Roh Rong - Koh Rong Samloem

Camboja

Fevereiro/março 2014

Koh Rong Camboja

Koh Rong e Koh Rong Samloem, duas ilhas desertas, paradisíacas e praticamente virgens situadas no Golfo da Tailândia. E quando eu digo desertas, eu quero dizer: populacão local estimada em pouco mais de mil habitantes, sem ruas, sem carros, sem tuk tuk, quase sem eletricidade (é fornecida por gerador por apenas algumas horas do dia), as vezes falta água, as construções são todas feitas de madeira e palha e a natureza está praticamente em seu estado bruto. Pode-se dizer que também é o significado perfeito também para roots. Ou pelo menos era assim no ano de 2013, quando fomos (já fiquei sabendo que as ilhas se desenvolveram bastante até então). MAS, é claro, que para completar, tem praias lindas (com ninguééém), águas cristalinas, plânctons luminosos (aham!) e já foi recomendado como destino turístico pelo NY Times!

O CLIMA ROOTS DA ILHA

 

Antes de tudo, um aviso muito importante: se você é louco por limpeza e conforto, não vá! Como dito, as pousadas são todas feitas de madeira e palha; a energia é fornecida por gerador apenas das 6pm até 1am (claro que os ventiladores só funcionam nesse período. E não, não há ar condicionado, óbvio!); a água é gelada (as vezes acaba por um período); a cerveja é quente; não ligam muito para moscas ou ratos (é, eu vi uns dois), não há meio de transporte terrestre (pelo menos até 2013) e seus pés serão seus sapatos. MAS, não é tão horrivel assim quanto parece, só estou querendo preparar você mesmo, e no fim, é só um pequeno preço que se paga por dias relaxantes, mar calmo (sem ninguééém) e vida mansa. Todos esses detalhes é o que fazem desse lugar, um lugar único! Ah! Não preciso dizer que não há caixas eletronicos por lá, né? Leve dinheiro!

Koh Rong Camboja

ONDE FICAR

 

Bem, como eu estava indo com meus pais, pesquisei, pesquisei e reservei o que parecia ser o melhor “hotel” da região, chamado Ecosea Dive and Bungalows, que custou em torno de U$ 20 dólares o bangalô por noite. O problema é que o tal hotel fica na ilha de Koh Rong Samloem, uma ilha pequena à 10 minutos de taxi boat de distância da ilha principal: Koh Rong. Na época que estivemos por lá (fevereiro de 2013) havia apenas esta hospedagem em Koh Rong Samloem (pelo menos pelo que eu pude achar). Mas, conforme verifiquei, esta ilha agora possui um site (antes não havia!) e varias opções de acomodações novas (todas construídas entre 2013 e 2015)! A pousada possui uma rede de vôlei na praia, um restaurante da pousada, um bangalô principal com alguns jogos de tabuleiro e um bar (cerveja queeeente) e vários outros bangalôs espalhados de frente para a praia (que no caso são os quartos). De qualquer forma, imagino que devam ter construído outras acomodações melhores na ilha de Koh Rong também, e assim, é melhor ficar por lá mesmo! 

AS ILHAS

 

Koh Rong Samloem é uma ilha relativamente pequena que fica de frente para a ilha de Koh Rong. Como dito, Samloem hoje conta com várias opções de acomodações e atividades, lembrando que os bares e restaurantes são disponibilizados pelas próprias pousadas. Na pousada em que ficamos, havia somente uma praia de fácil acesso, que fica de frente para os quartos. As outras praias ficavam distantes e na época não havia ruas ligando-as. Hoje há trilhas pela mata que facilitam o acesso entre as novas pousadas e as outras praias. Quanto a pousada, além da quadra de vôlei montada na praia, alguns jogos de tabuleiro e a possibilidade de fazer aulas de mergulho, a noite sempre havia um happy hour no bar do hotel seguido de churrasco ou peixe grelhado. A praia é extensa e a profundidade da água continua a mesma por metro e metros! Mas, como nada é perfeito nessa vida, apesar de a água ser super calma e transparente, a areia da praia não é tão branca (meio amarela demais inclusive em algumas partes) quanto as fotos que o site da pousada mostravam. Não sei se foi azar, época, ou uso de muito photoshop mesmo. Também achei que a administração da pousada poderia ter um pouco mais de cuidado com a natureza, pois apesar de o espírito do lugar ser “paz, amor e natureza”, havia uma espécie de lixão atrás da pousada onde todo o lixo e esgoto ficavam, o que atraía muitas moscas, é claro, e eu acho isso meio nojento demais (não?). Por fim, acredito que Koh Rong Samloem, apesar do crescimento nos últimos anos, continua sendo um destino mais calmo e menos desenvolvido que a ilha principal de Koh Rong.

