Phu Quoc

Vietnã

Fevereiro/março 2014

Phu Quoc Vietnã

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Quatro noites - Eden Resort

 

Este resort fica de frente para a praia de Long Beach. Alguns quartos são virados para a praia – praticamente na areia – outros são mais para o jardim. É um hotel bom, talvez ótimo (não excelente), e tem o banheiro mais legal que eu já vi! Sério, é um banheiro bem grande todo ao ar livre, sem teto :)

DICAS

 

1. Alugue uma bicicleta (se onde você quer ir não é muito longe) ou uma moto para visitar cachoeiras, praias mais afastadas e desertas e explorar a ilha com mais liberdade :) O aluguel de bicicleta custa em torno de U$ 3,50 dólares por dia, e o da moto U$ 8 dólares.

2. A maioria das pessoas não falam inglês, nada mesmo (nunca fiz tanta mímica na minha vida), então sempre esteja com um cartão do hotel e o endereço de onde você deseja ir, caso for pegar taxi.

 

A ILHA

 

Phu quoc é a maior ilha do Vietnã com uma área de 574 quilômetros quadrados, fica a 45 quilômetros da costa (cerca de 1 hora de balsa, 1 hora de vôo de Ho Chi Minh e duas horas de Hanói). Concedida ao Vietnã pelos franceses em 1949, a ilha já foi alvo de várias disputas entre o Camboja e o Vietnã (o que explica a construção de uma extensa base militar na parte norte da ilha), e um presídio localizado na ilha já foi usado pelos Estados Unidos como prisão para os soldados norte-vietnamitas na Guerra do Vietnã. MAS, ainda bem, isso tudo já passou e hoje a ilha é conhecida pelas suas praias de águas azuis, areais brancas, coqueiros, grande biodiversidade, densas florestas tropicais (é Patrimônio da Unesco desde 2006), cachoeiras, cativeiros de ostras (perólas!), frutos do mar, corais, pôr do sol maravilhoso eeeee....tudo isso por uma pechincha. Sério, é muito barato lá, acho que deve ser a mesma sensação quando um inglês vem pro Brasil: se a gente se acha pobre aqui, lá vira rei!

No noroeste da ilha fica sua capital, Duong Dong, e é lá que se encontram quase todos os resorts, pontos turísticos como monumentos históricos, restaurantes e mercados. Outra cidade relativamente importante da ilha é a cidade de An Thoi, localizada no extremo sul da ilha, e onde tem uma praia muito bonita chamada Bai Sao. Long Beach é a praia principal, linda de areais brancas e mar calmo, que por ser a praia mais extensa de Phu Quoc, abriga a maioria dos resorts. MAS, não é por isso que deixa de ser super agradável e de pouco movimento (leia-se: não é preciso explorar muito a ilha e ir muito longe para achar uma praia calma e bonita, ela fica em frente ao seu resort mesmo :))

Phu Quoc Vietnã

Quando estivemos lá, em 2013, pudemos observar que havia váárias áreas em construção por toda a ilha. Depois descobrimos que o governo fez um projeto para transformar Phu Quoc em um destino de luxo, com resorts, shoppings, casinos, campos de golfe e todas essas coisas de lugares como Las Vegas ou Cancún até 2020. O que eu acho uma pena, pois apesar de a ilha precisar sim de mais insfraestrutura, transformá-la em mais um desses destinos perde a graça, perde a identidade (bem, pelo menos é a minha opinião). Sendo assim, apesar de fazer pouco tempo que a ilha começou a ser explorada turisticamente, e ainda ser um destino desconhecido e quase intocado (não no nível de Koh Rong, claro!), Phu Quoc vem se desenvolvendo rapidamente a cada ano que passa, principalmente depois da construção do aeroporto internacional, tornando-se um destino interessante e de fácil acesso de cidades como Bangkok, Kuala Lumpur e Hong Rong.

AS PRAIAS

 

Phu Quoc já foi classificada como a 8º melhor ilha paradisíaca segundo o TripAdvisor (Turks e Caicos em primeiro!), então é de se esperar que as praias, no mínimo, sejam sensacionais/a coisa mais linda que você já viu, certo? Mas sinceramente, achei as praias bem bonitas, é claro, areia branca, águas claras e mar calmo, algumas tem coqueiros.... mas nada UAAAAU NUNCA VI ISSO ANTES. Não to querendo ser chata, só estou tentando passar o que achei, nem tudo é tão perfeito! De qualquer maneira, tem duas praias que destaco:

Long Beach

 

Como já falei, é a praia mais extensa e onde ficam a maioria dos resorts, mas não é por isso que perde seu encanto :) Tem a areia branquinha, mar calmo, transparente/azul/verde e um por do sol lindo!

Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã

Sao Beach

 

Lááá para o sul fica a praia mais linda da ilha! E é aquela coisa: areia branca, mar azul/transparente, porém não tão calmo e com coqueiros em sua extensão. Até o momento não havia nenhum resort no local (pelo menos pelo que pude perceber), apenas um restaurante/bar de frente para a praia com espreguiçadeiras e guarda-sóis :) 

Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã

Há também alguma ilhas próximas, possíveis de ir rapidamente de barco, no noroeste que podem valer a visita, não deu tempo de ir.

