Roma

Itália

Setembro /2015

O que falar dessa cidade?! LINDA S2 Com um monumento da Roma Antiga a cada esquina, Roma dispensa apresentações. MAS, eu não vou falar só do básico de Roma (isso você encontra em vários sites), e sim de um bairro que eu descobri nessa última visita que simplesmente me conquistou: Transtevere :)

 

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Olha, tudo depende muito. Da para passar três dias, dá para passar sete, dá pra morar… MAS, no mínimo três dias inteiros :)

 

E onde ficar? Bem, depende quais são seus objetivos. Se é sua primeira vez em Roma e quer ficar só com o básico, hospede-se entre o Pantheon e a Fontana di Trevi. Se você ama as lojas de luxo, fique perto da Piazza di Spagna. EEE se você é dos meus, cansou da baderna e  dos indianos vendendo badulaque no “centro”, fique em Transtevere :)

 

O QUE FAZER EM ROMA

 

Roma tem um milhão de praças e pontos turísticos, irei enfatizar alguns dos principais :)

 

Ande

 

Ande, ande, ande sem rumo!

Pantheon

 

Pantheon ou “Templo dos Deuses” foi erguido em 25 a.C. Hoje, além de ser considerada uma igreja católica, abriga os sarcófagos de reis e outras figuras importantes da história italiana. Por dentro, o Pantheon é todo de mármore, e o que mais impressiona (além dos vários túmulos expostos, é claro) é sua cúpula de 43,5 metros de diâmetro e 43,5 metros de altura com uma abertura no centro de 8 metros, um marco na engenharia romana tanto para a época, como para os dias de hoje, já que é o maior domo de concreto não reforçado do mundo! E, a titulo de curiosidade, aquela escrita na frente do Pantheon significa: “Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio, pela terceira vez cônsul”.

 

Dica: em uma noite estrelada, compre uma cerveja/vinho (e um panini também se preferir) em uma lojinha da praça, sente na escadaria de frente para o Pantheon e fique viajando em quão doido é você estar ali sentado naquele momento bebendo em frente a esse imponente monumento de mais de 2 mil anos.

 

Entrada grátis

Aberto todos os dias das 8h30 às 19h30 e aos domingos das 9h às 18h

Coliseu

 

Com 188 metros de comprimento, 156 metros de largura e 48,5 (antes eram 52) metros de altura, o Coliseu, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, foi construído no ano de 72 d.C. Sua construção demorou míseros 9 anos, contando com a “ajuda” de mais de 60 mil escravos judeus. Por mais de 400 anos foi centro de batalhas sangrentas entre gladiadores e animais selvagens e - pausa - batalhas navais. Isso mesmo, o Coliseu foi construído de forma que aquedutos pudessem inundar sua arena, e depois esvaziá-la. HA! Agora, voltando para as batalhas sangrentas, apesar de escravos também serem utilizados para o “show”, a maioria dos gladiadores eram voluntários em busca de fama. Aí era cabeça para um lado, queimados-vivos para o outro, e as vezes uns leões, tigres e girafas no meio para dar mais um pouquinho de graça aos possíveis 90 mil espectadores (originalmente eram “somente” 50 mil). Estima-se que cerca de 500 mil pessoas e mais de um milhão de animais perderam suas vidas lá :(

Fontana di Trevi

 

Com 26,30 metros de altura e 49,15 metros de largura, a Fontana di Trevi é uma fonte, logicamente, que servia como terminação de um antigo aqueduto de 21 quilômetros de comprimento, construído para abastecer os banhos termais no Campo de Marte, no Pantheon. As grandes estátuas e obras que encontramos hoje na Fontana di Trevi, na realidade, somente começaram a ser construídas pelos Papas no começo do renascimento, concluídas por volta do ano 1760. Ainda, em 2015, a fonte sofreu uma grande reforma, sendo reativada no dia 3 de novembro. Todos os dias, a Fontana di Trevi derrama cerca de 80 mil metros cúbicos de água.

 

Ah! E se você gostar muito de Roma, reza a lenda que jogar uma moeda na fonte faz você retornar a cidade :) Mas fique sabendo desde já que todos os dias as moedas são recolhidas - em média 3 mil euros por dia - e doadas a associação religiosa Caritas.

Piazza di Spagna

 

Ponto de encontro de turistas e italianos para bater um papo, tomar sorvete e afins, a Piazza di Spagna com sua linda fonte e sua famosa escadaria de 135 degraus até a Igreja Trinitá dei Monti começou a ser construída no século XVI com o intuito de ligar o povo à igreja que fica lááá em cima em uma “pequena” elevação. A praça leva esse nome pelo simples fato que foi erguida em um terreno de propriedade da embaixada espanhola em Roma na época.

Compras de Luxo

 

E já que estamos falando da Piazza di Spagna. Chanel, Hermés, Vans, Armani, Gucci, Prada, Nike, Adidas, Disney Store, Zara, Salvatore Ferragamo, Cartier, Fendi, Luis Viutton…Enfim, se você procura lojas de grife, toda essa galera fica nas ruas próximas a Piazza di Spagna, mais ou menos entre a Via del Corso - Via Vittoria - Via Frattina - Piazza di Spagna.

