, bares e até palco de show! Se tem um lugar que não se pode deixar de ir em Havana, é aqui.

1/1

Tour de carro antigo

 

Clássico de Havana, bem turistão mesmo. MAS, é um jeito gostoso e rápido de se ter uma idéia ampla da cidade. Pagamos em torno de 40 dólares uma hora.

Andar no Malecón

 

Malecón é um calçadão com vista para o mar que circunda a cidade de Havana. À noite, principalmente aos finais de semana, o calçadão fica cheio, com pessoas fazendo piquenique, escutando música, bebendo…até mini festas acontecem. Famílias, jovens…tem de tudo. É interessante. Ah, o pôr do sol é lindo aqui :)

1/1

Presenciar o tiro de canhão na Fortaleza San Carlos de la Cabaña

 

Todos os dias, pontualmente às 21 horas, uma das maiores fortalezas das Américas faz disparos de canhão. E você pode ir lá ver isso de perto :) A história? Bem, a mais de 250 anos atrás, após a invasão inglesa em Havana, o rei espanhol Carlos III decidiu construir uma super fortaleza. Pouco mais de 10 anos depois, Havana ganhou uma das maiores fortalezas das Américas. E curiosamente, apesar de nunca ter chegado a esse ponto, ela tinha munição suficiente para aguentar uma ano de cerco. E quanto ao disparo de canhão as 21h? Antes, ele era utilizado para anunciar o fechamento dos portões da cidade de La Habana. Às 4:30 da manhã havia outro disparo para anunciar a abertura. Legal né :)

 

Taller Experimental de Gráfica

 

No meio de Habana Vieja, em uma rua sem saída, fica esse galpão, utilizado por artistas tanto para fazer como para expor seus trabalhos. Tem workshop também :)

1/1

Callejón de Hamel

 

Difícil explicar. É um local, no centro de Havana (uma quadra mais ou menos), com música ao vivo, pessoas dançando, alguns bares, arte de rua, esculturas feitas com sucata, pinturas, murais… Vale a pena! Nas tardes de domingo tem apresentações de Rumba, uma música/dança afro-cubana :)

1/1

1/1

BARES E RESTAURANTES EM HAVANA, CUBA

Jantar no La Guarida

 

Com certeza esse foi o melhor restaurante de Cuba. É mais caro que os outros, porém o nível também é bem mais elevado. Fica no último andar de um edifício antigo, bonito, com uma escadaria imponente e dizeres de Fidel Castro pintados na parede. O restaurante ficou famoso após cenas do filme Morango e Chocolate serem gravadas ali. Apesar de eu sempre desconfiar de lugares assim, esse realmente vale a pena! Não deixe de provar a sobremesa de chocolate com morango :) É altamente recomendado fazer reserva!

Floridita

 

Assim como o La Guarida é um lugar famoso que vale a pena, o Floridita é médio. Calma, já vou explicar. Assim como muitos outros lugares em Havana, o Floridita ficou conhecido devido ao seu fiel e famoso cliente Ernest Hemmingway, que adorava um daiquiri. E realmente, os daiquiris de lá são MUITO bons. Provei o normal, de café, de banana, de coco, e todos estavam muito bons.  Posso até dizer que foram os melhores daiquiris que já bebi. O que sinceramente não sei se conta muito, já que bebi poucos na minha vida. PORÉM, a comida é ruim, ruim mesmo. Fora que o cardápio estava melado e o carpete e cortinas sujos. Inclusive, me arrisco a dizer que nunca limparam aquele lugar. Ou seja, se quiser provar os daquiris e escutar uma música ao vivo no bar: Vá! Comer, nem pensar.

La Bodeguita del Medio

 

Tá, outro lugar famoso por causa do Ernest Hemmingway, mas que dessa vez não merece em nada a fama. Achei a comida gordurosa e o mojito ruim hahaha Única coisa que não tem como discordar, é que o lugar é muito legal, com várias assinaturas nas paredes e uma música ao vivo lá embaixo :) Ou seja, é um boteco legal. 

1/1

El Del Frente

 

Como achamos a comida e bebida do La Bodeguita del Medio ruim, resolvemos procurar algo pelas redondezas e acabamos parando no El Del Frente. Um rooftop bar bem bonitinho com excelentes comidas (tinha tacos com shitake e tuna tataki por exemplo) e drinks (eles realmente capricham nos drinks!). Se não quiser ficar no rooftop, eles também tem uma área com ar condicionado :)

1/1

La Imprenta

 

Ótimo restaurante na Rua Mercaderes, em Habana Vieja. Lugar agradável com música ao vivo :)

El Cocinero

 

Do lado da Fábrica de Arte Cubana fica o restaurante El Cocinero. Um rooftop bem despojado meio industrial com luzinhas penduradas (amo luzinhas). Ótimos drinks e tapas!

Papa Ernesto

 

Procurando um café com bolo? Um docinho gostoso? ÉÉÉ difícil de achar lá minha gente. Então aconselho anotar esse lugar ;) Excelente para café da manhã ou café da tarde, ou qualquer coisa que você quiser :)

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More