Serengeti

Tanzânia

Novembro 2019

QUANTOS DIAS E HOTEL 

 

3 noites - Sayari Camp by Asilia

 

O “hotel” é todo dividido em tendas espalhadas pela savana, sem qualquer tipo de cerca ou separação entre nós e os animais. Apesar de parecer perigoso em um primeiro momento, na realidade é tecnicamente seguro: os animais e a natureza estão em seu equilíbrio perfeito no Serengeti e nunca houve caça ou confronto entre humanos e animais no parque. Ou seja, respeite, e você será respeitado (e não comido).

O SERENGETI

 

Não tão famoso para nós brasileiros quanto o Kruger Park na África do Sul, o Serengeti é na realidade um dos (e há quem diga ser o mais!) melhores locais no mundo para observação da vida selvagem. Palco da grande migração e casa de todos os “Big Five”, é quase impossível sair de lá sem ver - e rever, várias vezes - leões, leopardos, elefantes, girafas, zebras, hienas…

REGRAS

 

Bem, estamos no meio da selva e claro, devemos respeitar certas regras.

 

  1. Não andar a noite desacompanhado de alguém responsável do hotel.  É durante a noite que os animais ficam mais ativos. Tradução: caçam. Ou seja, sempre que queríamos ir ou sair da tenda a noite, tínhamos que chamar alguém do hotel para vir nos buscar. 

  2. Não colocar braços e pernas para fora dos veículos durante os Game Drives.

  3. Não alimentar os animais.

 

 

DADOS E CURIOSIDADES

 

1. Serengeti significa “planície infinita” na língua Maasai. 

 

2. A reserva possui 15.000,00 km2. O Kruger Park, 19.500,00 km2.

 

3. O Serengeti serviu como inspiração para o filme do Rei Leão. “Hakuna Matata” significa “Sem problemas” em suaíle, língua oficial da Tanzânia. Inclusive, você escuta “Hakuna Matata” toda hora lá!

 

3. Curiosamente, os Big Five representam os animais mais difíceis de serem caçados pelo homem, e não necessariamente os maiores. Por isso que o leopardo está na lista e o hipopótamo não, por exemplo. 

 

4. Big Five: Leão, elefante, búfalo, leopardo e rinoceronte.

 

5. Existe também a lista “Ugly Five”: Hienas, gnu, urubu, javali e marabu (um pássaro). Eu acho o pumba fofo, na realidade. 

 

6. O desenho de cada zebra é único, que nem as nossas impressões digitais :)

 

7. A “Grande Migração” deveria na realidade ser chamada de “A Maior Migração da Terra”. Todos os anos, milhões de gnus, seguidos por antílopes e zebras, cruzam planícies e rios do Quênia para a Tanzânia e vice-versa em busca de água e grama, conforme as estacões vão mudando. Apesar de ser uma migração cíclica durante o ano todo, o seu auge é entre os meses de julho e agosto, quando a maior parte dos gnus cruzam os rios repletos de crocodilos entre Quênia e Tanzânia.

O DIA A DIA

 

Como os animais são mais ativos durante a noite e de manhã cedo, acordávamos todos os dias antes do sol nascer para os Game Drives. Nosso guia nos pegava na tenda no primeiro raiar do sol de carro com cobertor e bolsa de água quente (era frio de manhã!), depois de algumas horas e animais, escolhíamos algum lugar na savana para tomar café da manhã  (sim, eles preparam piqueniques no meio da savana diariamente!), depois ficávamos o resto da manhã a procura de mais animais e vida selvagem.  Nosso almoço também era sempre servido em algum lugar na savana. No começo tínhamos certo receio de comer bem no meio da savana e dos animais, mas o negócio era confiar no guia hahaha. Durante o dia, ficávamos andando de carro pela savana, conversando, com cerveja, vinho e natureza a vontade e retornávamos para o hotel ao anoitecer. As vezes voltávamos para o hotel depois do almoço para tomar um banho de piscina e/ou descansar para outro Game Drive de tardezinha. Toda a experiência foi muito relaxaste e emocionante ao mesmo tempo! Ah! Além disso, é possível organizar um jantar romântico na savana, um passeio de balão…

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More