Viñales e Cayo Jutías

Cuba

Abril/2018

Ahhh Viñales! O que dizer desse lugarzinho em Cuba?! É uma cidade pequenininha, no interior de Cuba, rodeada por mogotes e famosa pelas plantações de Tabaco. Muitas pessoas vêm passar só o dia aqui, em um bate e volta de Havana. Ao programar a viagem decidimos que valeria a pena ficar duas noites em Viñales, e depois eu vi que foi uma sábia decisão :) Mas não é só de mogotes e fazendas que vive Viñales! Há um centrinho bem fofo e pequeno, com restaurantes e bares :) 

 

Lembrando que dicas gerais de cuba como locomoção, dinheiro, etc estão no post geral de Cuba.

 

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR EM VIÑALES, CUBA

 

Duas noites em uma casa de família com a melhor vista de Viñales, o melhor Mojito da viagem e a melhor Piña Colada que já tomei. Nem preciso dizer que recomendo, né? Clique aqui para acessar. Obs: é bem melhor ao vivo que nas fotos! 

OS MOGOTES

 

No caminho para Viñales já dá para começar a notar montanhas com formatos engraçados no horizonte, são os mogotes :) Que nada mais são que colinas de forma arredondada que surgem do nada no meio de planícies. É beeem bonito!

 

PLANTAÇÕES DE TABACO

 

Sabe aqueles famosos charutos? Cohiba, Romeo y Julieta, Montecristo, etc? Então, são todos produzidos na região de Pinar del Rio, onde fica a cidade de Viñales, e você pode visitar a plantação, conhecer o produtor, aprender sobre a produção do charuto e ainda fumar um pouquinho. Vou contar apenas algumas curiosidades, se não, perde a graça:

 

1. O charuto, até o momento que sai das fazendas, é feito unicamente de folhas, totalmente orgânico. 

 

2. A planta do tabaco é “dividida” em três níveis: a do topo, que pega mais sol e consequentemente fica mais escura. A do centro, e a de baixo, mais clara. O charuto é montado nessa ordem :)

 

3. De toda a produção, 90% fica sempre com o governo (para feitura dos famosos charutos cubanos), os outros 10% ficam com o agricultor, que pode vende-lo. Porém, é proibido criar uma marca própria.

 

4. Nem preciso dizer que é muito mais barato comprar com o produtor, né?!

Obs: Para fazer o tour na fazenda de tabaco é preciso contratar um guia. Não vou recomendar o meu, por que apesar de ele ser muito querido, cobrou um preço MUITO mais caro que o normal. Então, vou ficar devendo essa :)

1/1

AQUÁTICOS

 

Antes de nós fazermos o tour pelas fazendas de tabaco, nosso guia nos levou para conhecer a pequena vila dos Aquáticos que fica em um dos mogotes, e aproveitar a vista para ver o nascer do sol por entre as montanhas. Lindo, by the way. Mas afinal, quem são os Aquáticos? Eles fazem parte de uma pequena comunidade que vive isolada e acredita que a cura de tudo e todos está na água ou/e nas ervas naturais. E eles vivem lá em cima, plantando, colhendo, comendo…Porém, por ironia do destino, eu estava passando um pouco mal essa manhã, perguntei se havia algum chá para dor de barriga, e não tinha nada. Então não sei se eu levo eles muito a sério. De toda forma, o nascer do sol foi bonito :) 

1/1

TOUR PELAS FAZENDAS, PLANTAÇÕES E GRUTAS 

 

Também é possível contratar um tour para conhecer as outras fazendas, andar à cavalo, entrar nas grutas e tudo mais. Como eu não sou a maior fã de tour guiado, resolvemos sair caminhando por conta própria por entre as fazendas e mogotes de Viñales. Acabou que foi um dia muito divertido! Andamos livremente dentro das fazendas e plantações, entramos e mergulhamos em uma piscina natural dentro de uma gruta 100% escura e acabamos tomando um coco loco em um restaurante que encontramos por acaso no meio de uma das fazendas. No meio das fazendas tem um grande paredão de pedra com pinturas coloridas. Circula uma lenda que foram os índios que pintaram o mural. Porém, segundo o que nosso guia nos disse no dia anterior, é tudo invenção, sendo que o mural foi pintado a alguns anos atrás apenas.

1/1

Cayo Jutías

À uma hora e meia de Viñales (é perto, mas a estrada é horrível), fica essa praia liiinda, azul turquesa com alguns galhos espalhados pela areia. Há serviço de praia e um restaurante (ruim por sinal).

1/1

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More