Koh Rong Camboja
Koh Rong Camboja
Koh Rong Camboja
Koh Rong Camboja

Koh Rong é a vizinha agitada, com mais opções de hospedagem, praias e muuuitos mochileiros. Possui uma pequena vila onde ficam concentrados a maioria dos bares, restaurantes e pousadas da ilha. Koh Rong tem ao todo cerca de 42 quilômetros de praias, sendo que a mais bonita, Long Beach, é extensa e fica um pouco afastada desse centrinho. O melhor jeito para se chegar até ela é pegando um taxi boat ou alugando um kayak, mas também da de fazer a trilha por dentro da mata (é puxado, portanto prepare-se!). Um luxo quase que absoluto da ilha é o fato de todas as pousadas ficarem de frente para a praia, com a maioria dos bangalôs voltados pro mar, e muitas vezes construidos na própria areia da praia! Calçados quase que não são necessários aqui. Talvez somente um chinelo, caso você se aventure pela mata atrás de novas praias.

 

Koh Rong Camboja
Koh Rong Camboja
Koh Rong Camboja
Koh Rong Camboja
Koh Rong Camboja

LOCOMOÇÃO

 

Até então (2013) não haviam carros, nem motos, nem tuk tuks, nem ruas...só trilhas pela mata. Nem parece que você esta na Ásia, tão longe daquela confusão, motos, buzinas, carrinhos de comida na rua e pessoas para todos os lados! É bom dar um descanso de tudo isso, ficar distante do mundo! Como tem pouca iluminação artificial, a noite é possível observar milhares (milhões?) de estrelas e constelações espalhadas pelo céu! Um espetáculo :) É engracado como as pessoas que estão na ilha realmente pensam que estão no paraíso, não me esqueço da cara de espanto e da constante pergunta que faziam quando dizíamos que estavamos indo embora: “Mas já? Por que vocês estão indo tão cedo embora do paraíso?! Fiquem mais!”. Sem contar que os preços nas ilhas são muuuuito baratos: hospedagens de U$5, U$ 10 ou U$ 20 dólares para os mais afortunados, pratos de comida por U$ 4 dólares, cerveja por U$ 0,50 dólares e passeios por U$ 10, U$ 20 dólares. MAS, apesar de tudo isso, não vou dizer que esse é o melhor lugar que já fui, nem o mais bonito. Porém a experiencia é inexplicável. Ver com seus próprios olhos que esse tipo de lugar ainda existe, a magia (eu sei, meio brega) e energia por trás de tudo isso, como as pessoas são felizes com tão pouco, como uma ilha, um pouco de palha, madeira e comida fazem de um simples lugar na Terra, o paraíso para muitos. 

 

 

Clique aqui para acessar o site oficial de Koh Rong

Clique aqui para acessar o site oficial de Koh Rong Samloem

RESTAURANTES E BARES

 

Como dito anteriormente, em Koh Rong Samloem, os restaurantes e bares existentes na ilha são somente os que as próprias pousadas disponibilizam. Já na ilha prinicpal de Koh Rong, há mais opções de bares e restaurantes, inclusive bem variados até, se considerarmos as limitações da ilha e tudo mais. A noite, Koh Rong fica bem agitada, com músicas nos barzinhos, churrascos (aham!), mini festas e mochileiros para la e para cá :) Lembrando que a cerveja custa U$ 0,50 dólares e um prato de comida pode ser encontrado por U$ 4 dólares.

