Koh Tao

Tailândia

Fevereiro/março 2014

Koh Tao Tailândia

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Três noites - Haad Tien Beach Resort (Excelente resort! Os quartos são bangalôs espalhados pelo jardim e tem uma praia particular. É um resort estilo “barefoot luxury”, como este mesmo se descreve.)

 

A ILHA

 

Que lugar lindooo! É uma ilha pequenininha, tem apenas 21 km2, e a maioria dos turistas alugam scooters para desbravar livremente cada canto deste paraíso! Koh Tao (Ilha da Tartaruga) se resume basicamente às belíssimas praias e ao centrinho agitado, com bons bares e restaurantes. Se você quer descansar e ir à praias semi desertas, esta é sua ilha! MAS, se você quer bares, festas na praia, fogos de artifício e show's com lady boys, esta também é sua ilha! Como se isso não bastasse, há apenas 10 minutos de taxi boat você chega a Koh Nang Yuan, uma ilha menor ainda que Koh Tao, que possui apenas uma praia....mas é A praia!

 

E KOH PHI PHI?

 

Com certeza, quando você for pesquisar sobre as ilhas na Tailândia, logo estará lendo sobre Koh Phi Phi. Foi lá, ou melhor, em uma pequena ilha próxima a Koh Phi Phi chamada Maya Bay, que foi gravado o filme “A Ilha” com o Leonardo DiCaprio. Porém, pelo fato de ser a mais famosa, também atrai o maior número de turistas, e quando o assunto é praia, prefiro uma bela praia “só pra mim”. Também li muitos relatos que por não haver nenhuma hospedagem em Maya Bay, o jeito de conhecer a praia é por meio de excursões, que saem e voltam praticamente ao mesmo horário. Ou seja, aquele cenário cinematográfico estará sempre cheeeio de gente dividindo espaço. Outro problema era o fato de Koh Phi Phi ficar bem mais afastada de Bangkok que Koh Tao, e queríamos algo mais prático. Enfim...é questão de gosto! Tenho certeza que deve ser uma ilha linda também!

 

LOCOMOÇÃO

 

Há três formas básicas de locomoção pela ilha: scooter, taxi boat e taxi. O taxi boat é o menos aconselhável, é muito difícil de encontrar. O aluguel de scooter é o mais comum (não precisa de carteira e tem um em cada canto da ilha), porém o mais perigoso: eu vi algumas (e olha que não foram poucas) pessoa raladas e machucadas por causa de algum acidente de scooter. O motivo é muito simples, as ruas não são todas asfaltadas, muitas são de chão, e ainda há o fato de a maioria das pessoas nunca ter dirigido uma moto da vida! Devido as circunstâncias, o transporte escolhido por nós foi o taxi! Confesso que se estivesse somente com amigos, alugaria uma scooter, mas estava com meus pais e minha irmã de 15 anos, então acho que foi a decisão mais apropriada. O taxi é bem cômodo: pagávamos 500 baths (R$ 50 reais) para 5 pessoas e o taxista ficava disponível para nós o dia todo, levando e trazendo de praias. Mas esteja preparado: todos os taxis da ilha são camionetes com caçamba...e adivinha onde você vai sentado? Na caçamba! Sério, é muito legal!

Koh Tao Tailândia

ONDE FICAR

 

Sairee

 

Onde tem a maior concentração de hostels, hotéis, restaurantes, bares e festas. Também é onde fica a maior praia de Koh Tao, com alguns bares e restaurantes na beira da praia. A maioria dos restaurantes e beach bars viram bar/festa a partir do fim da tarde.

 

Algum resort na ilha

 

Se você prefere ficar em algum lugar mais reservado e longe da agitação, é só escolher um dos resorts da ilha! O Haad Tien Beach Resort está mais do que recomendado: a maioria dos quartos são bangalos espalhados pelo jardim (sendo que alguns dão direto na areia da praia!), ótimo restaurante, ótimo beach bar, praia privativa, massagem, piscina, apenas a 10 minutos (ou menos) de carro de Sairee....precisa de mais?

