Mostar

Bósnia

 

Julho 2012

 

Mostar

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Uma noite - Shangri La Mansion (bem simples, donos bem queridos, bem localizado, mas devem ter hóteis melhores!)

Dicas

 

1 Se você for no verão, assim como nós, esteja preparado para passar calor! Eu não duvidaria se dissessem que a sensação térmica chega perto dos 50 graus nesta época do ano! O calor era tanto que visitamos alguns pontos turísticos durante a manhã (intercalando alguns “banhos” em fontes de água) e depois do almoço fomos para o hotel descansar e esperar o sol e o calor ficarem mais fracos e suportáveis!

 

2 Nos mosteiros, igrejas, sinagogas...enfim, é necessário estar com pernas, braços e peito cobertos. Se você estiver "pelada" como eu estava (sério, é muito quente lá), é possível "alugar" alguns lenços para amarrar pelo corpo por alguns trocados logo nas entradas.

UM POUCO DE HISTÓRIA 

 

Era uma vez um país chamado República Federal Socialista da Iugoslávia, composto por três principais grupos religiosos: ortodoxos, católicos romanos e muçulmanos. Esta reunião de etnias e culturas distintas, somados a outros fatores politicos e econômicos, acabou por ocasionar o desejo de dissolução e uma inevitável guerra. É considerado o conflito mais sangrento na Europa após a Segunda Guerra Mundial, resultando na morte de aproximadamente 200 mil pessoas, entre eles religiosos, mulheres e crianças. Mostar e Sarajevo foram as cidades que mais sofreram durante o periodo de três anos de guerra, entre 1992 e 1995. Hoje a Bósnia e Herzegovina, formada após a dissolução da Iuguslávia, é governada por uma presidência tripla: um bósnio, um sérvio e um croata.

 

A CIDADE

 

Como dito anteriormente, Mostar foi uma das cidades que mais sofreu durante o período da Guerra da Bósnia no inicio da decada de 90. O constante bombardeio pelos croatas e conseqüente queda da Ponte Velha (Stari Most), símbolo de união e força de Mostar, foi o mais profundo ferimento já testemunhado por seu povo. Felizmente, a ponte foi reconstruída em 2004, ajudando a recuperar a força e esperança dos habitantes de Mostar. Apesar da triste e recente história, sua diversidade cultural e a imagem de cartão postal da Ponte Velha sobre o rio Neretva tornam esta cidade indescritível e fascinante! Não é a toa que é considerada a cidade mais bela da Bósnia.

Mostar Bósnia

MAS, ainda é possível presenciar e sentir os efeitos da guerra sobre a cidade. Há marcas de tiros em diversos prédios e, por causa da falta de lugar para enterrar os mortos pela guerra, muitas praças da cidade foram transformadas em cemitérios.

prédios Mostar Bósnia

Em razão da diversidade religiosa ainda muito presente na Bósnia, Mostar conta com mesquitas, sinagogas e igrejas, sendo que é “dividida” principalmente por católicos e muçulmanos. Graças a Deus e Alá estas religiões convivem em harmonia hoje.

rio Mostar Bósnia

Em suas principais ruelas (não é possível entrar carro em muitas ruas de Mostar) os moradores se amontoam em barracas para vender os mais variados objetos por uma verdadeira “pechincha”. O intuito destas feiras diárias nas ruas é recuperar um pouco a estrutura econômica das famílias, que perderam suas casas e "emprego" em razão da guerra. Pode-se encontrar tapetes, bandejas, pulseiras, artigos de guerra, louças, artesanatos, roupas, lenços, entre outros. É uma cidade muito pequena, sendo possível caminhar por todo seu centro histórico, onde ficam os restaurantes, bares e pontos turísticos.

Mostar Bósnia
Mostar Bósnia
Mostar Bósnia
Mostar Bósnia

O QUE FAZER

 

Stari Grad (Cidade Velha)

 

É nesta região que você deve se hospedar, pois é onde irá encontrar os melhores restaurantes, principais pontos turísticos e a linda Ponte Velha.

 

Ponte Velha (Stari Most)

 

O principal atrativo da cidade é a ponte velha, que une a cidade cortada por um lindo rio de cor esverdeada. Stari Most, como é chamada, é o símbolo de união das diferentes culturas presentes na cidade. Como dito, esta ponte sofreu forte bombardeio na Guerra da Bósnia, o que ocasionou sua queda, após mais de quatro séculos de sua construção pelos turcos otomanos. Mas nem tudo é tristeza! A ponte foi reconstruída em 2004, e hoje compõe uma das mais belas paisagens da Bósnia. No verão, os moradores e turistas se refrescam nas águas límpidas abaixo, alguns inclusive se aventuram a saltar diretamente da ponte para o rio!

Mostar Bósnia
Mostar Bósnia
Mostar Bósnia
Mostar Bósnia

Mesquita Koski Mehmed Pasha

 

Esta mesquita fica as margens do rio Neretva, e para ser bem sincera achei ela até meio feia. MAS, vale a pena a visita. Por quê? Por que tem uma torre com uma vista linda e panorâmica para a ponte e a cidade velha :)

Mostar Bósnia
Mostar Bósnia

Casa turca/Museu/Hotel Muslibegovic

 

É uma das mais importantes casas turcas em Mostar disponíveis para visitação e realmente merece a visita. Ah! Também é um hotel, e é claro, você pode se hospedar lá!

 

Clique aqui para acessar o site oficial.

Mostar Bósnia
Mostar Bósnia
Mostar Bósnia
Mostar Bósnia

RESTAURANTES E BARES EM MOSTAR

 

Sadvran

 

Este charmoso restaurante tem suas mesas ao ar livre. Fica em uma das ruas principais de Mostar, sendo muito agradável de passear por ela antes ou depois da janta :) É um restaurante típico, ou seja, serve apenas comidas típicas da Bósnia. Apesar da aparência dos pratos não ser das melhores, a comida estava deliciosa e fomos atendidos por um garçom muito atencioso. Com certeza recomendo a experiência!

Mostar Bósnia
Mostar Bósnia
Mostar Bósnia
Mostar Bósnia

Ali-Baba Lounge 

 

A vida noturna em Mostar não é muito agitada, sendo possível escutar o som deste bar/balada ecoando pelas ruas da cidade. Ele fica dentro de uma caverna no centro histórico da cidade e pode-se escolher entre sentar-se e apreciar um drink como ir dançar na pista de dança onde fica o DJ.

 

COMO CHEGAR

 

A esta altura da viagem estávamos em Dubrovnik – Croácia, assim, pegamos nosso carro e dirigimos por 140 quilômetros (em torno de duas horas) até Mostar – Bósnia. A estrada, assim como na Croácia, é em sua grande maioria de mão dupla, limite de 130 km/h e sem um buraco se quer, isso sem falar da paisagem que é linda!

estrada mostar

MAPA

Mapa Mostar Bósnia

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More