Taormina

Itália

Setembro /2015

QUANTOS DIAS

 

Três noites - mas dois dias é suficiente para conhecê-la :)

TAORMINA

 

S2 Parada mais que obrigatória na Sícilia, Taormina é uma pequena e linda cidade na Sicília (aquela bola sendo chutada pela bota da Itália). Fundada no ano de 396 a.C., toda a cidade foi construída em cima de uma colina de pedra de 200 metros de altura chamada Monte Tauro, o que consequentemente faz com que a cidade tenha vários pontos com vistas maravilhosas para o mar e o vulcão Etna :) 

 

O QUE FAZER

Ande

 

Taormina é muito pequena, com ruelas e ruas estreitas (grande parte da cidade nem entra carro!), então é possível - e muito agradável - fazer tudo a pé! A rua principal chama-se Corso Umberto, com várias opções de bares, lojas e restaurantes, e basicamente, todos os outros pontos de interesse são ruas transversais à Corso Umberto que acabam em jardins, ruas floridas e casarões antigos :)

Teatro Grego

 

Construído pelos gregos no século V a.C., esse teatro a céu aberto com uma das melhores vistas da cidade - e que já chegou a receber combate de gladiadores - hoje serve como palco para óperas, concertos, ballet e demais espetáculos, como desfiles de moda. Clique aqui para acessar o site oficial do Teatro e fica por dentro da programação!

Vulcão Etna

 

Se Pompéia tem o Vesúvio, Taormina tem o Etna! Conhecido como o mais alto vulcão da Europa (e um dos mais altos do mundo!), com seus 3.343 mil metros de altura, o Etna é quase três vezes maior que o Vesúvio. EEEE ainda, é um dos vulcões mais ativos do mundo, sendo que a sua última erupção foi em maio desse ano (Veja o vídeo abaixo)! Mas CALMA, não há motivos para se preocupar, apesar de ser um dos maiores vulcões do mundo e um dos mais ativos, o Etna é considerado pouco perigoso, e o que acaba causando alguns danos são apenas as cinzas. Na realidade, ver uma erupção do Etna ao vivo é um espetáculo! Tipo fogos de artifício :) Ah, e se você tiver um espirito mais aventureiro (é uma trilha demorada, de aproximadamente 4 horas), há vários passeios guiados que levam até o cume! 

Jardim Público ou Villa Comunale

 

Com suas flores, plantas e construções exóticas, e dono de uma das vistas mais bonitas da cidade (concorrendo pau a pau com o Teatro Grego!) o Jardim Público era na realidade o jardim da casa de Florence Travelyan (há uma estátua dela lá!), prima de segundo grau da Rainha Vitória. Exilada da Inglaterra por conta de rumores de um envolvimento amoroso com o futuro rei da Inglaterra, Eduardo VII, Florence foi morar em Taormina, onde se casou com o veterinário de seus cachorros e comprou vários terrenos, entre eles o atual Jardim Público, e ainda, a Isola Bella :)

Praia Isola Bella

 

Linda praia lááá embaixo da cidade! Assim como as praias da Croácia, possui pedrinhas no lugar de areia, um mar lindo e cristalino e várias opções de bares com comidas, bebidas e aluguéis de cadeiras e guarda sóis. Como chegar? De teleférico (custa em torno de 3 euros e sai do centro da cidade), de carro (tem estacionamentos lá embaixo), táxi ou ônibus (em torno de 3 euros também). Da praia também saem alguns passeios para grutas e outras praias próximas que custam cerca de 10 euros.

Visitar uma vinícola aos pés do Etna

 

Um outro programa legal é visitar uma vinícola as pés do vulcão Etna! Há diversas opções de vinícolas, sendo que por um preço fechado, você faz um tour guiado pelas plantações e instalações, aprende sobre todo o processo de produção do vinhos e ao fim, uma degustação de vinhos e aperitivos :)

Prove o Arancini e o Penne alla Nomra

 

Eu gosto de explicar o Arancini como sendo uma espécie de coxinha redonda recheada com risotos dos mais variados sabores! Nem preciso falar que é sensacional, né? Para provar o melhor Arancini de Taormina, vá ao Da Cristina (Vico Sacramento, 2). Já o Penne alla Norma é uma deliciosa pasta feita com beringela, tomate, manjericão e ricota. Na realidade não precisa necessariamente ser um penne, pode ser qualquer outra massa alla norma!

Visitar Castelmola

Logo acima de Taormina (aproximadamente 10 minutos de carro), fica a cidade de Castelmola, que na realidade é um pequeno vilarejo, com algumas ruínas, bares, restaurantes e uma linda vista para Taormina e para o vulcão :) Curiosamente, tem um bar em Caltemola chamado Turrisi que toda - é sério, TODA - a decoração é feita de pênis. Mas não, não tem nada a ver com pornografia ou algo do gênero. Na realidade, esse “símbolo” significa fertilidade, e o bar acabou virando ponto turístico da cidade, obviamente.

RESTAURANTES E BARES

 

Casa Gioli

 

Ótimo e fofo! Ps: Escolha as mesas de fora, o ambiente é mais agradável ao ar livre abaixo das árvores :)

 

Vico Giordano Bruno, 2

Hammameth Bar

 

Bar mais diferentão com estilo meio marroquino e mesas distribuídas em carpetes pelos degraus da escadaria logo do lado de fora do bar. 

 

Salita Badia Vecchia

Bar do Hotel Metropole Taormina

Bar de jazz com cadeiras, mesas e sofás dispostos em uma varanda com uma vista espetacular! Ótimo para o fim de tarde: imagine você sentado em um sofá virado totalmente para o litoral de Taormina, bebendo um drink (ou cerveja, ou água, ou refrigerante…vai saber), saboreando uns petiscos e vendo o sol se pôr S2

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More