Koh Tao Tailândia
Koh Tao Tailândia

RESTAURANTES E BARES

 

RESTAURANTES

 

The Gallery

 

Seeeensacional! Esse foi um dos melhores restaurantes desta viagem. É um restaurante típico Tailândes (apesar de o dono ser inglês) com sabores mesclados entre o doce e o salgado com um toque apimentado! Ao lado do restaurante há uma galeria com fotografias dos mais diversos locais da Tailândia. Totalmente recomendado!

 

Acesse o site oficial para saber como chegar!

 

Insea Beach Bar e Grill

 

Este é o restaurante do hotel onde nos hospedamos. Tem vista para a praia e serve comida típica tailandesa! Prove o satay de frango como entrada!

 

Haad Tien Beach Resort

 

The whitening

 

É um restaurante muito bonito na praia de Sairee. As mesas são postas diretamente na areia de frente para o mar :)

 

17/ 2 Moo 2, Mae Haad Bay, Koh Tao

 

Porto Bello Bistrô

 

Se você quer dar uma pausa na comida tailandesa, esse restaurante é uma boa opção para AQUELA pizza, ou qualquer outra delicia italiana.

BARES

Beach Bar - Haad Tien Beach Resort

 

Koh Tao Tailândia

Maya Beach Club

 

Fica na praia de Sairee. É o tipo de beach bar que você pode passar o dia e noite inteiros: de dia, há verdadeiras camas espalhadas pela areia com serviço de bar e restaurante; do pôr do sol em diante, todos os dias, um dj começa a tocar e a festa se estende até de madrugada!

 

Acesse o site oficial para saber a programação!

 

South Sairee Beach, Koh Tao

 

Fish Bowl

 

Outro beach bar que você não pode deixar de ir em Koh Tao! Há bandas ao vivo, shows com fogos todas as noites e até algumas brincadeiras de malabarismos com fogos!

 

3/1 Moo 1, Sairee Beach, Ban Koh Tao

 

FIZZ Beach Lounge

 

Se você não é tanto de festa, dançar e tudo mais, ou só quer relaxar um pouquinho, este lugar é perfeito! Excelente para se esparramar em um puff na areia, pedir um drink e apreciar o pôr do sol :)

PRAIAS

 

Sairee

 

É a maior praia de Koh Tao e onde se concentra o maior número de pessoas, bares e restaurantes. É a área mais movimentada da ilha e onde a maioria dos jovens que procuram festa se hospedam! A praia em si é “normal”, mas vale a pena pela quantidade de beach bars e restaurantes que tem de frente para a praia. 

 

Ao Luek

 

Praia maravilhosaaaaa! Provavelmente a praia mais cristalina da ilha (não fui em todas!). Dava para ver vários peixes nadando, mesmo sem usar máscara alguma! Ao canto, mais acima, tem um restaurante de madeira com A vista para a praia. O único problema é que o garçom suava muito, não usava camiseta e era cheio de moscas! Mas...como eu falei no post geral da viagem: tem que entrar no clima! É o que tem, e ninguém morreu ou passou mal! MAS, uma dica é pedir peixe grelhado. Ele vem envolto em papel alumínio e assim você sabe que as moscas não pousaram nele até chegar em você. Ou pelo menos é melhor pensar assim.

Koh Tao Tailândia
Koh Tao Tailândia
Koh Tao Tailândia

Tanote Bay

 

Esta praia não tem a água tão cristalina (apesar de ser bem clara) quanto a Ao Luek. Tem algumas opções de restaurantes e acomodações ao redor e uma pedra no meio do mar onde o pessoal escala e pula lá de cima!

Koh Tao Tailândia

Thian Og Bay

 

Esta é a praia “particular” do resort em que ficamos! É bem linda e assim como todas as praias descritas acima, nunca está lotada. Tem máscaras de mergulho, pé de pato, espreguiçadeiras e cadeiras a sua disposição se você for hóspede. Caso contrário, as máscaras e pé de pato podem ser alugados! Como já dito, há um bar de frente para a praia com drinks maravilhosos e um restaurante muito bom! Vale a pena ir mesmo se você não for hóspede!

