Viagem

Indonésia

Março e Abril/2017

Roteiro Indonésia

Se eu tivesse que definir a Indonésia em palavras, seria: sorrisos, templos (e MUITO incenso), natureza exuberante, pores de sol maravilhosos, surf, comida sensacional, muito barato, animais exóticos, e…lixo. A Indonésia não é aquele lugar que você se apaixona de primeira. Esse amor demora, então tenha paciência! Vai valer a pena :)

Roteiro Indonésia

QUANDO IR

 

Como a Indonésia é quente quase o ano inteiro, sem grandes variações de temperatura, com máximas em torno de 30ºC e mínimas em torno de 22ºC, a grande preocupação gira em torno das monções. Nos meses de chuva, chove-se MUITO, então esse ponto é realmente importante. Quais os meses mais secos? Entre Maio e Setembro :)

 

DOCUMENTAÇÕES

 

Visto

 

Para viagens de até 30 dias, não é necessário visto, apenas passaporte válido por 6 meses.

 

Vacina

 

É necessário a apresentação da Carteira Internacional de Vacinação para comprovação da vacina de Febre Amarela.

 

MOEDA

 

Rúpia Indonésia.

 

1 IDR = 0,00024 BRL

DICAS

 

1. É muito barato, mesmo! É possível se hospedar por 7, 10 dólares a noite em hostels, por exemplo. E se o seu clima é hotel de frente pra praia, os preços serão MUITO mais baixos do que você espera. De verdade. 

2. A comida é MA RA VI LHO SA. Os temperos sensacionais, e os preços mais ainda. Desde cafés mais simples (porém muito fofos!), até restaurantes mais requintados. Nos dois exemplos, se comparados ao mesmo nível no Brasil, você pagará umas três vezes menos.

Roteiro Indonésia

3. Tem UBER! Ahaaaa! Apesar de ser um país muito barato, eles adoram tirar um dinheirinho a mais dos turistas, e acabam explorando na cara dura quando o assunto é transporte. Para se ter uma idéia, de Uluwatu a Kuta, com os táxis, ou qualquer transporte que você fosse tentar arranjar, o preço fechado era de 250.000 one way. O uber deu 78.500 :) 

4. Os policiais são muito corruptos, principalmente na ilha de Bali (mesmo por que nas outras ilhas não vi policiais hahah). Se você não tem cara de indonesiano, e está dirigindo uma moto, pode ter certeza que irão te parar. E, por mais que esteja TUDO certo, vão inventar algo e pegar todo o dinheiro da sua carteira. Sem brincadeira. Como evitar? Bem, há quem leve pouco dinheiro, já preparado para dar para os policiais, há quem diga que não tem dinheiro algum e tente a sorte, há quem acelere quando eles pedem para parar na blitz. Escolha o que melhor lhe cabe :)

 

5. Os postos de gasolina são sensacionais. É uma mera estante de madeira com garrafas de vidro que supostamente contém gasolina. Ah, as vezes é azul :)

6. Se você planeja ir para outras ilhas, é melhor trocar o dinheiro em Bali, sempre valerá mais a pena. E conforme minha experiência, não há problema algum em trocar em casas de câmbio pela rua, mesmo naquelas que parece que se você entrar, vão roubar tudo seu. Não tive qualquer problema com notas falsas. MAS, nunca se sabe.

7. Nunca aceite o primeiro preço. Reduza pela metade, e você vai conseguir algo no meio, ou até a metade mesmo. Quer ver quando você ameaça sair! Abaixam mais o preço ainda. Parece legal, mas é um saco hahaha Pode ter certeza, que no fim você sempre vai sair pagando mais do que deveria. Só por ter essa cara de turista. A não ser em lojas mesmo, aí o preço é aquele da etiqueta e pronto. 

 

8. Todos falam do trânsito de Bali, como é caótico, perigoso e bla bla bla. Sinceramente, não foi essa minha impressão. Bem, para falar a verdade, nas cidades maiores, como Ubud e Kuta, o trânsito é mais movimentado. Porém, apesar de ter mais motos e buzinas do que estamos acostumados, as pessoas têm bastante respeito em relação as outras, e todos dirigem muito bem. Não há batidas, nem acidentes, nem brigas. E apesar de realmente terem mutilas buzinas, elas basicamente são usadas pelos motoqueiros como aviso de que estão passando. E até pode assustar como eles andam perto, tiram finos, e tudo mais...mas eles sabem o que estão fazendo, pode confiar :)

 

9. Corais. Parece besteira, mas é importante. As praias em Bali (e em outras partes da Indonésia), principalmente na região de Uluwatu, têm MUITOS corais. E além de deixar seu pé todo cortado, e dolorido (por que aaaaarde, aquela coisa), pode ser perigoso. Por quê? Além do fato de você correr o risco de bater com a cabeça ou algo assim nos corais, quando cortamos o pé (ou outra parte do corpo) em um coral, pode ser que fique algum pedaço do mesmo dentro da nossa pele, e aí que mora o perigo. Os corais são venenosos, e além de dificultarem a cicatrização do ferimento, o veneno pode causar danos na musculatura e até provocar a morte. O que fazer? Usar botinhas, tomar cuidado ao mergulhar e, caso ocorra algum corte, prestar atenção em qualquer sinal de inflamação.

10. Alugue uma scooter! Tirando Gili Trawangan (onde não existe nenhum meio de transporte motorizado), vale muito a pena alugar uma scooter. O preço variava entre 60 a 80 mil ao dia.

Roteiro Indonésia

ONDE FICAR

 

Primeiro vamos esclarecer uma coisa. Bali é uma ilha, que faz parte da Indonésia, que é um país. É o principal destino do país, e apesar de ser uma ilha, é grande! Para decidir onde ficar, existem dois fatores: quanto tempo você tem na ilha e quais seus principais interesses. 

 

Para mim, existem três lugares principais em Bali. Esses lugares se dividem entre Uluwatu, se você quer praias, surf e beleza natural, Ubud, se você quer mais contato com a natureza - florestas e cachoeiras - e seu eu interior) e Canggu, se você não liga tanto para beleza natural e gosta de cafés, festas e surf.

 

O QUE FAZER

 

Bali é bem grande, e a Indonésia, maior ainda (obviamente). Então, eu diria que coisas para fazer é o que não falta : praias, surf, culinária, yoga, cachoeiras, vulcões, arrozais e snorkeling com mantas é só uma prévia das opções. 

 

ROTEIRO

 

Bem, como tínhamos um mês na Indonésia, decidimos que iríamos conhecer tudo que pudéssemos! Em resumo, o roteiro foi: Uluwatu, Nusa Ceningan, Gili Trawangan, Lombok (Desert Point), passeio de barco de 4 dias até as Komodo Islands e Ubud

 

Como podem ver, foram muitos lugares! E por esse motivo, irei fazer um post separado para cada lugar :)

Roteiro Indonésia

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More