LENÇÓIS MARANHENSES

SANTO AMARO

Março 2014

 

lençóis maranhenses

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Quatro noites – Pousada Ciamat Camp

 

ANTES DE TUDO

 

Que lugar maravilhoso! A impressão que eu tinha era de estar dentro de um quadro muito bem pintado! Passamos quatro noites neste paraíso brasileiro, e já vou adiantando que apesar de ter uma beleza indescritível, tem o mínimo (mas mínimo MESMO) de estrutura possível! Tanto a cidade de Barreirinhas como Santo Amaro dão acesso aos Lençóis Maranhenses. Barreirinhas tem mais estrutura que Santo Amaro e consequentemente mais turistas. Santo Amaro é mais inóspito, exótico, da acesso a parte virgem dos lençóis, e eu amei a experiência!

 

SANTO AMARO

 

Com certeza é uma das cidades mais humildes que já estive em minha vida: a grande maioria das casas não possuem sistema de água encanada, sendo assim a população usa o rio para higiene pessoal e lavar roupa; as pessoas constroem suas próprias casas e telhados com telhas de barro (inclusive um de nossos guias contou que quem tem dinheiro para comprar telha e não precisa fazê-las, é tido como o rico da cidade); muitas casas tem lençóis como divisões de cômodos ao invés de paredes; muitos produzem sua própria comida; há galinhas, porcos, cabras, cachorros e gatos andando livremente pela cidade; o único hospital construído na cidade está fechado por falta de profissionais e equipamentos (e eu juro que vi uma vaca la dentro quando passávamos pela frente). MAS, se você pensa que por isso é uma cidade triste e pacata? Nada disso! As pessoas são muito amigáveis, simpáticas, sorridentes, todos se cumprimentam na rua e durante a noite sempre rola uma festa com som alto na beira do rio.

Santo Amaro, Maranhão
Santo Amaro, Maranhão
Santo Amaro, Maranhão
Santo Amaro, Maranhão

ONDE FICAR EM SANTO AMARO

 

Nos hospedamos na Pousada Ciamat Camp. As acomodações são cabanas rústicas de madeira espalhadas em um jardim. As cabanas dispõem apenas de uma cama de casal (com rede de proteção contra mosquitos), um banheiro e uma varanda com mesa e cadeira de madeira. Se você pedir, eles terão ventiladores móveis para colocar no quarto. Há um "bangalô sem paredes" no meio do jardim, onde é possível jantar, tomar café da manhã ou se encontrar para jogar cartas ou algum outro jogo. A pousada é simples e simpática. Sinceramente, é a melhor hospedagem que encontrei.

 

RESTAURANTES E BARES

 

Tomamos café da manhã, almoçamos e jantamos todos os dias na pousada. A comida era gostosa e caseira (os donos são italianos!). Quando saíamos para as dunas, nos ofereciam sanduíches para levar :) 

 

COMO CHEGAR

 

A MISSÃO I

 

Primeiro é necessário chegar até São Luis (capital do Maranhão), e para isto pegamos um vôo do Rio para São Luis que dura em torno de 3 horas. Ao chegar em São Luis tínhamos duas opções: 1. Pagar 500 reais (isso mesmo) para um motorista (indicado pela pousada) vir nos pegar no aeroporto e levar diretamente na porta da pousada. 2. Pegar uma van comunitária que passa as 03:00 e 13:00 da tarde no aeroporto, vai até Sangue, lá troca-se a van por uma espécie de ônibus pequeno sem paredes (tem a foto abaixo) que faz o trajeto de Sangue até Santo Amaro. Tudo isso por 50 reais. Acabamos escolhendo a primeira opção, pelo menos no trajeto de ida. Ah! A viagem de São Luis a Santo Amaro dura em torno de 5 horas, independente da escolha.

 

COMO SAIR

 

A MISSÃO II

 

Para a volta resolvemos gastar somente 50 reais e passar mais um pouco de trabalho. O “mini ônibus sem paredes” passou as 03:00 da manhã em nossa pousada (também passa as 13:00). São apenas 38 quilômetros de Santo Amaro à Sangue (cidade onde trocamos para a van), porém a estrada é de areia, possui frágeis pontes de madeira e se formam pequenas lagoinhas no caminho. Assim, duas horas depois chegamos a Sangue, trocamos pela van comunitária, e 3 horas depois estávamos no aeroporto de São Luis. Não é uma viagem confortável, mas acho que vale pelo preço. Isso é claro se você for jovem (ou com espírito de jovem!) e disposto a passar um pouco de trabalho. Na realidade chega a ser uma experiência interessante e até engraçada. Um fato curioso é que este meio de transporte de Santo Amaro à São Luis não foi feito para os turistas, e sim para os próprios moradores da região, para estes terem acesso a escolas, locais de trabalho, hospital e a cidade (São Luis).

OS LENÇÓIS

 

O que dizer deste paraíso? São 155 mil hectares de dunas branquinhas que abrigam lagoas de água doce totalmente transparentes, variando entre verde e azul. A sensação é de estar em um deserto repleto de oásis. O que faz Santo Amaro ser tãõ especial é o fato dar acesso a uma aérea mais virgem e intocada dos lençóis. Literalmente, você poderá ter este paraíso só para você!

 

Lencois maranhenses
Lençois Maranhenses

Os tours para ir aos lençóis não são baratos, variam de 120 a 450 reais, dependendo do modo de locomoção e tempo que você deseja para explorar as dunas: pode-se ir a pé com um guia ou escolher ir de jipe (com cadeiras, bóias e um cooler); pode-se passar a manhã, a tarde ou o dia inteiro.

 

Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses

O resto, as fotos explicam:

Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More