Koh Tao Tailândia
Koh Tao Tailândia

Koh Nang Yuan

 

Na realidade Koh Nang Yuan são duas mini ilhas ligadas por uma pequena faixa de areia que fica a mais ou menos 10 minutos de taxi boat de Koh Tao (em torno de 200 baths ida e volta). Há apenas uma praia, um hotel e um restaurante. Se você gosta de trilhas e vistas, é possível fazer uma caminhada de 30 minutos até o topo de uma das montanhas e ter uma visão geral da ilha :) Tente ir cedo, fica lotaaada!

 

Dica: se você chegar na praia e todas as cadeiras estiverem ocupadas (como nós), ande um pouco pela pequena faixa de areia que leva até a ponta da ilha e fique em cima da pedra! A pedra é plana, portanto dá para esticar a canga e deitar tranquilamente! Pode-se ligar o som sem incomodar ninguém, já que não há ninguém por perto de qualquer maneira (é um pouco longe do aglomero), tem uma “escada” de pedra para dar acesso ao mar (ou você pode simplesmente pular também!) e ainda uma vista privilegiada de toda a praia!

Koh Tao Tailândia
Koh Tao Tailândia
Koh Tao Tailândia

FULL MOON PARTY

 

Todo mês, na lua cheia, acontece a famosa Full Moon Party na ilha de Koh Phangan, pertiiiinho de Koh Tao. Conta a história que há muito tempo atrás, um grupo de turistas observou que a lua cheia de Koh Phangan era a mais bonita, então decidiram se encontrar a cada lua cheia para celebrar! Hoje em dia, cerca de 20 mil pessoas comparecem a esta festa todo mês! Tudo começa ao entardecer, quando a lua dá seu primeiro brilho no céu, e então são acesas diversas velas. Conforme vai anoitecendo, a festa vai começando! Há fogos de artifício, malabaristas, pessoas fantasiadas e todo o tipo de música existente na Terra :) TEEENTE IR!

 

Há diversos ferrys indo e voltando de Koh Tao para Koh Phangan e vice-versa todo o dia.

 

Clique aqui para ter acesso a timetable, e aqui para ter acesso ao site oficial.

 

http://www.lomprayah.com/ww/E/route.htm

 

COMO CHEGAR E SAIR

 

Do Brasil, chegamos diretamente em Bangkok. De Bangkok, eu reservei uma van privativa que fez o trajeto Bangkok – Chumphon (cidade de onde se pega o ferry para Koh Tao). Dormimos em Chumphon (Hotel: Novotel Chumphon Beach Resort and Golf) e no dia seguinte pela manhã cedinho pegamos o ferry para Koh Tao. Para voltar, fizemos o caminho inverso, e fomos direto a Bangkok! 

 

É possível comprar um ticket único, com a empresa Lomprayah, que faz o trajeto de Bangkok até Koh Tao por 1.100 baths! A parte terrestre é feita de ônibus, e em seguida pega-se o ferry. 

 

 

Empresa da van privativa: Bangkok Airport Limousine 

 

Duração da viagem de van Chumphon - Bangkok: 5 horas

 

Preço trajeto ida e volta Chumphon - Bangkok: 7.315 baths (R$ 700 reais) 5 pessoas.

 

 

Empresa ferry: Lomprayah High Speed Ferries

 

Duração ferry Chumporn pier – Koh Tao : 1:45

 

Preço ida e volta Chumporn pier – Koh Tao: 1.200 baths o adulto

 

Clique aqui para acessar a timetable do ferry.

 

 

Observações

 

1. É possível comprar o ticket do ferry diretamente no site da empresa. Recebe-se então um e-mail de confirmação que você deverá apresentar no pier no dia da viagem (pelo menos 30 minutos antes da partida) para a retirada dos tickets.

 

2. Se eu estivesse somente com meu namorado ou amigos, escolheria pegar o ticket único de Bangkok - Koh Tao! Porém precisávamos descansar da viagem (por isso dormimos uma noite em Chumphon) e o trajeto terrestre feito de van traz mais conforto e privacidade. Com família é tudo diferente!

Koh Tao Tailândia

MAPA

Mapa Koh Tao Tailândia

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More