Porto

Portugal

Junho/2017

A CIDADE

 

Mesmo sendo a segunda maior cidade de Portugal, Porto possui o charme de uma cidade pequena. E apesar de tudo estar ao alcance de uma caminhada (pelo menos em seu centro histórico), vá preparado para o sobe e desce! É sério, não importa onde você queira ir, sempre terá uma ladeira no caminho! Ah! Não deixe de assistir o pôr do sol tomando um vinho do porto e comendo um bolinho de bacalhau às margens do rio Douro.

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Eu diria que o tempo ideal para conhecer Porto são dois dias inteiros, talvez três, com mais calma :) 

 

REIBEIRA

 

Repleta de bares e restaurantes, a Ribeira é a região que fica ao redor das margens do rio Douro, no centro histórico. Do outro lado do rio, fica Gaia, cidade vizinha onde ironicamente se encontram as cavas do tão procurado “vinho do Porto”. Para chegar lá, basta atravessar a ponte Dom Luís I, a pé mesmo :)

O QUE FAZER EM PORTO

 

Livraria Lello e Irmãos

 

Inaugurada em 1906, a Livraria Lello, não é só uma das mais belas livrarias do mundo, como também serviu de inspiração para J.K Rowling, autora de Harry Potter. Pois então, enquanto ainda escrevia o esboço do que seria o primeiro livro de Harry Potter, J.K morou em Porto e costumava frequentar a livraria para tomar um cafezinho. E assim, surgiu a livraria Floreios e Borrões do Beco Diagonal :) Além disso, reza a lenda que a capa nos uniformes dos alunos de Hogwarts foi inspirada nos uniformes dos universitários portugueses! De tão famosa que ficou, hoje em dia é preciso comprar um ticket na casa ao lado no valor de 5 euros para entrar na livraria.

Estação Ferroviária de São Bento

 

Bem, apesar de ser somente uma estação ferroviária, seu interior e exterior é revestido com pinturas em azulejos que contam a história de Porto e Portugal.

Passeio das Virtudes

 

Construído no século XVIII, o Passeio das Virtudes é um ótimo lugar para ver o pôr do sol sobre o rio Douro, já que têm uma vista privilegiada do alto de Porto. No verão, as pessoas (em sua grande maioria jovens) ficam sentadas na grama, ou em algum dos restaurantes com mesas para fora no outro lado da rua. Logo abaixo, fica o Jardim das Virtudes, onde está a maior Ginkgo Biloba de Portugal! Conhecida por seus fins medicinais, a Ginkgo Biloba é uma árvore de origem chinesa, e virou símbolo da paz e longevidade após ter sobrevivido as explosões atômicas no Japão.

Andar pelas ruazinhas

 

Chegamos ao meu ponto turístico favorito de qualquer cidade: andar pelas ruas! Andar mesmo, com vontade, sem rumo, em meio aquele sobe e desce interminável :) Pare em um café que chamou sua atenção (não pesquise, arrisque!), sente no banco da praça, converse com o senhor do seu lado, se aventure por uma ruela, coma comida de rua… SÓ VAI!

Barzinhos estilo Pé Sujo

 

Procurando algum lugar animado, descontraído, com preços convidativos e gente jovem em pé jogando conversa fora? Você encontra tudo isso e mais um pouco nos barzinhos pé sujo em frente ao Jardim da Cordoaria, logo ao lado da Universidade do Porto. Qual bar escolher? Adega Leonor. Quem já foi ou frequenta o Baixo Gávea do Rio (que coincidentemente, em Porto, essa região se chama “Baixa”), consegue ter uma idéia do que estou falando :)

 

Festas

 

Já se você procura algo mais agitado, recomendo a Rua de Cândido dos Reis e suas paralelas. Bares e boates é o que não faltam! Todas as festas têm entrada free, então é só ir andando, entrando, bebendo, dançando, saindo, entrando em outro, e assim vai! E falando em festa....

Festa de São João do Porto

 

Apesar de oficialmente celebrar o nascimento de Sao João Batista, a festa de São Jõao do Porto tem sua origem no solstício de verão como celebração da fertilidade e abundância nas colheitas. Ocorre todos os anos do dia 23 para o dia 24 de junho em todo o país, mas principalmente em Porto. Ok, mas o que ocorre afinal? Basicamente, barracas de comida e bebida, palcos, balões, bandeirinhas e flores são espalhados por toda a cidade, e, à meia noite ocorre o famoso show de fogos de artifício (com duração de até 15 minutos) à beira do Rio Douro e à ponte Dom Luis I. Mas o que torna essa festa tão única (pelo menos pela minha concepção), é o fato de que todo mundo (eu disse TODO MUNDO) compra um bendito de um martelo de ar, e martela a cabeça de qualquer ser vivo que passe pela sua frente. As pessoas inclusive fazem corredores de martelada na cabeça. É simplesmente sensacional. Ninguém fica bravo, ninguém se passa, ninguém briga…nada. Inclusive, tive a audácia de martelar a cabeça de um policial. Ele simplesmente riu, e martelou a minha de volta :) E ainda, depois dos fogos à meia noite, dezenas de shows simultâneos ocorrem em palcos espalhados pela cidade. É festa pela cidade toda, literalmente. Inclusive, cheguei a ir em um “show” montado por um cidadão que usou a varanda de sua casa como palco, virou as caixas de som para a rua, e fez ali uma festa!  Por curiosidade, antes do uso do martelo, era usado o alho-poró para bater na cabeça das pessoas. Os mais velhos ainda o usam :)

RESTAURANTES EM PORTO

 

Além, das listadas abaixo, na Ribeira, nas redondezas da rua da Fonte Taurina, tem váárias opções de restaurantes pequenos e fofos. 

 

Café do Cais

 

Restaurante de frutos do mar de frente pra o rio Douro. Vista linda, comida excelente e preço também :)

Mostrar Mais

Zenith

 

Ótimo para um café da manhã ou brunch. OOOu até quem sabe, um drink :) DELÍCIA.

Mostrar Mais

Terrace Lounge 360º (Porto Cruz)

 

Imagina apreciar um vinho do Porto (ou um drink, se você preferir) em um rooftop, enquanto o sol se põe sobre Porto e Gaia. AHAM. Vá :)

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More