Trancoso

Brasil

Ano Novo 2018

O queee dizer de Trancoso. Bem, first things first. Bater perna pelo Quadrado com a igrejinha ao fundo, entrar em suas lojinhas de artesanato, comer em algum restaurante a luz de velas ouvindo um MPB ao vivo de fundo é realmente sensacional. Ir para tudo quanto é lugar - de praia a festas - de havaianas também é algo que deveria ser institucionalizado em todo o Brasil. As praias são lindas e amo coqueiros. Porém, eu estava na Bahia. Queria forró, axé e leveza. E infelizmente para mim (para outros, felizmente), no ano novo, é gente demais, eletrônico demais… Eu queria deitar na praia (sem mínimos de consumação), ouvir o barulho do mar (ou uma musiquinha acústica/leve de fundo), relaxar…sabe? Pois então, meio difícil nessa época. Para ser justa, achei UM lugar em Trancoso que eu consegui fazer isso: Casa Clube. A boa notícia (para mim pelo menos), é que é só no ano novo que fica essa loucura, depois, PAZ. Agora, vamos as dicas:

 

1. Nem pense em levar salto.

2. Em épocas mais movimentadas, Trancoso fica perigoso. Ou seja, mesmo que seu hotel fique a 5,10 minutos andando do Quadrado, prefira ir de táxi, ou até mesmo mototáxi (barato e divertido :) Principalmente a noite!

3. Tente se hospedar o mais perto do Quadrado possível! Em volta não tem nada de especial.

4. Aproveite para conhecer Caraíva :)

 

O QUE FAZER

Quadrado e Igreja de São João Batista

 

Você sabia que Trancoso é uma das mais antigas vilas jesuítas do mundo?! Pois é. A Igreja de São João Batista, foi construída algumas décadas depois do descobrimento do Brasil, pelos padres jesuítas. Hoje, a praça que a contempla é declarada Patrimônio Histórico Nacional pela UNESCO e abriga diversas lojinhas de artesanato, lojas de grife, bares e restaurantes. Ou seja, ande, explore, coma, beba, escute, divirta-se :) Onde comer? Uxuá e Capim Santo. Ah, logo na entrada tem uma tapioca MUITO boa. Sério. Tem a mais famosa (não sei o nome, mas você vai ver. É a única que forma fila.) MAS, acho interessante provar as do lado também :) Seeem esquecer do mirante atrás da igreja que da para o mar!

Praias

Quanto as praias, há a Praia dos Coqueiros, logo abaixo do quadrado (só descer as escadas), onde fica o Uxuá Beach Bar, Casa Clube, Aragon...; a Praia dos Nativos, do outro lado do rio, a qual eu achei a mais bonita (andando mais para o fim, na altura da Pousada e Beach Club Estrela d'Agua); a Praia do Rio da Barra que infelizmente eu não tive a oportunidade de ir de dia, somente a noite, mas parece ser linda!; e é CLARO, a famosa Praia do Espelho, que irei falar no post de Caraíva S2

E eu não poderia deixar de mencionar o Titanic de Trancoso. É isso mesmo. Estava eu andando pelas areais de Trancoso, até que me deparo com um barco de madeira no meio da praia com os seguintes dizeres: “favor não subir no teto, há morador”. Ai eu fiquei “ Oi?! ”. Bom, de fato, há um morador, e, segundo ele, há sete anos atrás esse barco naufragou nas praias de Trancoso e a prefeitura deu a ele a permissão de morar ali. Ele aluga pranchas, da aula de funcional e capoeira de manhã, entre outros coisas mais. Gente boa :)

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More