Ngorongoro

Tanzânia

Novembro/2019

QUANTOS DIAS E HOTEL 

 

3 noites - The Highlands by Asilia

 

O “hotel” é todo dividido em cabanas em formato de iglus espalhadas pela floresta, sem qualquer tipo de cerca ou separação entre nós e os animais. A noite, assim como no Serengeti, só podíamos andar de uma cabana para outra (o restaurante, o bar, e a sala de jogos eram em cabanas diferentes) acompanhados dos staff do hotel. Isso porque a noite os animais ficam mais ativos, e há búfalos e leopardos nas redondezas do hotel.

NGORONGORO

 

Ngorongoro é conhecida por ser uma das maiores crateras de vulcão do mundo. Seus paredões vão desde 400 a até 600 metros, formando um verdadeiro caldeirão de animais: leões, zebras, gnus, búfalos, elefantes, hipopótamos, rinocerontes, hienas, leopardos…tudo isso em apenas 250 quilômetros quadrados! A paisagem no interior da cratera é simplesmente surreal! A região também abriga diversas vilas do povo Maasai, assim como a Empakaai Crater, uma cratera com um lago de flamingos no seu interior!

 

REGRAS

 

 

  1. Não andar a noite desacompanhado de alguém responsável do hotel.  É durante a noite que os animais ficam mais ativos. Tradução: caçam. Ou seja, sempre que queríamos ir ou sair da cabana a noite, tínhamos que chamar alguém do hotel para vir nos buscar. 

  2. Não colocar braços e pernas para fora dos veículos durante os Game Drives.

  3. Só sair do veículo quando autorizado.

  4. Não alimentar os animais.

DADOS E CURIOSIDADES SOBRE A CRATERA E O POVO MAASAI

 

1. O espaço onde hoje é uma cratera, já foi um vulcão, que a mais de 2,5 milhões de anos entrou em erupção. A explosão foi tão forte que o topo afundou, formando um verdadeiro caldeirão. Passado um tempo, a lava tornou o solo fértil, o que acabou atraindo todos os animais que hoje lá habitam. Legal né?

 

2. Por mais que os animais sejam livres para entrar e sair da cratera, a abundância de comida é tão grande e as condições de vida tão favoráveis que eles acabam escolhendo “morar” na cratera. Isso significa um espaço de 250 quilômetros quadrados cheeeeio dos mais diversos tipos de animais vivendo em perfeita sincronia. É difícil ter um número exato mas são aproximadamente 100 leões, 5.000 zebras e 15.000 gnus, além de elefantes, hienas, “pumbas”, búfalos…

 

3. O povo Maasai é nômade e tem a “Mãe natureza” como seu Deus (Deusa?).

 

4. Todos os Maasai têm sua cabeça raspada. TODOS. Crianças, homens e mulheres. Porém, as mulheres usam desde cedo brincos grandes e coloridos. 

 

6. O povo Maasai se alimenta basicamente de carne, leite e sangue. Isso mesmo, sangue.

 

5. Os homens Maasai podem ter quantas mulheres quiserem. Ou melhor, quanto o seu gado permitir. Explico: a riqueza de um Maasai é medida pela quantidade de gado, tendo em vista que muito do seu sustento provêm das vacas. E, apesar de ser permitido ter mais de uma mulher, o homem é obrigado a fornecer a mesma qualidade de vida para todas as suas mulheres e filhos.

O DIA A DIA

 

Apesar de o safári em Ngorongoro ser MUITO interessante e diferente do safári no Serengeti, haviam outras atividades na região que nos chamaram atenção, como:

 

A visita cultural ao povo Maasai. Fomos somente eu e Ricardo, acompanhados por um guia Maasai visitar uma vila próxima ao hotel. Tivemos a oportunidade de aprender melhor sobre sua origem, cultura e forma de viver. Fomos inclusive convidados a entrar em uma casa Maasai. Lembro de ser MUITO escura, pequena e toda feita de galhos e barro. É interessante que por morarem em meio aos animais selvagens, todas as refeições são feitas dentro de casa, há inclusive um espaço para uma fogueira. 

 

A trilha para o monte Olmoti. Mais uma vez nosso guia Maasai, desta vez acompanhado de um guia armado, nos levou para uma trilha até o topo do monte Olmoti. Linda vista! 

 

Trilha e piquenique na Empakaai Crater, umas cratera com um imenso lago cheio de flamingos em seu interior!

 

É isso!

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More