COMO IR DE UMA ILHA A OUTRA

 

Para ir da ilha de Koh Rong a Koh Rong Samloem e vice-versa usa-se o taxi boat (10 minutos), assim como para ir de uma praia a outra quando muito longe.

 

O QUE FAZER NAS ILHAS

 

º Mergulho

 

º Kayak

 

º Mountain Bike

 

º Trilhas pela Floresta (até uma praia deserta ou cachoeira no meio da mata!)

 

º Pesca: tem uns moradores locais que por poucos dólares levam você para uma “pescaria”  em um barquinho de madeira. Depois de pescado o peixe, você tempera ali mesmo no  barco e come! Eles “dão” cerveja também :)

 

º Vôlei (pelo menos na pousada que ficamos!)

 

º Observar Plânctons Luminosos (em Koh Rong)

 

º Ficar de pernas pro ar e relaxar

COMO CHEGAR

 

Bem, confesso que tem uma coisa que eu errei na programação dessa viagem pela Ásia: para se chegar a Koh Rong, você precisa primeiramente ir até a Sihanoukville, que é cidade de onde partem os barcos para a ilha. E foi nesse trajeto (até Sihanoukville) que eu cometi meu erro. Havia apenas duas opções para ir de Sihanoukville a Koh Rong, e dessas duas, apenas uma parava em Koh Rong Samloem e saía 8:00 AM do pier. Como teríamos que pegar o barco das 08:00 AM (e era até melhor, para aprovietar mais o dia), precisávamos estar em Sihanoukville em torno das 6:30/7:00 AM. Assim, resolvi alugar uma van para fazer o trajeto Siem Reap – Sihanoukville (521 km, 7-8 horas) durante a noite, partindo 23:00 PM de Siem Reap. Acontece que a estrada não era nem um pouco como eu imaginava: não havia asfalto, era de terra batida, a largura da estrada era de praticamente só um veiculo e não havia postes de iluminação. Ou seja, não faça isso de jeito nenhum! Pelo menos não a noite com toda a sua família dentro de uma van. Há algumas linhas de ônibus que fazem esse trajeto (Siem Reap – Sihanoukville), mas é claro que demoram mais tempo e dependendo da companhia, são bem sujos (clique aqui para mais informações sobre o transporte de ônibus pelo Camboja, horários e companhias). De qualquer maneira, recomendo fazer essa viagem de dia. Outra opção é pegar um avião até Phnom Penh, passar uns dias na capital e então ir de ônibus até Sihanoukville.

Horários dos Barcos

 

Empresa:  Speed Ferry Cambodia

 

Serviço diário – 45 minutos – U$ 12 dólares ida e volta.

 

Sihanoukville – Koh Rong

 

8:00 AM 11:00 AM 15:00 PM

 

Sihanoukville – Koh Rong Samloem

 

8:00 AM 15:00 PM

 

Obs: você compra o ticket de ida para o dia específico e o dia de volta fica em aberto, para quando você decidir voltar :) E eles ainda tem um passeio por U$ 20 dólares onde se visita três ilhas e está incluído no preço: aluguel de equipamentos de snorkeling, café da manhã e almoço. É uma boa pedida para quem só ficará em Sihanoukville mas gostaria de conhecer as ilhas!

 

Empresa: TBC Koh Rong Speed Boat

 

Serviço diário – 30 minutos – U$ 20 dólares ida e volta

 

Sihanoukville - Koh Rong Samloem

 

09:00 AM 12:00 PM 14:30 PM

 

Koh Rong Samloem – Sihanoukville

 

10:45 AM 12:45 PM 15:30 PM

 

Sihanoukville – Koh Rong

 

09:00 AM 12:00 PM 14:45 PM

 

Koh Rong – Sihanoukville

 

10:30 AM 13:00 PM 16:00 PM

Koh Rong Camboja
Koh Rong Camboja

Como Comprar

 

Speed Ferry Cambodia

 

Online pelo site oficial ou diretamente no escritório físico (Koh Rong Dive Center) em Sihanoukville no endereço: Serendipidy Beach Road, perto da rótula e de frente para o restaurante Olive & Olive.

 

TBC Koh Rong Speed Boat

 

Online pelo site oficial.

MAPA

Mapa Koh Rong

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More