Sardenha

Itália

Junho 2016

Sardenha é uma ilha na Itália, e apesar de a palavra “ilha” nos remeter a algo relativamente pequeno, Sardenha não é tão pequena assim. Para se ter uma idéia, de uma ponta a outra, demora em média 3 horas de carro (eu sei que no Brasil isso pode não ser muito, mas na Europa se cruzam países nesse tempo haha). Porém, a chamada Costa Esmeralda compreende somente o norte da ilha, onde nós fomos, é claro :) Não vou gastar tempo tentando descrever como a Costa Esmeralda é linda e única, acho que o vídeo e as fotos fazem esse trabalho muito bem feito! Abaixo seguem as dicas das praias e ilhas que visitamos, assim como outras informações úteis para planejar uma semana (ou mais!) a bordo de um barco no mar mediterrâneo :)

QUANTOS DIAS DE ALUGUEL DE BARCO

 

7 dias - Catamarã

O BARCO 

 

A escolha do barco é sempre muito importante, logicamente, e ela varia de acordo com as necessidades e gosto de cada um. Por que escolhemos um Catamarã:

 

  • É interessante a forma como ele é dividido (todos os quartos são suítes, salas amplas e uma espécie de “rede al mare” na frente do barco que é uma delícia!)​

  • É relativamente mais barato do que alugar um iate

  • Velejar :)

COMO ALUGAR

 

Existem muitos sites de aluguel de barcos na Itália, eu basicamente fui fuçando e separando aqueles que me interessavam. Acabei alugando no site lagoon-charter.com. É bem fácil navegar pelo site, você escolhe a região que quer alugar (como Mediterrâneo, Caribe, Ásia e até no Brasil), as datas, o tipo de barco e pronto :) Todo o processo é muito simples e fácil. 

 

PREÇO

 

Logicamente o preço vai depender muito do tipo de embarcação, tamanho, tempo e demais mordomias que você pode ou não querer. Para nós, uma semana em um Catamarã de 42 pés (4 suítes) com marinheiro custou 5.050 euros. Você também tem a opção de adicionar cozinheiro, arrumadeira e por ai vai. Geralmente, cada empregado custa em torno de 1.000 euros a mais no total das contas. Também da de alugar kayak, stand up, entre outros que saem em torno de 80 euros cada. E é claro que ainda tem o custo do supermercado (que por incrível que pareça gastamos o mesmo que no Brasil, porém com produtos beeeem melhores), gasolina (muito barata também! Uma semana para lá e para cá deu 180 euros) e das marinas (varia entre 100 e 150 euros a noite), caso você passe a noite atracado em alguma.

 

Como o barco tem 4 suítes, imagine agora esse preço dividido por 4 casais, nada mal né?! :)

 

ROTEIRO

 

Sinceramente eu acho que a Costa Esmeralda não precisa de muitas dicas de onde ir, por que tudo é maravilhoso! MAS, aqui vão alguns lugares especiais:

 

Isola La Maddalena

 

É a única ilha habitada da Costa Esmeralda, tem um centrinho fofo, restaurantes, lojas, barzinhos, hotéis e tudo mais. Serve como principal base para quem está conhecendo a Costa Esmeralda de carro ou “a pé”, já que possui opções de hospedagem e de lá partem inúmeros tours privados ou coletivos para conhecer as ilhas da Costa Esmeralda. Porém, para quem está de barco não faz muito sentido, já que a cidade é fofa e tudo mais, mas não tem nada de muito especial, aaa não ser o supermercado. Sim, o supermercado. Ele é mais barato que em Sardenha e os produtos são maravilhosos :) 

Spiaggia Tahiti na Isola Caprera

 

A Isola Caprera fica do laaado da Isola La Maddalena, ligadas por uma ponte, e é tudo muito pequeno e perto. Para se ter uma idéia, leva-se em torno de 20 minutos de carro/moto/quadriciculo do centro de La Maddalena até o começo da trilha para a Spiaggia Tahiti. E aí está um detalhe importante, de barco tudo é muito lindo, fácil e maravilhoso, você chega pelo mar, sem esforço algum, porém, pela trilha…outra história baby. Prepare-se para uma caminhada de 45 minutos sob pedras quentes (fui descalço, não cometa o mesmo erro que eu) com sobes e desces e cabras pelo caminho. Tá, não é tão ruim assim, e a praia é LINDA :) Para quem tá se perguntando por que pegamos a trilha já que estávamos de barco, esse dia estava ventando muito e não pudemos navegar. Sim, isso pode acontecer. Sim, é um saco. MAS, tem que saber tirar proveito de tudo, então eu tive a excelente idéia de alugar quadriciculos e ir até a praia de forma convencional. O que foi muito legal por sinal :) E rimou muito esse final.

