Nusa Islands

Indonésia

Abril/2017

Nusa Ceningan, Lembongan e Penida.

 

Esse pequeno arquipélago, composto de três ilhas, fica a apenas 30 minutos de barco de Bali, o que torna possível inclusive, um day-tour :) Nusa Ceningan e Lembongan são ligadas por uma pequena ponte amarela. Já Nusa Penida fica mais afastada, acessível somente a barco. Como eu ia dizendo, elas ficam a apenas 30 minutos de Bali. MAS, como tínhamos um mês na Indonésia, e queríamos conhecer tudo aos poucos, resolvemos dormir duas noites em Nusa Ceningan. Porém, acho que daria para ter ficado três noites tranquilamente. Ao contrário de Bali, as Nusas não tem festas ou bares animados. Aqui, as ruas são estreitas e a noite é silenciosa. É para aproveitar a natureza, mergulhar, fazer trilhas, surfar e relaxar.

ONDE FICAR

 

Nusa Ceningan ou Nusa Lembongan?

 

The Palms - 2/3 noites 

 

Por ficar mais afastada e isolada, não faz muito sentido se hospedar em Nusa Penida, se o seu objetivo é explorar as três ilhas. Quanto as outras duas Nusas, Nusa Lembongan possui um centrinho, com bares, cafés, hotéis, lojinhas e tudo mais. Já Nusa Ceningan é mais verde, mar, rochas e natureza. Tem um ou outro hotel, um ou outro restaurante. Levando em conta que em no máximo 15 minutos de moto você está em qualquer lugar de Nusa Lembongan ou Ceningan, pareceu mais convidativo me hospedar em Ceningan, de frente para uma praia praticamente particular  :)

COMO CHEGAR

 

A partir de Bali, os barcos saem da região de Sanur. Qualquer agência turística vende as passagens. Eu comprei apenas um dia antes, nas ruas de Uluwatu. Então, não precisa se preocupar muito em comprar adiantado (também não recomendo um dia antes hehe). O transporte custou 350 mil rúpias (R$82,00) por pessoa, e incluía desde pickup no hotel em Uluwatu, até drop off no hotel de Nusa Ceningan.

 

E ja que entramos no assunto, há pouquíssima informação online de horários e locais de transporte entre as ilhas da Indonésia. Mas, não precisa se preocupar muito, pois basicamente você consegue ir de qualquer lugar, para qualquer lugar. Logicamente, lugares mais perto serão mais baratos, e assim por diante. Sendo assim, é possível também ir de Gili Trawangan para Nusa por exemplo, mas será mais caro que de Bali. É sempre importante, antes de comprar o ticket, confirmar o tempo de viagem e se haverá alguma conexão. Sempre há pelas ruas, agências de turismo com informações de preços e rotas :) 

O QUE FAZER

 

Mergulho com Mantas

 

Por ser um dos melhores pontos de mergulho com mantas da Indonésia, é um dos passeios mais procurados na ilha. Nós resolvemos deixar essa experiência para Komodo. Porém, para quem não terá outra oportunidade, aconselho fazer esse mergulho em Nusa, pois é fantástico nadar com essas raias gigantes! Apesar de meio intimidante (elas são graaandes, chegam a três, 4 metros), pode-se dizer que é seguro mergulhar com mantas, desde que você não as toque. 

 

Buddha Submerso

 

Nada mais é que estátuas de Buddhas submersas nas águas de Nusa Ceningan. Infelizmente o tempo estava ruim e não conseguimos ir. Pelos relatos e fotos, parece ser fotogênico, porém, sem valor histórico algum. As estátuas simplesmente foram colocadas lá. Para que? Para ser bonito, para ser artístico, para servir de passeio e ponto turístico…enfim, meio montado, mas eu iria :)

A imagem abaixo foi tirada do Pinterest.

Devil’s Tear

 

Lindo lugar! Deixe para ir no pôr do sol. Leve uma cerveja, uma canga, e aproveite o espetáculo da natureza criado pelo do sopro das ondas batendo nas cavernas :)

Sandy Bay

 

Explorando por perto da Devil’s Tear, acabamos achando essa praia. Linda!

Dream Beach

 

Praia linda de mar azul turquesa em meio as rochas. Acima da praia, em uma das rochas, está um hotel com bar e piscina infinita para o mar.

Blue Lagoon

 

Sem dúvidas, os pontos mais altos de Nusa Ceningan é a Devil’s Tear, E, a Blue Lagoon. A cor da água é linda, a vista que se tem do mar também. Se você pegar outro caminho mais a esquerda e andar mais um pouco, você consegue chegar a um bar desativado em cima das rochas (que inclusive deixa a cena meio dramática) de onde pode-se pular direto no mar! Tem uma placa indicando :)

 

Depois, não deixe de dar uma andada pelas rochas na região (para trás do bar, depois do gramado). Imprescindível ir de chinelo, aconselhável ir de tênis.

RESTAURANTES EM NUSA

Le Pirate

 

O Le Pirate é uma rede que tem algumas pousadas na Indonésia. Todas são sempre bem bonitas, jovens, meio hostels e com programações diferentonas (tipo cinema e pipoca ao ar livre). Também é bar e beach club.

Mamma Mia

 

Restaurante fofo, de madeira, para comer frutos do mar olhando o mar.

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More