Zagreb e Lagos Plitvice

Croácia

Julho 2012

zagreb

QUANTOS DIAS E ONDE FICAR

 

Três noites – Hotel Esplanade Zagreb

 

HOTEL ESPLANADE ZAGREB

 

Contrariando meus instintos e costume de ficar sempre na Old Town das cidades, e preferir pousadas a hotéis, resolvemos ficar no famoso Hotel Esplanade Zagreb. Este luxuoso hotel faz parte da história da cidade e já recebeu muitas personalidades mundiais como Wood Allen, Louis Armstrong e a rainha Elizabeth II. Apesar de sua inegável imponência, é possível pagar em torno de 300 reais (aham!) em uma diária para casal. Por ficar fora da Old Town (melhor área da cidade na minha opinião), eu desaconselho a ficar neste hotel: você terá que andar muito sempre, ou pegar táxis toda hora!

 

Site do hotel.

A CIDADE

 

Não tenho muito o que falar de Zagreb, um pouco por não lembrar, e outro pouco por não ter achado a cidade em si muito interessante. Fica aquele sentimento de que falta algo, ou como eu costumo dizer nestes casos: falta alma! Calma, falando desse jeito parece que a cidade é horrível, mas não, claro que não. Na realidade, a cidade alta (Old Town) é bem agradável e charmosa!

 

O QUE FAZER 

 

Assim como toda cidade histórica, há alguns monumentos e lugares para visitar. Eu destaco a Igreja St. Mark's, Praça Jelacic, Catedral de Zagreb, Cemitério de Mirojob, Lago Jarun e é claro a Cidade Alta.

dubrovnik croácia
dubrovnik croácia
dubrovnik croácia
dubrovnik croácia
dubrovnik croácia

CIDADE ALTA

 

A Cidade Alta é a parte histórica da cidade, ou seja, a Old Town. Assim como nas outras cidades antigas da Croácia, em muitas áreas da Cidade Alta não é possível o acesso por carros e faz-se tudo a pé. Bem no começo da Old Town fica a Torre Lotrscak, antigo portão da cidade. Hoje, todo dia ao meio dia há uma explosão de tiro de canhão vinda desta torre. Já vou avisando que eles não são muito pontuais. Mais adiante, procure pela Rua Tkalčićeva: é repleta de bares, restaurantes e galerias de arte, criando um ambiente descontraído e agradável.

 

Strossmeyer

 

Ao lado da Torre Lotrscak, há um calçadão repleto de árvores conhecido como Strossmartre. No verão (de maio a setembro) ocorrem vários eventos como shows, apresentações, oficinas, obras de artistas locais....tudo ao ar livre! Antigamente (mas muuuito antigamente) este calçadão era na realidade uma muralha, que dividia dois povoados: Kaptol e Gradec. Mais tarde estes uniram-se e formaram a cidade de Zagreb, a muralha foi destruida e hoje temos este calçadão lindo e florido :)

Zagreb Croácia
Zagreb Croácia
Zagreb Croácia
Zagreb Croácia

COMO CHEGAR

 

De Saravejo – Bósnia até a capital da Croácia são exatos 402 km! Estrada perfeita e paisagem linda!

 

MAPA

Zagreb Croácia

LAGOS PLITVICE

 

Há 2 horas de Zagreb (ou 130 km) ficam o Lagos de Plitvice, que são maravilhosos, principalmente pela cor da água! Há várias opções de rotas para percorrer os lagos, que vão desde 2-3 até 8 horas de percurso. Ou seja, vai depender das atracões que se deseja ver e principalmente da disposição dos que visitam!

Lagos Plitvice Croácia

Nós não escolhemos nenhuma rota específica, mudando de caminho conforme o fluxo e o que nos chamava a atenção no decorrer da trilha. É possível encontrar restaurantes com banheiros no caminho. Porém, não se engane, quando falo “pelo caminho” na realidade isso pode demorar algumas horas.

 

Apesar da inegável beleza dos lagos, suas cores e cascatas, a partir de um momento comecei a achar tudo muito igual. MAS, se você ama a natureza e trilhas, com certeza vai amar este lugar. 

Lagos Plitvice Croácia
Lagos Plitvice Croácia
Lagos Plitvice Croácia
Lagos Plitvice Croácia

Fim :)

Alguma dúvida ou comentário? Mande um direct!

  • Instagram

INSPIRE-SE

CARIBE
dicas de lugares incríveis no Caribe
ÁSIA
dicas de lugares incríveis na Ásia
AMÉRICAS
dicas de lugares incríveis nas Américas
ÁFRICA
Dicas de lugares incríveis na África
EUROPA
Dicas de lugares incríveis na Europa
ORIENTE MÉDIO
Dicas de lugares incríveis no Oriente Médio
Show More