Jaisalmer

Índia

Fevereiro 2019

Conhecida como a “Cidade Dourada”, Jaisalmer fica no meio do deserto de Thar (inclusive é possível organizar um jantar ou até dormir no deserto!), do ladinho do Paquistão (eita). A cidade fica dentro de um forte de 80 metros de altura construído a mais de 800 anos. Da onde vem o apelido? Bem, é só olhar para a cidade: toda cor de areia! 

 

COMO CHEGAR

 

Avião! Recentemente, Jaisalmer ganhou um aeroporto com voos diretos entre a cidade e Nova Délhi. E não precisa ter medo de pegar avião na Índia não! Os aviões e aeroportos são novos e limpos (pelo menos todos que fomos/pegamos) e o voo super curto e barato :)

 

ONDE FICAR

 

Dentro do Forte, CLARO.

 

QUANTOS DIAS

 

Dois dias inteiros.

O FORTE

 

Construído em 1156 pelo Marajá Jaisal, o Forte de Jaisalmer ganhou o apelido de - adivinhem - Forte Dourado. MAS, o que mais chama a atenção no Forte de Jaisalmer, é o fato de seus habitantes ainda morarem dentro dele. Moradores, crianças, turistas, templos, cafés e lojinhas de artesanato se dividem por entre suas ruas, formando verdadeiros labirintos e transformando Jaisalmer em o que eu posso chamar de Museu Vivo :)

HAVELIS

 

Havelis são as mansões antigas da Índia e dentro do Forte de Jaisalmer há inúmeros deles! Há muitos Havelis que foram transformados em hotéis e restaurantes inclusive.

TEMPLOS JAINISTAS

 

Dentro do Forte Dourado há 7 Templos Jainistas (religião indiana) construídos entre os séculos XII e XV. Os templos são dedicados a Rikhabdevji e Shambhavdevji, famosos eremitas jainistas conhecidos como ‘Tirthankars’, que nada mais são que professores da arte de atingir o nirvana.

GADISAR LAKE

 

Confesso que este é o típico lugar que em foto é mais bonito do que ao vivo. Isso por que há muito lixo, sujeira, cocô de passarinho, e claro, o local é super mal conservado. Isso quer dizer que é feio? Não, tem sua beleza :) Anyway, este lago é artificial e foi construído por Maharawal Gadsi Singh no século XIV para servir de reservatório de água para Jaisalmer. Muitos templos e altares foram construídos a sua volta e com o passar do tempo, o lago se transformou em atração turística. Hoje é possível inclusive alugar pedalinhos e barcos a remo :)

RESTAURANTES E BARES EM JAISALMER

 

 

KRISHNA’S BOULANGERIE (MUD MIRROR)

 

Ótimo lugar para sentar, comer uma pizza, beber cerveja e apreciar a vista! Curiosidade à parte: você vai perceber que nos degraus da escada que levam ao restaurante há pesinhos e o símbolo da suástica. Pois bem, os pesinhos significam “boa sorte” e o uso da suástica é extremamente antigo na Índia, representando harmonia e equilíbrio.

SAFFRON

 

Com certeza meu restaurante favorito de Jaisalmer! O Saffron fica no rooftop de um antigo e lindo Haveli. Ou seja, vista para a cidade - e as estrelas -, história e comida boa em um só lugar :)

BHANG SHOP

 

Então…em Jaisalmer é legalmente permitido a venda de Lassi (espécie de vitamina indiana) feitos com extratos da maconha e esse lugar é o mais famoso deles. Se é bom? Posso dizer que foi um dos lassis mais gostosos que experimentei e não tem gosto nenhum de maconha hehe

BAR COM VISTA

 

Não, esse não é o nome do bar. O problema é que não consigo me lembrar qual é. Só sei que fica ao lado do Jaisal Castle Hotel. Tem uma vista bonita do pôr do sol, bruschetta boa e cerveja médio gelada!

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More