Viagem

Croácia

Bósnia

Eslovênia

 

Julho/2012

CROÁCIA

 

Não são só as praias de águas cristalinas (com pedras ao invés de areia) que encantam neste país: é a alegria, a hospitalidade, organização, limpeza, as ruelas charmosas das pequenas cidades, a história, os bares, a gastronomia (principalmente se você ama frutos do mar!) … Enfim, eu diria que o único defeito é a dificuldade de se encontrar uma cerveja realmente GELADA!

 

BÓSNIA E ESLOVÊNIA

 

A maioria das pessoas quando pensam em viajar para a Europa, nem se lembra que estes dois países fazem parte do mesmo continente que Londres, Paris ou Roma. Eu diria que é uma pena! Escolhemos visitar a Bósnia e a Eslovênia, primeiramente por serem países vizinhos da Croácia; em segundo lugar, que quando fomos pesquisar mais sobre suas cidades e história, ficamos muito curiosos! Assim a Bósnia e a Eslovênia foram incluídas no roteiro e se revelaram grandes surpresas!

 

ÉPOCA

 

Com toda certeza no verão! Fizemos esta viagem em julho de 2012, e apesar de a Europa ficar lotada nos meses de julho e agosto, tivemos a felicidade de encontrar um país com a quantidade certa de pessoas (tenho quase certeza que é pelo fato de a Croácia ter começado a aparecer nos destinos Europeus bem naquela naquela época). Caso você prefira um verão mais calmo, vá em junho (é quente e ainda não é ferias no Brasil e nem na Europa).

 

Lembrete: é extremamente calor na Bósnia em julho (principalmente Mostar), enquanto na Eslovênia, sente-se um pouquinho de frio a noite.

DICAS GERAIS

 

1 Se você gosta de praia, sol, principalmente do mar, e não gosta de passar calor, compre (ou leve de casa) uma bóia assim que chegar na Croácia! As águas são calmas, e assim você pode ficar na água o tempo todo, se refrescando e tomando uma cerveja ou algum drink :) Era o que eu sempre fazia!

 

2 As praias da Croácia são em sua esmagadora maioria de pedras (são pedras mais lisas e largas, não pontudas) no lugar onde deveria estar a areia. Para mim é perfeito, pois assim você pode sentar no chão sem ter areia entrando no biquíni (mulheres vão entender) e sai da praia limpinha limpinha (: MAS, pra quem tem o pé mais sensível é bom comprar uns sapatinhos de borracha que o pessoal usa na praia pra andar tranqüilamente sem machucar o pé. Também da de usar a boa e velha havaianas!

 

3 Os bares da Croácia, Bósnia e Eslovênia não servem petiscos, só bebidas. Não tem nada, nada mesmo, nem amendoim. Então coma em algum lugar antes de decidir que bar ir.

 

4 Coma peixe, muito peixe!

 

5 Se prepare para o calor infernal de Mostar!

 

6 E mais uma vez: vai ser difícil encontrar cerveja gelada.

DOCUMENTAÇÕES

 

Apenas passaporte válido. Brasileiro não precisa de visto se for permancecer nestes países por até 90 dias.

 

MEIO DE LOCOMOÇÃO

 

Escolhemos fazer de carro. Além da liberdade que o carro proporciona, as cidades não ficavam tão longe umas das outras (o máximo que viajamos foi 4 horas. Ok, isso é muito para alguns, mas eu amo ir admirando as paisagens!). As avenidas em sua grande maioria são duplicadas, bem sinalizadas e com asfalto perfeito. Vale lembrar que o limite é 130 km/h!

 

PS: Vai ser preciso pegar alguns carferrys

 

MOEDA

 

Croácia: Kuna Croata. Porém, a Croácia entrou para a União Européia e pode adotar o euro logo mais.

 

Bósnia: Marco Conversível.

 

Eslovênia: Euro.

TRAJETO

Roteiro Croácia Bósnia e Eslovênia

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More