Polignano a Mare

e Alberobello

Itália

Junho/2018

PUGLIA

Ahhh a Puglia! O salto da bota que passa despercebido pela maioria…ainda bem! Por quê? Porque isso significa menos gente e preços mais baratos :) Ainda, as pessoas são extremamente simpáticas, as cidades são lindas e o mar é maravilhoso! A única coisa que fica devendo é na comida. MAS CALMA. Pizza e massa em geral está garantido. Afinal, estamos na Itália! O problema é quando a gente cansa de comer massa toda hora e quer algo diferente. Dizem que nada é perfeito, né?

 

Cidades

 

São muitas as opções. De norte a sul. Porém, como não tínhamos muitos dias, acabamos escolhendo quatro: Polignano A Mare, Otranto, Gallipoli e Alberobelo. E irei falar de cada uma separadamente. Lecce é uma cidade muito visitada também, e fica bem no centro do sul da Puglia. Porém, era longe do mar (estava muito calor!) e a cidade não me pareceu muito diferente das outras. Então, fica pra próxima.

POLIGNANO A MARE

 

Imagina uma cidade medieval construída sob falésias, com um mar lindo lá embaixo, e dezenas de grutas escondidas ao longo de sua costa. Agora imagina o centro histórico somente para pedestres, muitas lojinhas, barzinhos, artesanato…pois é. Mas não para por ai, ainda tem um toque especial: você provavelmente já viu a foto deste restaurante (foto abaixo) por ai, certo? Sua chance de conhecê-lo :)

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Ficamos três noites (se quiser dormir em Alberobello, pode diminuir uma noite de Polignano). Hotel? Ficamos neste apartamento, muito bem localizado, com um terraço gostoso, limpo e fofinho. Clique aqui para acessar. 

1/1

BARES E RESTAURANTES

 

Grotta Palazzese

 

O que dizer? Vamos começar pelo começo. O famoso restaurante fica no Hotel Grotta Palazzese e é extremamente recomendado que se faça reserva pelo menos 1 dias antes (fora de temporada). Quanto ao local, eu posso dizer que é um dos restaurantes mais lindos que já comi em toda a minha vida. É exótico, maravilhoso! MAS…porém, todavia, entretanto…há algumas ressalvas a se fazer. Primeiro que o preço é bem salgado: o valor mínimo do pedido deve ser de 130 euros por pessoa. Mas até ai tudo bem, desde que a qualidade seja a altura do preço, certo? Mas também não foi bem assim. Por exemplo, pedimos o menu degustação de 270 euros onde dois pratos vieram bons, o resto bem razoável e a sobremesa ruim (!). Fora que o atendimento não é lá grande coisa. Mas tudo bem, é sempre bom levar em consideração que pode ser que tivemos o maior azar do mundo na escolha de menus e pratos. De qualquer maneira, acho que vale a pena.

 

Mint

 

Simples e muito bom! Comida bem leve e saudável. Ps: a dona é brasileira! 

 

Cafe dei Seraffini

 

Este era o café do nosso “hotel”. Típico café com pães e bolos gostosos :) Ps: possui uma varandinha bem pequena, com uma mesa para duas pessoas com vista para o mar!

Moon Shine

Barzinho bem cool, jovem e gostoso! Excelentes drinks!

 

PRAIAS

 

Praia de Polignano 

 

Apesar de terem muitas praias a poucos minutos de carro de distância de Polignano, a própria praia da cidade ja é maravilhosa! Mar transparente entre as falésias da cidade :) Uma curiosidade é que uma das etapas do torneio  mundial de Cliff Diving (sim, isso existe) promovido pela RedBull se passa em Polignano a Mare! No dia a dia há inclusive muitas pessoas se aventurando e pulando das rochas em direção ao mar. Único problema é que não há qualquer infraestrutura (Porém estava sendo construída uma pequena parte para tal).

1/1

Torre dell’orso + Grotta della Poesia

 

Entre Polignano a Mare e Otranto fica a Grotta della Poesia e a praia Torre dell’orso com as pedras Due Sorelli ao fundo. Quanto a Grotta, apenas demos uma passada, mergulhamos um pouco e seguimos para a Torre dell’orso, onde a parte mais bonita da praia, na minha opinião, fica bem para o canto direito, mais perto das pedras Due Sorelli possível! Ah, tem bastante infraestrutura (cadeiras, mesas, camas, serviço de praia, etc.)

1/1

ALBEROBELLO

 

 

Durante nossa estadia em Polignano A Mare, resolvemos passar um um dia em Alberobello, uma cidade MUITO fofa repleta de Trullis a apenas meia hora de carro de Polignano. E o que são Trullis? Casas de pedra com telhados em forma de cone :) Agora imagina um “mar” de pequenas casinhas de paredes brancas e tetos cinzas cônicos. A impressão que dava é que a qualquer momento ia sair um smurf de uma portinha. Anyway, em razão do modo e materiais usados para a sua construção, os trullis tem seu interior fresco no verão (é sério, estava um calor de 40 graus lá fora e dentro da casa geladinho) e calor no inverno. Apesar disso, reza a lenda que não é por esse motivo que os trullis foram inventados, e sim como forma de burlar a fiscalização e cobrança de impostos sobre casas. Como? Parece que o teto era facilmente desmontado, assim as “casas sem teto” poderiam passar por depósitos, construções inacabadas ou até abandonadas. Logo depois eram reconstruídos, obviamente.

 

Passamos somente uma tarde em Alberobello, mas se você tiver mais tempo e interesse, é possível dormir em um trullo :)

 

Mas não é só de trullo que vive Alberolbello, por entre suas casinhas e ruelas, há muitas lojas de artesanato local. E não estou falando dessas lojinhas que se encontram em todos os lugares turísticos não! Encontra-se muitos produtos de linho (mochila, almofadas, toalha de mesa…), cashmere, couro, entre outros E de muito bom gosto!

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More