Hvar

Croácia

Julho 2012

marina hvar

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Quatro noites – Hotel: Adriana Spa Hotel (excelente!)

 

A ILHA

 

Esta ilha é parada obrigatória na Croácia, não tem desculpa! É linda, linda, linda, LINDA! Li em muitos lugares antes de ir que Hvar era a “ilha das festas”, ou a “nova Ibiza”. Sinceramente eu não achei nada disso. Ela é muito animada sim: tem festas ao pôr do sol, uma “boate” em uma ilha privada, faz parte do roteiro da Yacht Week, repleta de jovens .... MAS, é totalmente possível fugir da agitação e achar lugares mais isolados e encantadores. Além do quê, o “festerê” da ilha está na dose certa: não há gente louca despirocada e inconveniente como achei que poderia ter. Nossa rotina em Hvar era: acordar, tomar café da manhã com vista para a marina e a praça, ir para uma praia linda, mais afastada e deserta, depois descansar (ou não!) e ir a alguma festa/bar a noite!

Hvar Croácia
Hvar Croácia

Não é uma ilha pequena, nem grande (possui 68 quilômetros de comprimento), mas seus principais atrativos reúnem-se na cidade (ou vila) de Hvar Old Town. A cidade é pequena, onde os principais bares e restaurantes ficam ao redor da praça principal ou ao redor da marina, porém, não deixe de se perder nas ruelas da cidade antiga de Hvar!

Hvar Croácia
Hvar Croácia
Hvar Croácia
Hvar Croácia

Há apenas 30 minutos de carro da Old Town, fica a cidade de Stari Grad (onde desembarcamos de ferry). Esta cidade é conhecida como sendo a mais antiga da Croácia, já tendo sido dominada por gregos e romanos! Ou seja, vale uma visita rápida!

stari grad hvar
Hvar Croácia
Hvar Croácia
stari grad

LOCOMOÇÃO

 

Não é estritamente necessário ter um carro para se locomover em Hvar. Digo isto pois os bares, restaurantes, bares de praia e algumas praias ficam próximos ao “centrinho”. É possível ir a pé, táxi ou taxi boat. Porém, se você quer mesmo conhecer a ilha e se aventurar pelas praias maravilhosas e mais exclusivas que este paraíso tem a oferecer, você precisará ir um pouco mais longe! E não, não tem como ir a pé, e desaconselho até mesmo ir de bicicleta: são muitas subidas, muito quente, muito asfalto e sem sombra alguma! Ou seja, melhor ter um carro!

 

MAS, se você não estiver viajando de carro, uma idéia é alugar uma scooter ou até mesmo um barquinho (leia-se bote) privativo!

 

PRAIAS

 

Petrascisca

 

Esta praia fica na região de Zavala, na parte sul da ilha, a mais ou menos uma hora da cidade de Hvar. Não foi muito fácil de achar, admito, umas erradas de rua aqui e ali, tivemos que perguntar algumas vezes para os locais onde ficava a praia (eles falam melhor italiano que inglês, só uma dica caso você saiba a língua!), mas com certeza valeu a pena! Nem preciso falar que tem quase zero pessoas na praia, ou seja, você tem uma parte da Croácia só para você! E o melhor é que tem um restaurante e um bar muito bons em um paredão logo acima da praia que é possível acessar por uma escada. Comemos uma lagosta maravilhosa, com uma vista maravilhosa em um lugar maravilhoso!

Hvar Croácia
Hvar Croácia

Antes:                                                                                                    Depois:

Dubovica/Dubrovika

 

Linda, linda, linda! Esta praia é de mais fácil acesso, pois fica relativamente perto da cidade de Hvar, porém é preciso de um meio de locomoção, seja ele barco, scooter ou carro (sério, não tente ir de bicicleta). No meio da estrada tem uma placa indicando a praia (tem que prestar atenção, nós passamos reto na primeira vez!), então tem que estacionar e descer uma trilha para chegar a praia. Possui um bar/restaurante onde, digamos, da de matar a fome ou a sede. A água do mar, como é de se imaginar, é cristalina e calma. Mas o que mais chama atenção nesta praia é o cenário: lembra um pouco um deserto, cor de areia, com casas de pedras grandes e amareladas, em contraste com árvores de flores cor de rosa e o mar azul/verde no horizonte.

