Hue

Vietnã

Fevereiro/Março 2013

Hue Vietnã

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Uma noite – Imperial Hue Hotel (bom hotel, boa localização)

 

A CIDADE

 

Banhada pelo Rio Perfume (que De cheiroso não tem nada) Hue já foi a capital imperial do Vietnã por mais de 150 anos durante a dinastia feudal Nguyen (entre os séculos XIX e XX), recebeu a construção de uma Cidade Imperial inspirada na Cidade Proibida de Pequim e sofreu danos irreparáveis na Guerra dO Vietnã por conta de sua localização: a cidade dividia a porção norte (vietcongs) e sul do país (que era controlada pelos EUA).

 

Porém, apesar da grande importância histórica da cidade não achei Hue uma cidade imperdivel, nem perto. Achei a Cidade Imperial interessante, mas bem destruída (parece que passou por uma bela reforma agora) e com pouca sinalização para os turistas. Fora isso, achei a cidade de Hue em si caótica (não é uma cidade grande, mas também não tem charme de cidade pequena), muito trânsito com macaco em cima do carro, buzinas, aglomeração, sujeira, nada que me saltasse aos olhos...enfim, infelizmente nem tudo é perfeito, e Hue acabou sendo a pequena decepção da viagem. MAS, pode ser que eu estivesse em um dia não muito inspirado, pode ser que o enjôo tenha atrapalhado um pouco (comi sushi estragado no hotel, maravilha) ou que o clima naquele momento não foi o certo, então, quem sou eu para dizer alguma coisa? Quem sabe você vá, e goste :) Mas, se eu pudesse voltar no tempo, deixaria fora do meu roteiro fácil fácil haha

Hue Vietnã
Hue Vietnã
Hue Vietnã

O QUE FAZER EM HUE

 

Cidadela

 

Localizada no coração de Hue, e ocupando uma boa parcela da cidade, a Cidadela, nos tempos de glória, tinha 10 quilômetros quadrados e era cercada por uma muralha e um fosso. Dentro da Cidadela, fica a Cidade Imperial, um amplo complexo cultural classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1993. São diversas construções com arquitetura chinesa, templos, jardins, pátios...enfim, tudo que uma cidade precisa! Ainda, dentro da Cidade Imperial, fica a Cidade Proibida Púrpura, que tinha o acesso restrito apenas a Família Imperial Nguyen e eram punidos com pena de morte aqueles que tentavam acessar esse perímetro sem a permissão do Imperador (é meio “engraçado” caminhar por lá livremente sabendo que alguns anos atrás, naquele mesmo lugar, pessoas eram mortas por isso). Construída no século XIX e antiga sede do império, foi inspirada na Cidade Proibida de Pequim e serviu como fortaleza, assim como já dito, residência imperial da família Nguyen. Infelizmente a cidade sofreu forte bombardeio na Guerra do Vietnã, causando danos irreparáveis, mas algumas partes ainda estão bem preservadas, como o Teatro!

 

Preço: 105.000 VND - R$ 15,00

 

Horário de Funcionamento: não consegui nenhuma informação sobre isso, mas me lembro que fechava cedo, tipo umas cinco da tarde.

Hue Vietnã
Hue Vietnã
Hue Vietnã
Hue Vietnã
Hue Vietnã
Hue Vietnã
Hue Vietnã
Hue Vietnã
Hue Vietnã
Hue Vietnã

Logo após a saída da Cidadela, no lado direito (para quem olha do rio) está uma espécie de museu a céu aberto de aviões e tanques usados na guerra.

Hue Vietnã
Hue Vietnã
Hue Vietnã

Túmulos Imperiais

Sim, depois da Cidadela, os pontos turísticos mais famosos de Hue são túmulos. Para ser sincera não são só túmulos claro, são os túmulos dos imperadores de Hue, e estão mais para monumentos do que para túmulos em si (alguns são palácios inclusive). Ao todo, são sete “túmulos” espalhados pelos arredores da cidade (não ficam perto uns dos outros, e são um pouco afastados do centro de Hue), sempre às margens do Rio Perfume. Diferente das pirâmides do Egito, tais monumentos não foram construídos apenas para guardar o corpo do imperador após a morte, mas também serviram de moradia, local de descanso, e etc. para ele e sua família durante a vida :) Se for para escolher visitar alguns, em vez de todos, eu apostaria nos seguintes: Tumba do Imperador Khai Dinh (que inclusive, se quiser visitar só um, vá nesse!), Túmulo do Imperador Minh Mang e o Túmulo do Imperador Tu Duc (não confundir que tem o “Duc Duc” também).

 

Preço: 80.000 VND – R$ 10 reais. A entrada só é cobrada nos túmulos principais, que no caso, são os três que eu citei :)

 

Horários de Funcionamento: Khai Dinh – diariamente das 07:00/11:30 e 13:30/17:30

                                               Minh Mang - diariamente das 08:00 às 18:00

                                               Tu Duc - diariamente das 07:00/11:30 e 13:30/17:30

Thien Mu Pagoda

 

Esta pagoda é datada do ano de 1601 e como tudo nessa cidade, se encontra as margens do Rio Perfume :) Reza a lenda que uma senhora de idade vestida de vermelho era avistada todas as noites no topo da colina, e que um belo dia ela disse: “Um dia o Senhor irá vir aqui e construir algo de grande importância”. Então a colina recebeu o nome de Thien Mu Son (Montanha da Senhora do Céu). Até que o Imperador Nguyen chegou a Hue, soube da lenda e decidiu construir tal pagoda e chamá-la de Thien Mu :) Lembre-se: Como qualquer outro lugar sagrado, evitar usar bermuda acima do joelho, mostrar ombros e peito :)

COMO CHEGAR

 

Contratamos um serviço de van para nos levar de Hoi An para Hue e depois de Hue para o aeroporto de Da Nang. O próprio hotel de Hue (Imperial Hue Hotel) oferece esse serviço, mas caso você prefira, há opções de ônibus também que fazem as duas rotas, ou algumas companhias particulares que fazem o trajeto por um preço mais amigável :) Clique aqui para algumas opções.

 

Preços van/carro: $ 100 dólares Hoi An – Hue (van até 6 pessoas)

                            $ 80 dólares Hue – Da Nang Airport (van até 6 pessoas)

                            $ 80 dólares Hoi An – Hue (preço para 2 pessoas)

                            $ 60 dólares Hue – Da Nang Airport (preço para 2 pessoas)

 

Distâncias: Hoi An – Hue 136 km

                  Hue – Da Nang Airport 107 km

 

MAPA

Hue Vietnã

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More