Hoi An

Vietnã

Fevereiro/Março 2014

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Três noites - Ha An Hotel (hotel/pousada altamente recomendado! Ótima localização, fofo, charmoso, disponibiliza bicicletas de graça para você explorar melhor a cidade e deu ótimas dicas de costureiras!)

 

A CIDADE

 

Conhecida como a cidade das costureiras, Hoi An é a minha cidade preferida vezes um milhão de vezes do Vitenã! É um daqueles lugares que você não pode deixar de ir se for ao Vietnã, assim como Halong Bay! Hoi An é uma cidadezinha pequena, fofa, que se faz tudo a pé, com o rio Thu Bon que a corta ao meio, muitos cafés, restaurantes, bares com mesinhas ao ar livre, e, o mais encantador: a noite, vários balões de papéis coloridos são acesos pela cidade, dando O toque especial :) E se isso não bastasse, a 4 km da cidade (é bom alugar uma bicicleta para ir. A pé cansa!) tem uma praia com espreguiçadeiras e guarda-sóis! Ou seja, lembre-se: se vai ao Vietnã, colocar obrigatoriamente na lista: Hoi An e Halong Bay.

Hoi An Vietnã
Hoi An Vietnã

Hoi An foi um importante centro comercial por muitos anos, sofrendo influências chinesas, francesas e japonesas. A Cidade Antiga (leia-se bairro antigo) é muito bem conservada, com suas casas e construções históricas, tendo em vista que durante a Guerra do Vietnã, os ataques americanos concentraram-se na cidade visinha de Hue. A cidade não tem muitas atrações turísticas para se visitar, talvez por que a cidade em si é uma atração turística! E pessoalmente acho muito melhor desse jeito, assim não tem aquele compromisso de cada dia ir visitar não sei quantos lugares :) Caminhe pelas ruas, pare em algum bar/restaurante, delicie-se na cozinha vietnamita, observe o movimento, encomende algumas roupas sob medidas (tem mais de 500 alfaiatarias!), relaxe, alugue uma bicicleta, explore as redondezas!

Hoi An Vietnã
Hoi An Vietnã

O QUE FAZER EM HOI AN

 

Encomendar roupas em uma das inúmeras costureiras da cidade

 

Me arrisco dizer que tem mais lojas de costureiras na cidade do que qualquer outra loja, disparado. É uma a cada esquina e ainda no meio da rua. Nosso hotel recomendou uma loja em especial chamada Bebe Tailor, endereço 9 – 11 Hoang Deu Street, e eu estou passando a recomendação adiante :) Encomendei uma blusa e um vestido, e o ric um terno (sim, um terno!) e tudo ficou excelente! Elas tiram suas medidas, você escolhe o tecido, explica e mostra imagens do que você deseja e volta para pegar no outro dia! Eu sou bem crítica com cortes e tecidos, e realmente me supreendeu a rapidez e qualidade das roupas :)

Alugar uma scooter e visitar as Marble Mountains

 

Há 20 quilômetros de Hoi An, fica um grupo de cinco montanhas chamadas Marble Mountains, ou,  Montanhas dos Cinco Elementos. As montanhas são feitas de mármore (dai o nome) e calcário, e cada uma recebe um nome (por isso cinco elementos!): metal, água, madeira, fogo e terra. A montanha principal (água) possui muitas grutas, túneis, cavernas com pequenos feixes de luz que entram pelas vigas, santuários, esculturas budistas e hindus, além da pagoda Tam Thai, construída em 1825. Este grupo de montanhas foram utilizadas durante anos por monges budistas como lugar de adoração, já serviram como depósito de tesouros por militares e uma de suas cavernas já serviu inclusive como base para um hospital de campanha durante a Guerra do Vietnã (Dong Am Phu/Hell Cave). Para acessar as cavernas e tudo mais, é preciso subir uma escadaria de 156 degraus. Caso você não se sinta no espírito de encarar tantos degraus, há um elevador como segunda/primeira opção :) Se você quiser uma vista melhor ainda da cidade e da costa de Da Nang, há uma trilha por meio de uma das cavernas que depois de escalar algumas pedras (não é difícil) e passar por um buraco, você chega a um observatório bem no cume da montanha! É bem interessante e divertido o passeio. Por mais ou menos U$ 10 dólares você aluga uma scooter e dirige até as Montanhas de Mármore :) E não, não precisa de qualquer habilitação. Sim, um perigo!

Hoi An Vietnã
Hoi An Vietnã
Hoi An Vietnã
Hoi An Vietnã
Hoi An Vietnã
Hoi An Vietnã
Hoi An Vietnã
Hoi An Vietnã
Hoi An Vietnã

Ponte Coberta Japonesa

 

Datada de 1593, a Ponte Japonesa foi construída por comerciantes japoneses com a finalidade de unir a zona comercial da cidade com a parte chinesa de Hoi An, tornando-se um símbolo de aproximação entre os povos. A ponte é toda feita de pedra e madeira e em cada extremidade há guardiões da ponte: de um lado um macaco, do outro, um cachorro. 

Hoi An Vietnã

Passear

 

Como eu disse antes, Hoi An é uma cidade encantadora, e nada melhor para conhecer cada cantinho dela, que passear, seja a pé ou de bicicleta, sem rumo em meio as suas ruas e ruelas.

Hoi An Vietnã
Hoi An Vietnã
Hoi An Vietnã
Hoi An Vietnã

RESTAURANTES E BARES EM HOI AN

 

Infelizmente não me lembro de nenhum bar em especial em Hoi An, me lembro apenas de ter caminhado à beira do rio a noite e parado nos bares que mais me agradaram no momento, não há erro! Quanto aos restaurantes, destaco dois em especial:

 

The Green Mango

 

Não tenho certeza se é exatamente este restaurante, pois não gravei o nome na época e não tem street view em Hoi An para eu tentar descobrir, mas pelas fotos parece ser este! É um ótimo restaurante vietnamita, com comidas mais elaboradas e caprichadas :)

 

54 Nguyen Thai Hoc, Minh An, Hoi An

 

Secret Garden

 

Escondido no meio de umas ruelas da cidade no fim de um beco (é difícil de encontrar) fica esse restaurante em meio a um jardim vietnamita (o que justifica o nome). Comida excelente e ambiente muito agradável :)

 

Acesse o site oficial aqui.

 

Horário de Funcionamento: 08:00 até 00:00.

 

Down the alley next to 60 Le Loi, Hoi An, Viet Nam.

 

COMO CHEGAR

 

Pode-se chegar a cidade tanto de carro, como de avião, depende de onde você está, é claro. Apesar de a cidade de Hoi An não ter aeroporto, há apenas 30 quilômetros de distância tem o aeroporto de Da Nang City na cidade de Da Nang. O vôo de Phu Quoc (onde estávamos) até Da Nang dura 4 horas (fazendo conexão em Ho Chi Minh).

 

MAPA

MAPA Hoi An Vietnã

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More