 

Vaticano

 

No ano de 756, o rei dos francos, Pepino, o Breve (haha que nome!), doou as terras do Vaticano para a Igreja Católica. Porém, o Vaticano só se tornou oficialmente um país em 11 de fevereiro de 1929. Com apenas 0,44 quilômetros quadrados, o Vaticano é considerado o menor país do mundo. O palácio onde o Papa reside tem nada mais, nada menos que: 5 mil quartos, 200 salas de espera, 22 pátios, 100 gabinetes de leitura, 300 banheiros e dezenas de outras dependências destinadas a recepções diplomáticas. Básico. Ainda, aquele graaaande obelisco no meio da praça principal tem uma história curiosa: ele foi construído no EGITO (isso mesmo!), já passou uns anos por Alexandria e foi transportado para Roma a mando de Calígula, que o colocou onde antes era o Circo de Nero, uma arena onde centenas de cristãos foram mortos durante o regime de Nero.

Quem protege o Papa é a Guarda Suíça, criada em 506, e para fazer parte dela, você deve ser homem, entre 19 e 30 anos, ter pelo menos 1,74 metros e ter nascido na Suíça. Se tudo isso não bastasse, embaixo da Basílica de São Pedro ficam as Grutas do Vaticano. Lá, estão enterrados os túmulos de dezenas de papas, entre outras pessoas importantes da igreja - e a rainha Cristina da Suécia (?).

Mostrar Mais

                                                                                                                              

Capela Sistina

 

A Capela Sistina é famosa por ter suas paredes e teto totalmente decorados com pinturas de grandes artistas na Renascença como Sandro Botticelli e Michelangelo. O que pouca gente sabe no entanto, é que lá é onde ocorre o conclave, processo de escolha do novo Papa. As pinturas mais famosas entretanto são de Michelangelo, que em 4 anos, e praticamente sozinho, cobriu o teto da Capela Sistina com pinturas de cenas do Antigo Testamento, da Bíblia, como a Criação do Homem, Expulsão do Jardim do Édem e o Dilúvio. A Criação de Adão fica bem no centro do teto, sendo a pintura mais famosa da Capela. O negócio realmente é impressionante! Ainda, 20 anos depois, Michelangelo foi chamado novamente para pintar O Juízo Final, localizada atrás do altar. Por curiosidade, em um primeiro momento Michelangelo recusou o trabalho, pois além de não ter a melhor das relações com o Papa Júlio II (quem fez a encomenda), Michelangelo achava pintura uma arte inferior a escultura. Clique aqui e tenha acesso a uma visão de 360 graus da Capela Sistina :)

TRANSTEVERE

 

Deeeeixando o melhor para o final…Transtevere!

 

Descobri esse bairro na última vez que estive em Roma e fiquei simplesmente apaixonada! Longe da turistada e dos indianos vendendo bugigangas brilhantes, Transtevere tem um ar boêmio, jovem e descolado, com restaurantes fofos em cada esquina. Se na Piazza di Spagna você encontra lojas de luxo, aqui você encontra pequenas boutiques italianas e galerias de arte. A noite (principalmente finais de semana, claro) os bares ficam todos abertos com mesas ao ar livre, servindo inclusive drinks para pessoas em pé nas ruas. Resumindo, vira uma verdadeira festa! Além de tudo, aqui, os preços são beeeem mais em conta, tanto nos restaurantes, quanto em acomodações. E ainda, se você não quer deixar de visitar os principais pontos turísticos de Roma, Transtevere fica a a penas 15/20 minutos de caminhada do burburinho dos pontos turísticos :)

Bar Freni e Frizioni e região 

 

Primeiro vamos falar do bar Freni e Frizioni. Esse bar fica logo na entrada do bairro e tem um murinho na parte de fora onde todos ficam sentados conversando e bebendo um dos maravilhosos drinks que o bar serve! E já que toquei no assunto, vamos fala rum pouco dos drinks no Freni e Frizioni. Esse bar pode até tem uma cara um pouco de “sujinho”, mas os drinks feitos lá são verdadeiras obras de arte alcoólicas (eu inclusive vi uma mulher ensinando um novo barman a fazer alguns drinks, fiquei impressionada com o cuidado e precisão de tudo!). E como se isso não bastasse, uma certa hora da noite (não me recordo muito bem a hora exata) eles servem um buffet gigaaaante, com todas as opções possíveis de comida (saladas, massas, cuscuz, carnes…) e o melhor, de graça (para todos aqueles que tiverem consumido pelo menos um drink no bar até então. Pensa na alegria da criança quando descobriu isso)!

Mostrar Mais

Agora, vamos falar sobre essa região de Transtevere onde fica o Freni e Frizioni. Vindo do “centro” de Roma (leia-se: região onde tem os pontos turísticos), é só atravessar a Ponte Sisto e você dará de cara com a Piazza Trilussa. Aí é só começar a andar sem rumo pelo bairro, mais especificamente entre as ruas Via Benedetta - Via della Scala - Via di S. Francesco a Ripa - Viale di Trastevere :) Não vão faltar bares e restaurantes! São por essas ruas que o pessoal fica bebendo na rua nos finais de semana :)

Restaurante Grazia e Graziella

 

Restaurante fofo, florido e muito bom :) Ótimo para café da manhã, almoço ou algum petisco com drinks a tarde :)

Bar Baylon Cafe

 

Bar de tapas e drinks excelente!

Loja The Butcher

Muito legais as calças, camisetas, tênis, meias, camisas…ou seja, tudo! :) Só masculino.

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More