 

Curiosamente, Giusepe Garibaldi, o “herói de dois mundos” (esse mesmo, o da Anita Garibaldi e da Revolução Farroupilha) passou seus últimos anos de vida nesta ilha, levando uma vida calma e tranquila de fazendeiro, e onde, conforme seu desejo, foi cremado. Sua casa hoje se transformou em um museu chamado Compendio Garibaldino.

Arquipélago Isola Razzoli, Isola Budelli e Isola Santa Maria

 

Sensacional.

Isola Spargi

Isola Mortorio​

Bonifácio

 

Ta, QUE LUGAR. Sem dúvidas foi o lugar mais surpreendente que já fui na minha vida. Talvez por que eu nunca tinha ouvido falar, nem visto foto e apenas confiei no marinheiro. Talvez por que o lugar é sensacional mesmo. Talvez (com certeza) seja a junção de tudo. Só sei que quando eu vi aquele paredão iluminado pelo sol de fim de tarde, foi um dos momentos que nunca vou esquecer na minha vida. Sem palavras para descrever essa cidade, mas ok, deixa eu tentar. Imagina um paredão de cores claras com cerca de 70 metros de altura e quilômetros de extensão. Agora imagina uma cidade com mais de mil e duzentos anos construída logo acima desse precipício, como se fosse sua continuação, e o mar do mediterrâneo láá embaixo. Agora imagina ruelas cheias de flores e restaurantes e lojinhas fofinhas dentro dessa cidade. E ainda, imagina um fim de tarde lindo, com o sol batendo nas falésias e você chegando de barco admirando tudo isso. Bonifácio é tipo isso que você está imaginando, só que melhor (e eu juro que nem as fotos conseguem mostrar, talvez daqui uns dias eu coloque um vídeo). 

Algumas curiosidades:

 

Bonifácio fica na Córsega - França, mas é pertinho da Costa Esmeralda e ali no meio parece tudo a mesma coisa.

 

Foi onde Napoleão Bonaparte nasceu. Não em Bonifácio, mas em uma cidade da Córsega :)

 

Chegando de barco da para avistar uma escadaria, que mais parece um tubo cortando o penhasco, de exatos 187 degraus que desce desde as construções acima da falésia até o mar. Reza a lenda que foi construída em apenas uma noite a mando do Rei de Aragão para que seus soldados pudessem invadir a cidade. Loucura. 

 

Iles Lavezzi 

 

Esta ilha francesa fica no Estreito de Bonifácio, entre Sardenha e Córsega. Apesar de linda, Lavezzi conta com um cemitério e uma triste história: em 15 de fevereiro de 1855 um navio francês chamado Sémillante com destino a Guerra de Crimea naufragou na ilha de Lavezzi após bater contra as rochas em uma tempestade. Ao todo, 770 (este número diverge) soldados morreram, sendo que 560 corpos estão enterrados em um cemitério na ilha. MAS, apesar de meio macabro, você não precisa necessariamente focar nisso quando estiver na ilha, afinal tem todo um azul do mar mediterrâneo na sua frente e tudo mais…E por incrível que pareça eu não tirei fotos lá :) Mas pode confiar que é lindo!

Ile Piana

SARDENHA E CÓRSEGA

Para vocês entenderem melhor a geografia disso tudo, essa foto tirada do avião da para mostrar bem onde tudo fica (só a Isola Mortorio que não aparece na foto, mas ela fica a esquerda ali na Sardenha).

DICAS GERAIS

A Marina de Portisco é excelente para aluguel de barcos, já que fica perto do aeroporto de Olbia e na porta da Costa Esmeralda.

 

Na própria Marina de Portisco tem um supermercado, mas eu aconselho MUITO a ir direto para a Isola de La Maddalena (cerca de uma hora, uma hora e meia de barco) e fazer as compras lá! Os produtos são MUITO melhores e é mais barato :) 

 

Tente ir em Junho, onde há consideravelmente menos gente pelas ilhas, praias, cidades, etc e o preço do barco tende a ser menor.

Ciao!

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More