Dubrovika Hvar Croácia
Dubrovika Hvar Croácia
Dubrovika Hvar Croácia
Dubrovika Hvar Croácia

Milna

 

Fica bem perto da cidade, água cristalina e calma, bar, cadeiras, espreguiçadeiras e guarda sol, ou seja, tem todo o conforto, mas para mim não chega nem aos pés das outras duas!

 

Bar Hula Hula

 

Fica na cidade de Hvar, mas um pouco mais afastado do “centrinho”, sendo totalmente acessível a pé. Só fomos neste bar para a festa no pôr do sol, que acontece todos os dias, e não chegamos a aproveitar nenhum dia de “praia”. Mas acho que vale a pena passar uma manhã ou tarde neste bar. Não é exatamente uma praia: são várias pedras mais planas em frente ao mar, de onde é possível pular diretamente para o mar. Possui espreguiçadeiras, guarda sol, além de serviço completo de bar e restaurante. Uma dica é ir mais a tarde para o bar, escolher uma das espreguiçadeiras, pedir drinks, apreciar a vista, mergulhar no mar cristalino e esperar a festa começar!

 

Amfora Bonj 'les bains'

 

Este é um clube de praia que fica na cidade Hvar. É possível alugar cadeiras, espreguiçadeiras ou até mesmo cabanas exclusivas de frente para o mar com serviços especiais. O preço não é um dos mais atrativos, inclusive quanto há tantas praias maravilhosas e de graça para ir, mas acho que vale a pena alugar uma cabana por uma manhã, tarde, ou o dia todo mesmo! Não aconselho alugar cadeiras ou espreguiçadeiras avulsas pois neste caso você estará pagando um preço salgado por algo que, como dito antes, pode ser encontrado em toda a ilha e de graça. Neste site você pode dar uma conferida no clube.  

 

RESTAURANTES E BARES

 

Quanto aos restaurantes é simples: dê uma volta pela praça principal e seus arredores, dê uma olhada nos menu's e voilá.

 

Em relação aos bares, fomos em dois que vale a pena a recomendação:

 

Bar Hula Hula

 

Já falamos sobre ele quando estava falando sobre as praias, mas vale repetir a dica e o lugar, ainda mais por se tratar do melhor bar de Hvar! Todos os dias ao pôr do sol (e QUE pôr do sol) tem uma festa com DJ's, vários jovens dançando, bebendo, conversando e comemorando a vida! É muito divertido e com certeza eu recomendo. O dresscode (vou começar a usar essas gírias talvez) é chinelo, biquíni e saída de praia! Quer melhor que isso?!

Hvar Croácia
Hvar Croácia
Hvar Croácia

Carpe Diem

 

Este bar, localizado em frente a Marina de Hvar, é meio bar/boate e as pessoas vão mais arrumadas. Começa com um clima de bar e, conforme vai ficando mais tarde, vai se transformando em uma festa. É beeem animado! Possui uma vista bem legal para a Marina, já que boa parte do bar/boate é aberta. Tem também a boate do Carpe Diem, que fica em uma ilha exclusiva bem próxima a ilha de Hvar e se tem acesso por botes.

 

COMO CHEGAR

 

Como estávamos de carro, pegamos um carferry de manhã cedo partindo de Split. Na alta temporada os ferrys de Split para Hvar (Stari Grad) saem normalmente de 5 a 7 vezes por dia, tem desde as 05:00 as 20:30 e dura cerca de duas horas. Stari Grad fica localizada na Ilha de Hvar a 30 minutos de carro de Hvar Old Town (táxis e ônibus também fazem este trajeto). Existem ferrys que vão diretamente a Old Town de Hvar, porém eles não são tão freqüentes, são normalmente mais a tarde e queríamos pegar um ferry cedo para aproveitar o dia! Clique aqui e aqui para conferir as timetables.

 

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More