Tropea

Itália

Setembro /2015

QUANTOS DIAS

Um ou dois dias é mais que suficiente!

TROPEA

 

Datada a mais de 3.000 anos e localizada na região conhecida como “Costa dos Deuses”, Tropea possui ruelas (sim, amo ruelas), massas, sorvetes, lindas construções e praias de mar cristalino. Resumindo: têm todos os requisitos básicos das cidade litorâneas da Itália, porém, com uma cereja no bolo: a cidade foi construída sobre falésias a mais de 60 metros de altura que beiram o mar azul turquesa, ou seja, literalmente a beira de um precipício (muito parecido com Bonifácio!). EEE ainda tem mais uma cereja em cima da cereja: a Chiesa de Santa Maria dell’isola localizada em um rochedo ao horizonte da cidade :)

COMO CHEGAR 

 

De carro, obviamente, e de trem, partindo de Roma ou Nápoles :)

 

HÉRCULES

 

Não, você não leu errado. Estou falando de Hércules mesmo. Reza a lenda que a cidade de Tropea foi fundada por Hércules quando ele retornava de um dos seus 12 trabalhos. É lógico que trata-se apenas de uma lenda, mas é divertido fingir um pouco que Hércules passou por ali :) MAS, a história verdadeira (ou pelo menos de que se tem registro) diz que Tropea foi fundada pelo romano Público Cornélio Cipião Africano como forma de agradecimento aos deuses pela sua vitória na batalha de Zama (201 aC.) - o que não deixa de ser legal também.

 

O QUE FAZER

 

Visitar a Chiesa de Santa Maria dell’isola

 

Cartão postal de Tropea, essa igreja, construída no século VII, fica em cima de um rochedo em uma quaaaase ilha logo em frente a cidade. Digo “quase” por que por anos e anos esse rochedo era de fato uma ilha, porém, após um terremoto e uma tsunami em 1783, a “ilha” hoje é ligada à costa por uma faixa de terra. Não é de meu feitio visitar igrejas em viagens - e para falar a verdade eu nunca entendi por que as pessoas entram em tudo quanto é igreja que veem pela frente (porém, respeito. Só para deixar claro) - MAS, essa vale a visita pela vista que se tem da cidade do ponto de vista do “mar”.

Apreciar o Pôr do Sol

 

Por ficar acima de falésias sobre o mar, é de esperar que a cidade possua diversas praças com varandas avistando o litoral com o Santuário de Santa Maria dell’isola no horizonte. Escolha uma dessas praças para admirar um belo pôr do sol :)

Ir a praia e alugar um gozo

 

Infelizmente, no pouco tempo que passamos em Tropea, o tempo não ajudou muito e não pudemos desfrutar desse mar lindo/magnífico/estonteante que circunda a cidade. MAS, além de ir a praia, um passeio interessante seria alugar um gozo e explorar as praias próximas a cidade, umas inclusive acessíveis somente de barco. OU, se a preguiça reinar, vale a pena dar um mergulho com snorkel: tem corais e destroços de navios da segunda guerra mundial pelos mares de Tropea :)

 

RESTAURANTES

 

Cebola roxa

 

Impossível não perceber que todos os restaurantes terão uma quantidade significativa de pratos com cebola roxa, conhecida inclusive como o “ouro roxo da calabria”. Então, já que estamos visitando uma cidade e abertos a novas culturas, não deixe de experimentar qualquer coisa - sério, tem em qualquer coisa mesmo - massa, frutos do mar, sorvete, geléia, etc com cebola roxa! E, se você está visitando Tropea no final de Julho, não deixe de participar do Festival das Cebolas Roxas, onde você poderá experimentar diversos pratos com cebola roxa nas ruas de Tropea e assistir algumas apresentações folclóricas.

 

Da Cecé

 

Restaurante muito fofo perdido em uma ruela próximo a praça principal de Tropea. Comida excelente e ótimo vinho da casa :) Comi massa com cebola, claro!

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More