O QUE FAZER

Visitar Cachoeiras

 

Há duas cachoeiras na ilha: Suoi Chanh e Suoi Tranh.  A Suoi Chanh fica perto do aeroporto e há algumas piscinas profundas que valem um mergulho (quando na época das chuvas!). A Suoi Tranh é a cachoeira mais perto de Long Beach (só pedir um mapa turístico no hotel que com certeza vão estar a localização das duas cachoeiras) sendo que na entrada há uma placa/portal de madeira enorme. Depois de pagar pelo ingresso (não lembro o valor, mas é bem pouco), caminha-se por uns 10 minutos mata a dentro por uma trilha até chegar na cachoeira. Minha impressão: bem, o que eu posso dizer? No Brasil estamos acostumados a super cachoeiras com piscina naturais, e lá parecia mais uma fonte de água um pouquinho maior. MAS, é uma idéia válida para fugir da rotina das praias, da para dar um mergulho em uma mini piscina, tomar um banho de "chuveiro", o passeio de bicicleta até a cachoeira foi muito divertido e temos que dar um desconto por que a melhor época para se visitar as cachoeiras são de maio a setembro, e não fevereiro :)

Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã

Cultivo de Pérolas

 

A ilha de Phu Quoc também é famosa por suas pérolas! Não muito longe de Long Beach (não me lembro onde exatamente) tem um cativeiro de ostras, onde é possível ver como é feita a extração das pérolas, aprender sobre todo o processo, como quanto tempo demora para as ostras produzirem uma pérola (as pérolas grandes demoram em torno de 7 anos!) entre outras curiosidades. E é claro, que ao fim do tour tem uma lojinha com pulseiras, colares, anéis e brincos de pérolas de todas as cores, formas e tamanhos por um preço que é quase tão lindo quanto as jóias!

 

Passeios

 

No hotel em que ficamos (e com certeza em todos os outros hotéis) havía várias opções de passeios por Phu Quoc e suas ilhas próximas. Acabamos escolhendo um que fazia um tour de barco pelas ilhas ao sul de Na Thoi com direito a pescaria, almoço a bordo - sendo que no meio do caminho paramos em uma espécie de mini loja aquática no meio do mar para comprar o peixe do almoço (na foto abaixo fica melhor de entender!) - mergulho nas ilhas, ida a praia de Bai Sao e visita ao cativeiro de ostras (falado acima). No almoço, além do peixe que compramos e de alguns acompanhamentos, nos serviram ouriço com um molhinho especial (servido em uma garrafa de plástico, melhor não saber o que era) muuuuito bom! 

Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã

RESTAURANTES E BARES

 

Rory's Beach Bar

 

Bar de praia muito animado, com ótimas bebidas e comidinhas :)

 

Endereço: 118/10 Tran Hung Dao, Phu Quoc Island, Duong Dong, Vietnã

Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã
Phu Quoc Vietnã

The Pepper Tree Restaurant

 

Este restaurante fica dentro do Resort La Veranda. É um clima mais chique e elegante (inclusive o dress code é smart casual), os preços são acima da média do Vietnã, mas a comida é o ambiente são excelentes. Sem falar da vista para o mar!

 

Para reservas, acesse o site oficial aqui.

 

Horário de Funcionamento: Todos os dias 06:30 às 23:00

Endereço: Tran Hung Dao Street, Duong Dong, Phu Quoc Island, Vietnã

 

COMO CHEGAR

 

Apesar de Phu Quoc ficar mais próximo da costa do Camboja (15 km) do que do próprio Vietnã (45 km), não tem como ir do Camboja para a ilha sem primeiro entrar no Vietnã. Assim, para se chegar a ilha há duas opções: pegar um barco de Ha Tien ou Rach Gia, ou, pegar um avião para o aeroporto internacional de Phu Quoc :) Do pier até Long Beach, um taxi sai em torno de U$ 5 dólares a U$ 8 dólares (é mais barato se você pegar as vans coletivas que levam até os resorts), o mesmo vale para corridas do aeroporto.

 

Via Aérea

 

Apesar de se chamar Aeroporto Internacional de Phu Quoc, todos os vôos que saem ou chegam neste aeroporto são oriundos das cidade de Ho Chi Minh ou Hanói (ambas cidades do Vietnã). Ou seja, não tem nada de internacional isso. MAS, é claro que se você estiver em Bangkok por exemplo, é só comprar um vôo para Phu Quoc, que fará escala em Ho Chi Minh e pronto, estarás lá :)

 

No site oficial do aeroporto você pode fazer uma pesquisa melhor para saber os horários e companhias aéreas.

 

Via marítima

 

Também é possível chegar a Phu Quoc de ferry com a empresa Superdong. Os ferrys são bem tranquilos, fechados (apesar de possuir uma área externa para quem quiser pegar um ventinho), banheiros, bancos confortáveis e tem até um karaôke! Há duas cidades usadas como pontos de partida do Vietnã para a ilha de Phu Quoc acessíveis por ferry: Ha Tien e Rach Gia. Veja abaixo os horários e preços dos ferrys.

Ha Tien - Phu Quoc / Horários Baixa Temporada (abril - outubro)

Ha Tien - Phu Quoc / Horários Alta Temporada (março - novembro)

Rach Gia - Phu Quoc / Horários de Alta e Baixa Temporada

Preços

Como comprar os tickets

 

Infelizmente ainda não é possível comprar os tickets online, mas é muito fácil e tranquilo comprar antecipadamente em um dos pontos de venda ou até reservar os tickets por email  (superdong_2008@yahoo.com.vn) e pagá-los no dia da partida no próprio pier.

Pontos de Venda

 

Ho Chi Minh

 

12, Nguyen Ngoc Loc, 14 Ward, 10 District, HCM City.

Telefone: (08) 38 666 333

 

Rach Gia

 

14, Tu Do Street, Vinh Thanh Ward, Rach Gia City, Kien Giang Province.

Telefone: (077) 3 877 742

 

Ha Tien

 

11, Tran Hau Street, Binh San Ward, Ha Tien Town, Kien Giang.

Telefone: (077) 3 955 933

 

Para mais informações visite o site oficial de Phu Quoc.

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More